Help:Editor Visual/Guia do usuário

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:VisualEditor/User guide and the translation is 87% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD


Abrindo o editor visual

Para editar uma página com o editor visual, pressione a aba “Editar” no topo da página.

Pode levar alguns segundos até que a página abra em modo de edição, e demorará mais se a página for muito longa.

Clique na aba “Editar código-fonte” e abrirá o editor clássico de wikitexto.


Você também pode abrir o editor visual clicando no link “editar”, presente em cada seção.

Primeiros passos: a barra de ferramentas do editor visual

Captura de tela da barra de ferramentas do editor visual
A barra de ferramentas do editor visual aparece no topo da tela quando você começa a editar. Ela inclui alguns ícones familiares:

Desfazer e Refazer as alterações que você fez.

Menu suspenso Títulos: permite a alteração da formatação do parágrafo. To change the style of a paragraph, put your cursor in the paragraph and select an item in this menu (you don't have to highlight any text). Section titles are formatted "Cabeçalho", and subsections are "Subtítulo 1", "Subtítulo 2", and so on. A formatação normal para texto é o “Parágrafo”.

Formatação: Ao clicar no “A”, um menu é aberto.

  • O item “Negrito” (B) destaca em negrito o texto selecionado.
  • O item “Itálico” (I) destaca em itálico o texto selecionado.
  • O item “Sobrescrito” (x2) faz com que o texto selecionado seja menor do que o texto não selecionado e fique um pouco acima dele.
  • O item “Subscrito” (x2) faz com que o texto selecionado seja menor do que o texto não selecionado e fique um pouco abaixo dele.
  • O item “Tachado” (S) adiciona uma barra horizontal no meio do texto selecionado.
  • O item “Código de computador” (um conjunto de chaves: {}) altera a fonte do texto selecionado para uma fonte mono-espaçada, que o diferencia do texto (proporcionalmente espaçado) não selecionado.
  • O item “Sublinhado” (U) adiciona uma barra horizontal abaixo do texto selecionado.
  • O item “Idioma” (文A) permite a rotulação do idioma (por exemplo, japonês) e a direção (por exemplo, da direita para a esquerda) do texto selecionado.
  • O último item (), denominado “Remover”, remove toda a formatação de caracteres do texto selecionado, incluindo ligações.

Se nenhum texto estiver selecionado, ao pressionar no “A” para abrir o menu, e selecionar um item, a formatação será aplicada para o texto que for escrito após o cursor.


Ferramenta de ligação: O ícone de corrente representa a ferramenta de ligação. Ao clicar nela (geralmente após selecionar algum texto) abre a caixa de diálogo de ligações.

Menu Citar: O menu “Citar” é usado para adicionar citações em linha (também chamadas de “notas de rodapé” ou “referências”). Todos os projetos têm acesso à formatação básica de referências e à habilidade de reutilizar citações com este menu.

Botão Citar: Se o serviço Citoid e/ou a ferramenta de citação estiver habilitada na sua wiki, você verá o botão Citar ao invés do menu Citar.

(Instruções para adicionar predefinições de citação locais na aba "Manual" em uma wiki específica estão disponíveis em VisualEditor/Ferramenta de citações .)

Instructions for enabling the Automático tab are available at Enabling Citoid on your wiki

O serviço citoid tenta preencher predefinições de citação automaticamente.


Listas e indentação: Os dois primeiros itens permitem a formatação do texto em uma “Lista com marcadores” ou em uma “Lista numerada”. Os últimos dois itens permitem o aumento ou a diminuição do nível de indentação das listas.

Inserir: O menu “Inserir” pode ser mostrado diferentemente dependendo do projeto. Aqui está uma lista de todas as opções que poderão ser mostradas.
  • O ícone “Imagens e mídia” (uma imagem de montanhas) abre a caixa de diálogo de mídia.
  • O ícone “Predefinição” (uma peça de quebra-cabeças) permite a edição de predefinições.
  • O item “Tabela” permite que você insira uma tabela.
  • O item “Comentário” (uma balão de fala) permite a inserção de comentários ocultos aos leitores; estes comentários podem ser vistos apenas no modo de edição, quando estiverem indicados por um ícone de ponto de exclamação. No modo edição, pressione no ícone para editar ou apagar o comentário.
  • O ícone “Hieróglifos” (um símbolo ankh - ☥) permite a inserção de hieróglifos. (Veja abaixo.)
  • O item “Bloco de código” permite a inserção de código.
  • O item “Nota musical” permite a inserção de notas musicais.
  • O ícone “Galeria” (um conjunto de fotos) permite a inserção de uma galeria na página.
  • O ícone “Fórmula matemática” (Σ) abre a caixa de diálogo de inserção de fórmula.
  • O item “Gráfico” permite a inserção de um gráfico.
  • O item “Sua assinatura” permite que você insira uma assinatura que você usa no projeto. Ele estará cinza (não selecionável) quando você estiver editando um espaço nominal, como um artigo, onde assinaturas não devem ser inseridas.
  • O ícone “Lista de referências” (três livros) abre uma caixa de diálogo para especificação de onde as referências serão exibidas ao leitor. Geralmente, isto só precisa ser feito uma vez em cada página.

Inserção de caractere especial: O ícone “Caractere especial” (Ω) está próximo ao menu “Inserir”. Quando pressionado, exibe uma caixa de diálogo mostrando vários caracteres especiais. Ao pressionar em um caractere específico, ele será inserido no texto. Estes caracteres especiais incluem alguns símbolos, acentos, e símbolos matemáticos padrões. (Esta lista pode ser personalizada localmente. Veja VisualEditor/Special characters para instruções.)

O botão Avisos de edição exibe quaisquer avisos sobre a página.

O menu Opções da página fica à esquerda do botão Publicar alterações e do menu Alterar editor. Neste menu, existe um botão para abrir uma caixa de diálogo Opções com as seguintes guias (lado esquerdo):
  • Categorias permite adicionar categorias a esta página e ajustar como a página é classificada, quando exibida dentro de uma categoria, definindo um índice diferente para classificação.
  • Configurações da página permite que você faça da página um redirecionamento e ajusta as opções desse redirecionamento, ajusta as configurações relacionadas à exibição do Índice, desabilita as ligações de edição próximas a cada título e define a página como uma página de desambiguação.
  • 'Configurações avançadas' permite que você ajuste as configurações relacionadas à indexação da página pela ferramenta de pesquisa, exibindo uma guia para adicionar uma nova seção e o título exibido.
  • Idiomas mostra uma lista de páginas em outros idiomas que estão ligadas a essa página.
  • 'Predefinições usadas' mostra uma lista de ligações para cada predefinição utilizada nesta página.

As abas da caixa de diálogo Opções também são exibidas no menu Opções da página e podem ser abertas clicando nela. Além disso, o menu Opções da página contém os itens Visualizar da esquerda para a direita ou Visualizar da direita para a esquerda e o item Buscar e substituir, que abre uma caixa de diálogo onde você pode inserir palavras ou expressões regulares que você está pesquisando sobre e aqueles para substituí-los, juntamente com vários botões para opções.


O botão Alterar editor está próximo do botão Publicar alterações. Ele permite que você alterne para o editor de wikitexto.

Salvando alterações

Ao término da edição, clique no botão azul “Publicar alterações” na barra de ferramentas. Se nenhuma alteração for feita, o botão permanecerá desabilitado (em cinza). Para descartar todas as suas alterações, apenas feche a janela do seu navegador ou pressione na aba “Ler”, acima da barra de edição.

Pressionar o botão azul Publicar alterações… abre uma caixa de diálogo. Você pode inserir um breve sumário das suas ações, marcar sua edição como menor, e adicionar a página a sua lista de páginas vigiadas. A caixa para o sumário é equivalente ao campo Resumo da edição: no editor de código-fonte.

Você também pode revisar suas alterações usando o botão “Revisar suas alterações” para confirmar que elas funcionarão corretamente antes de salvá-las. Isto é semelhante ao botão “Mostrar alterações” no editor de código-fonte.

O botão “Continuar edição” retorna à página editada. Você pode salvar todas as suas alterações mais tarde.

Editando ligações

Ligações podem ser adicionadas através do ícone Link (uma corrente) na barra de ferramentas, ou usando o atalho Ctrl+K (ou ⌘ Command+K no Mac).

Se você selecionar um texto e então pressionar o botão “Link”, este será usado na criação da ligação. Para uma ligação que envolva apenas uma palavra, selecione esta palavra ou apenas posicione o cursor sobre ela.


Ao usar o botão ou o atalho, uma caixa de diálogo abrirá, onde você poderá digitar a ligação.

A ferramenta de ligação tentará ajudar você com ligações internas procurando por prováveis correspondências. Uma vez inserida ou selecionada a ligação, complete o processo de ligação pressionando ↵ Enter ou o botão Concluído. Sua ligação imediatamente aparecerá na página, mas assim como outras alterações na página, não será publicada até que você publique a página inteira.


Para criar uma ligação a uma página web em outro site, o processo é o mesmo: Escolha a aba “Site externo” e insira um URL na caixa.

Ligações externas sem rótulos ficarão assim: [1]. Você pode adicioná-las colocando seu cursor longe de palavras (por exemplo, depois de um espaço). Abra a ferramenta de ligação pressione no botão ou pressionando o atalho de teclado. Digite o URL na caixa e pressione no botão “Concluído” para inserir a ligação.

Para alterar ou remover uma ligação existente, pressione no texto da ligação e em seguida pressione o ícone “Link” que aparece próximo dela. A caixa de diálogo aparecerá para edição. Você também pode abrir a caixa de diálogo com o atalho de teclado Ctrl+K. Quando uma ligação for selecionada, ela aparece destacada em azul.

Na caixa de diálogo de edição da ligação, você pode então alterar o destino da ligação. Você também pode removê-la por completo pressionando o botão “Remover” no canto superior direito da caixa. Você também pode abrir o destino da ligação em outra janela pressionando na cópia dela na caixa de diálogo. (Você poderá usar isto para verificar se uma ligação externa está funcionando.)

Caso queira sair do rótulo da ligação (o texto exibido como ligação) ou continuar a escrever após esta ligação, pressione :

  • Pressione-a uma vez para sair da caixa de diálogo de edição da ligação e posicionar seu cursor no final do elemento ligado (destacado em azul, para editar este elemento);
  • Dê dois cliques para posicionar o cursor após o elemento ligado, preparado para digitar o resto do texto.

Para editar o rótulo de uma ligação existente, pressione nela e escreva um novo rótulo. Caso você deseje substituir o rótulo inteiro, note que:

  • Se o rótulo inteiro estiver selecionado (destacado), a ligação será apagada ao pressionar qualquer tecla.
  • Para editar o texto da ligação diretamente sem excluí-la, coloque o cursor dentro do texto do link, use as teclas espaço e delete (não mais do que o necessário) e uma área de link azul estreita permanecerá lá. Então, será possível inserir um novo rótulo para a ligação mantida.
  • Você também pode ligar categorias, arquivos e mais.

Editando referências

Para mais informações, veja ajuda para predefinições de citação ou ajuda usando a aba Automático

Determinando qual sistema está em vigor

Sua wiki pode usar um dos três sistemas de notas de rodapé. O exibido à direita é o sistema mais simples, onde o menu “Citar” não inclui nenhuma predefinição de citação. Caso sua wiki use este sistema, tudo que você precisará saber sobre notas de rodapé está nesta página.

In the second system, you again start by pressing the Citar button. Then a dialog box opens, which includes several popular citation templates set up for quick access in the "Manual" tab. Caso sua wiki use este sistema, você poderá encontrar mais detalhes em Help:VisualEditor/User guide/Citations-Templates .

No terceiro sistema, comece pressionando novamente no botão Citar. Em seguida, é aberta uma caixa de diálogo que possui um processo de citação automática que usa o serviço sob a guia automática. Se sua wiki usar esse sistema, mais detalhes serão encontrados em Ajuda:Editor Visual/Guia do usuário/Citações-Completo .

Editando uma referência existente

Para editar uma referência existente, pressione onde ela aparece no texto (geralmente como um número entre colchetes). Você verá um ícone Referência (marcador) ou um ícone (e nome) para a predefinição usada para criar esta referência. Em ambos os casos, pressionar no botão Editar abrirá uma caixa de diálogo onde você poderá editar a referência.

Para o ícone "Referência", pressionando em "Editar" abrirá a caixa de diálogo Referência. Para começar a alterar as informações da referência, clique nela.

Muitas wikis usam predefinições para formatar referências. Se uma predefinição for usada na sua referência, ao mover o cursor sobre informações da referência, todas as informações naquele campo estarão destacadas.

Se uma predefinição for usada e você pressionar nas informações da referência, o ícone Predefinição (peça de quebra-cabeças) aparecerá com algumas delas. Clique no botão "Editar" para editar o conteúdo da predefinição na caixa de diálogo do mini-editor da predefinição.


Se o que aparecer ao pressionar em uma referência for um ícone para a predefinição padrão para citações (exemplo à direita), pressionar no botão “Editar” abrirá a caixa de diálogo do editor da predefinição.

Dentro do template de edição, você poderá adicionar ou remover tipos de informação ou alterar o conteúdo atual. Apenas campos (parâmetros da predefinição) que têm conteúdo serão mostrados inicialmente. Para adicionar campos, pressione em “Adicionar” na parte inferior do editor.

Ao terminar, pressione em “Aplicar mudanças”.

Reutilizando uma referência existente

Se a página já possuir uma citação que se aplica ao texto, você poderá reutilizar aquela citação existente.

Para reutilizar uma referência existente, posicione o cursor no corpo do texto onde você deseja adicionar uma nova referência (número) para esta citação. Em seguida, clique no item “Reusar” no menu “Citar”.

(Nota: Caso sua wiki use o segundo ou o terceiro sistema de notas de rodapé descritos acima, você verá a guia “Reusar” numa caixa de diálogo, ao invés do item "Reusar" no menu “Citar”.)


Na caixa de diálogo Referência, ache na lista a referência que você quer reutilizar e selecione-a. Se houver muitas referências, use a caixa de pesquisa (rotulada “Buscar dentro das citações atuais”) para listar apenas referências que incluam certo texto.

Adicionando uma nova referência

Para adicionar uma citação usando o menu “Citar”, posicione seu cursor onde deseja adicioná-la no texto. Then click "Básica".

Usando a citação “Básica”

O exibido aqui é o que você verá caso selecionar o item de referência básica. No editor Referência, você pode adicionar e formatar sua citação.

Você pode fazer com que a sua referência pertença a um certo grupo, apesar de geralmente não ser especificado nenhum. (Esta opção é usada para exibir grupos de referências com a ferramenta “Lista de referências”.)


Na caixa de diálogo Referência, caso queira incluir uma predefinição de citação (ou qualquer outra) na sua nova referência, pressione no ícone Predefinição (peça de quebra-cabeças) no menu “Inserir” da barra de ferramentas do editor Referência.

Em seguida, ache a predefinição que quer usar, adicione-a e edite-a como faria com qualquer outra. (Veja a seção Editando predefinições abaixo se necessitar de mais informações sobre elas.)

Após o término da edição da nova predefinição, pressione em “Aplicar mudanças” para retornar ao editor Referência, e novamente pressione em “Aplicar mudanças” para retornar à página que você está editando.


Se ainda não há uma lista de referências na página (por exemplo, se você está inserindo a primeira referência para a página), você precisa especificar onde ela e seu texto serão exibidos ao leitor.

Posicione o cursor onde você deseja exibir a lista de referências (geralmente no final da página), abra o menu “Inserir” e pressione no ícone “Lista de referências” (três livros).


Caso esteja usando vários grupos de referências, o que é geralmente raro, você poderá especificar o grupo nesta caixa de diálogo. Apenas as referências pertencentes àquele grupo serão exibidas no local onde está localizado o grupo.

O último passo na caixa de diálogo da Lista de referências é clicar em “Inserir”.

Usando predefinições de citação padrões

Sua wiki local pode ter adicionado predefinições de citação extras ao menu “Citar”. Caso isto tenha ocorrido, você terá acesso rápido às predefinições de citação mais usadas na sua wiki. (Instruções para adicionar predefinições de citação extras à sua wiki local estão disponíveis em VisualEditor/Ferramenta de citações .)

Ao clicar em um ícone de predefinição como “Citar livro” lhe levará ao editor daquela predefinição. Campos de informação importantes poderão estar marcados com um asterisco. Embora sejam mostrados os campos mais comuns, nem todos serão necessários.

Para adicionar mais parâmetros, vá para o fim do editor de predefinições e clique na opção “Adicionar”.

Ao terminar, pressione em “Inserir”.

Editando imagens e outros arquivos de mídia

Editando imagens

Para adicionar uma nova imagem (ou outro tipo de arquivo de mídia) na página, pressione no ícone “Imagens e mídia” (uma imagem de montanhas) no menu “Inserir”. A imagem será inserida onde quer que o cursor esteja.

Pressionar no ícone “Imagens e mídia” abrirá uma caixa de diálogo que pesquisa automaticamente no Wikimedia Commons e na sua wiki local arquivos de mídia relacionados à página que você está editando.

Você pode alterar a pesquisa alterando o texto na caixa de pesquisa da caixa de diálogo.

Para escolher um arquivo, pressione em sua miniatura.

Isto colocará a imagem na página que você está editando.


Após a inserção da imagem selecionada na página, outra caixa de diálogo se abrirá. Esta caixa permitirá que você adicione e edite a legenda da imagem, que poderá conter formatação e ligações.

A caixa de diálogo de mídia também permitirá que você adicione legendas alternativas, para ajudar usuários com leitores de tela ou com a exibição de imagens desabilitada.

Você também pode definir vários parâmetros para a imagem na janela "Configurações avançadas", que incluem o alinhamento, o tipo e o tamanho da imagem.

Ao terminar, pressione em "Aplicar mudanças" para fechar a caixa de diálogo e retornar a editar a página.

Para uma imagem existente, você pode adicionar ou editar uma legenda ou outras configurações pressionando na imagem e em seguida no ícone "Imagens e mídia" que aparece abaixo da imagem.

Você pode redimensionar uma imagem existente pressionando nela e em seguida movendo o ícone de redimensionamento (a seta de duas pontas no(s) canto(s) inferior(es)).

Você também pode arrastar e soltar uma imagem para qualquer outro local da página.

Enviando imagens

Você pode enviar imagens a partir de uma aba na caixa de diálogo de mídia.

Clique na aba “Enviar” e selecione uma imagem de seu computador. You can type the file name, or drag an image into the box. Se você arrastou e soltou uma imagem diretamente no editor ou colou uma na sua área de transferência, essa guia será aberta automaticamente.

Você deve descrever a imagem e adicionar categorias à ela para que outras pessoas possam encontrá-la.

A imagem será inserida na página ao terminar.

Editando galerias de mídia

Para adicionar uma nova galeria, pressione no ícone “Galeria” (um conjunto de fotos) no menu “Inserir”. (Caso não ver este ícone neste menu, então sua wiki local decidiu adiar a implementação desta funcionalidade no editor visual.)

Para editar uma galeria no Editor Visual, pressione nela. Em seguida, próximo ao fim da mesma, pressione no ícone galeria (um conjunto de fotos) para abrir o editor dela, com a lista completa de imagens incluídas na galeria.
Atualmente, o editor da galeria é uma caixa simples que permite a edição de galerias existentes usando a marcação de wikitexto. Para adicionar uma nova imagem a uma galeria existente, digite o nome do arquivo, seguido por uma barra vertical (|) e pela legenda da imagem. Você deve colocar cada imagem na galeria em sua própria linha. Você também pode editar esta lista para remover ou reorganizar imagens, ou para alterar legendas.

Ao pressionar no botão “Concluído”, você sairá do editor da galeria. Em seguida, você verá suas alterações, uma vez que a galeria será mostrada para leitores.

Lembre-se que sair do editor da galeria não salva suas alterações. Assim como em outras alterações feitas usando o editor visual, você deve salvar a página inteira para salvar seu trabalho.

Editando predefinições

O poderoso sistema de predefinição MediaWiki permite inserir conteúdo dinâmico, texto de outras páginas e muito mais. Para uma explicação detalhada e exemplos, consulte a página de ajuda de predefinições.

No Editor Visual, você pode pesquisar uma predefinição relevante, adicionar uma invocação ou transclusão na página que você está editando e, se necessário, adicionar conteúdo personalizado usando parâmetros.

Inserir nova predefinição

Para adicionar uma predefinição a uma página, coloque o cursor na posição da página onde deseja que a predefinição seja inserida. Em seguida, abra o menu Inserir e selecione " Predefinição". Alternativamente, digite duas chaves {{ para abrir a mesma caixa de diálogo.
Find the template you want to insert by typing either its name or a relevant keyword. Results containing the search term in either the name or description will display in a dropdown. This should help you find a relevant template, even if you don’t know its exact name.

If you’re having trouble finding the kind of template you want by using keywords, you can look on other wiki pages with similar content and view or edit the page source to see which templates are in use. When you find the desired template’s name, you can type it into this field to insert it here.

Screenshot of the template search field in the Visual Editor

Você também pode editar uma predefinição que já está em uma página. Quando você seleciona a predefinição que deseja editar, ela fica azul e uma caixa aparece exibindo " Predefinição". Em seguida, selecione o link "Editar" ou clique duas vezes na própria predefinição para a abrir.
Screenshot of the VisualEditor interface with a template selected

Algumas predefinições não são visíveis para quem lê uma página. No editor visual, essas a predefinições ocultas ainda são exibidas para que você possa clicar e as editar ou excluir. O nome da predefinição será mostrado próximo ao ícone do quebra-cabeça e ambos ficarão esmaecidos.
Screenshot of hidden templates in the Visual Editor interface

Parâmetros da predefinição

Você verá essa caixa de diálogo ao adicionar uma nova predefinição ou editar uma já existente. O que você vê na caixa depende se a predefinição em questão contém TemplateData , metadados úteis adicionados por outros editores para facilitar a edição de modelos no Editor Visual.

Quando uma predefinição contém TemplateData, o Editor Visual pode usar isso para apresentar campos anotados para você preencher.


Para predefinições que possuem alguns TemplateData fornecidos pela comunidade, o Editor Visual exibe uma lista dos parâmetros nomeados e, frequentemente, descrições e instruções que explicam o significado e o formato necessário para os valores de cada parâmetro.

Screenshot of template parameters in the Visual Editor interface
Template parameters in the Visual Editor interface

You can disable any optional parameter (which have blue checkboxes on the left side). If a parameter’s checkbox is grayed out and not clickable, the template requires that parameter, so it can’t be disabled.

When you insert a new template, you may find that some optional parameters are pre-selected. That means the author(s) of the template recommends the use of those parameters. It’s best to review all parameters that will be used in a template to ensure you understand their use.

Clicking an unchecked parameter adds it to the template. Clicking a parameter that’s already been added takes you to the parameter’s input field.

Some template parameters will show as “deprecated”. Don’t use deprecated parameters when inserting a template; they’re only visible to you because those parameters are in use on older pages where this template was included.

Screenshot of template parameters in the Visual Editor interface
Interface for adding more parameters to a template in the VisualEditor

Adicionando parâmetros não documentados

Se você estiver inserindo ou editando uma predefinição cujo autor não definiu seus parâmetros em TemplateData, temos o que chamamos de “parâmetros sem nome” ou “não documentados”. Nestes casos, você deve consultar a página da própria predefinição. Lá você pode aprender como empregar e trabalhar corretamente com todos os parâmetros da predefinição. Isso inclui aprender os nomes exatos dos parâmetros escritos pelo autor da predefinição.

Se você descobrir na documentação que a predefinição espera parâmetros sem ter nomes, preencha os números como espaços reservados para os nomes dos parâmetros usando a entrada de parâmetro não documentada e, em seguida, adicione ao lado dos valores que deseja fornecer como faria normalmente.

Exemplo:

  • primeiro parâmetro sem nome: “1”
  • primeiro valor do parâmetro sem nome: “pt_BR”
  • segundo parâmetro sem nome: “2”
  • valor do segundo parâmetro sem nome: “sim”

Se você acidentalmente incluir parâmetros inexistentes, com erros ortográficos ou incorretos, os valores inseridos para esses parâmetros não serão exibidos na página que você está editando.

Screenshot of a template missing TemplateData
Template without TemplateData in the Visual Editor

Parâmetros gerados automaticamente

Neste exemplo, a predefinição em questão não tem TemplateData, mas foi possível gerar os parâmetros automaticamente. Isso significa que os parâmetros não documentados já foram adicionados para você, mas os nomes podem não ser facilmente compreensíveis e a caixa de diálogo não pode exibir nenhuma direção ou descrição. Como resultado, a caixa de diálogo fornece um link para a documentação da predefinição, que deve o ajudar a deduzir e preencher os vários parâmetros da predefinição.

Editando o conteúdo de predefinição de várias partes

Durante a edição, você pode abrir o conteúdo da predefinição que consiste em várias predefinições ou uma única predefinição vinculada a algum wikitexto. Isso é diferente das predefinições aninhadas descritas a seguir. Nesse caso, as predefinições são melhor visualizadas como empilhadas ou conectadas.

Este conteúdo geralmente contém “predefinições não balanceadas”, predefinições que são incompletas por si próprias e precisam ser combinadas com algum wikitexto ou outra predefinição para funcionar.

These related pieces of template content must be created in wikitext, but can be edited in the VisualEditor. In these cases you will see a notice at the top of the dialog to signal the situation and a specialized toolbar will be visible at the bottom of the sidebar. There you can use the icon buttons to add additional templates, additional wikitext, delete elements or change their order.

Screenshot of the interface to edit multi-part template content in the VisualEditor
Editing multi-part template content in the VisualEditor

Predefinições aninhadas

As predefinições podem incluir outras predefinições como o valor dos parâmetros. Você reconhecerá isso quando ver um parâmetro cujo valor contém as chaves duplas ( {{ }} ) denotando uma predefinição.

O Editor Visual não pode apresentar esta predefinição dentro de uma predefinição (uma predefinição aninhada) usando a interface fácil de usar do editor, então se você quiser aninhar uma predefinição, você precisa entender como adicionar a predeffinição manualmente em wikitexto no campo de parâmetro apropriado.

Screenshot of the VisualEditor template interface showing an embedded template
Embedded template in the VisualEditor

Completando sua edição

Quando terminar de editar uma predefinição, você pode clicar em "Aplicar mudanças". Em seguida, você pode visualizar sua edição e se certificar de que ela tenha a aparência que você deseja e espera.

Você também pode ver uma mensagem de erro, que (como os outros TemplateData mencionados acima) é um conteúdo fornecido pela comunidade e pode variar em utilidade. Pode ser necessário consultar a própria documentação da predefinição para descobrir alguns erros. Se você ainda estiver tendo problemas, considere postar sobre seu problema na página de discussão da predefinição.


Removing a template

To remove a template in the VisualEditor, click the template box. Press the "Delete" or "Backspace" key on your keyboard. The template will disappear from the page.
Screenshot of the button to remove a template
Removing a template in the VisualEditor

Editando no celular

Ao editar uma predefinição em uma página usando o Editor Visual em um dispositivo móvel, você verá que a barra lateral começa oculta. Você pode a tornar visível pressionando o botão “Mostrar/ocultar opções”.
Screenshot of editing a template on a mobile device
Editing a template on mobile in the VisualEditor

Substituindo predefinições

Quando você insere um modelo em uma página wiki, seu conteúdo e aparência são reavaliados sempre que a página é carregada, com base no código da predefinição e nos valores de seus parâmetros. Isso significa que se alguém atualizar o código de uma predefinição, todas as páginas que usam ess predefinição também serão atualizadas ao publicar.

No entanto, há outra maneira muito menos comum de usar modelos, que é substituir uma predefinições. Isso inclui permanentemente o conteúdo da predefinição exatamente como ela aparece no momento em que você a insere. Ela não será atualizada se o código da predefinição for alterado posteriormente.

A maioria dos usuários nunca precisará recorrer à substituição. A substituição normalmente só é útil quando você precisa capturar a aparência exata de uma versão de uma predefinição, como quando o conteúdo está em desenvolvimento e precisa de avaliação.

Para substituir uma predefinição no Editor Visual, insira uma predefinição usando a sintaxe de nome subst:<template name>. Em seguida, pressione o botão azul “Adicionar".

Quando terminar, clique em “Inserir”, que irá inserir o conteúdo da predefinição como você a vê.

Screenshot of editor using SUBST to add a template
Adding a template using SUBST in the VisualEditor

Editando listas

Você pode usar o editor visual para criar listas ou para mudar o formato de uma lista existente. Há dois tipos de lista: não-ordenadas (pontuadas) e ordenadas (enumeradas).

Para começar uma nova lista, apenas pressione em um dos dois itens do menu mostrados aqui. Ou, se você já digitou a lista (em linhas separadas), selecione (marque) a lista que você digitou e então pressione em um dos itens do menu.


Aqui são mostrados exemplos dos dois tipos de listas: não-ordenadas (pontuadas) e ordenadas (enumeradas).

Se você quiser mudar o nível de indentação de parte de uma lista existente, selecione a parte da lista que você deseja modificar.

Então use o menu ou pressione a tecla Tab. (A tecla Tab aumenta a indentação; use a tecla shift junto à tecla Tab para diminuir a indentação).

Aqui está o resultado do aumento de indentação:

Você pode até misturar listas ordenadas (enumeradas) e não-ordenadas (pontuadas), se os itens da lista tiverem indentações diferentes.

Editando tabelas

Você pode usar o Editor Visual para inserir e alterar tabelas.

Pode, inclusive, importar uma tabela movendo um arquivo de valores separados por vírgula (.csv) de seu computador à janela de edição principal.


Ao pressionar em “Tabela”, no menu “Inserir”, o Editor Visual insere uma tabela quatro-por-quatro em branco.

Agora o menu "Tabela" está disponível. Deste menu, você pode adicionar uma legenda ao topo da tabela.


Para selecionar uma célula, pressione nela uma vez.

Para editar o conteúdo da célula (por exemplo, para adicionar conteúdo ou corrigir um erro de ortografia), pressione duas vezes na célula. Ou você pode selecionar a célular e pressionar Return.

Para terminar a sua edição de uma célula, apenas pressione em outro lugar.


Você pode adicionar, mover e remover uma coluna ou linha.

Você pode juntar células: selecione-as, e então do menu Tabela, pressione em "Juntar células".

Se você juntar células, apenas um texto em uma célula é mantido; qualquer texto em outras células é excluído quando você junta as células. Se você decidir que você deseja algum ou todo o texto que foi excluído, use o botão Desfazer, mova ou copie o texto que você quer, e então junte as células novamente.

Você pode também separar células que foram juntadas anteriormente. Todo o conteúdo que estava na célula unida permanecerá na primeira célula quando você fizer a separação. Você pode então cortar e copiar texto de outras células, se você quiser.

Editando categorias

Para editar categorias, no menu “Opções da página”, pressione no item “Categorias”.

Pressionar em "Categorias" abrirá uma caixa de diálogo que lista categorias existentes e permite que você adicione novas ou remova as existentes.

Você também tem a opção de configurar ou alterar a chave de ordenamento geral (padrão), que determina onde a página aparece quando listada com outras páginas na mesma categoria.

Por exemplo, a chave de ordenamento padrão para o artigo “George Washington” é “Washington, George”. Na categoria “Presidentes dos Estados Unidos”, o artigo é listado abaixo da letra “W”, não “G”.


Para adicionar uma categoria para uma página, digite o nome da categoria no campo "Adicionar uma categoria". Enquanto digita, o Editor Visual pesquisará por possíveis categorias existentes. Você pode tanto selecionar uma categoria existente quanto adicionar uma que ainda não tem página própria. (Até que essa categoria for criada, a nova será mostrada como uma ligação em vermelho após salvar as suas alterações.)

Para remover uma categoria existente, pressione nela e no ícone "Remover" (lata de lixo) na caixa de diálogo que aparecerá.

Pressionar em uma categoria também lhe permite especificar uma chave de ordenamento para aquela categoria específica. Tal chave substitui a padrão.


Pressionar em "Aplicar mudanças" ao terminar de editar categorias para retornar ao editor.

Editando configurações da página

Para editar as configurações de uma página, pressione para abrir o menu "Opções da página", na barra de ferramentas, e selecione o botão "Configurações da página".

O botão "Configurações da página" abre uma caixa de diálogo que mostra várias opções.

Você pode fazer com que uma página se torne uma página de redirecionamento marcando a caixa de seleção "Redirecionar essa página para", e em seguida digitando o nome da página onde você deseja redirecionar o usuário para.

Na parte inferior está a opção para evitar a atualização do redirecionamento. Isto não é muito utilizado.


Você pode alterar se a página exibirá ou não um Índice selecionando um desses três botões. A opção padrão é "Se necessário", que mostra um Índice se houver três ou mais seções.

Você pode desativar as ligações de edição ao lado de cada título de seção ao marcar esta caixa de seleção.

Pressionar em "Aplicar mudanças" ao término da edição das Opções da página para retornar ao editor.

Editando mapas

Você pode adicionar e mudar mapas. Veja Help:VisualEditor/Maps .

Editando fórmulas matemáticas

Para adicionar uma nova fórmula matemática à página, posicione o cursor onde deseja que ela seja inserida e pressione no ícone "Fórmula matemática" ("Σ") no menu "Inserir" na barra de ferramentas.

Uma janela se abrirá, onde você poderá digitar a fórmula, usando a sintaxe LaTeX. O Editor Visual atualizará a fórmula enquanto você a escreve para que você possa ver como ela se parecerá na medida que você faz alterações. Uma vez satisfeito com a fórmula, pressione no botão "Inserir".

Para editar uma fórmula matemática existente na página, pressione nela e em seguida pressione no ícone "Σ" que aparecerá. Isto abrirá a janela de fórmula, onde é possível fazer alterações.

Fórmulas matemáticas podem ser posicionadas alinhadas ou centralizadas como um bloco.

Editando partituras musicais

Para adicionar uma nova notação musical a uma página, posicione o seu cursor onde você quer que a notação musical seja inserida. Então, do menu "Inserir" na barra de ferramentas, pressione na opção "Notação musical".

Para editar uma notação musical existente na página, pressione duas vezes nela.


Isso irá abrir o diálogo de "Notação musical". Aqui a notação pode ser editada por escala, ou no formato ABC ou no formato Lilypond. Você também pode ligar a notação a um áudio ou arquivo MIDI. Uma vez que você terminou, pressione no botão "Pronto" para fechar o diálogo e salvar as suas mudanças.

Editar poemas e outros itens especiais

Alguns itens, tais como listas de associação e poemas, ainda não são totalmente compatíveis com o editor visual.

Na maioria dos casos, os itens existentes podem ser editados, mas novos não podem ser inseridos no Editor Visual.

Até que sejam totalmente compatíveis, você pode copiar um já existente de outra página, ou editar diretamente do editor de código-fonte.


Mudando entre os editores visual e de wikitexto

Para mudar do editor visual para o editor de wikitexto, pressione o botão [[ ]] na extremidade direita da barra de ferramentas.


Você verá uma diferença. (Se você clicou em "Descartar edições", você verá apenas o wikitexto, pronto para edição com o seu editor de wikitexto.)

Avance para baixo e você verá a área de edição de wikitexto.


Você também pode mudar do editor de wikitexto para o editor visual. Para fazer isso, pressione no ícone de lápis na extrema direita da barra de ferramentas.

Atalhos de teclado

Muitos editores estão acostumados a inserir wikitexto diretamente, especialmente negrito, itálico e ligações internas. Atalhos de teclado permitem rapidamente inserir formatações similares sem ter de usar itens da barra de ferramentas. Aqui estão os atalhos mais comuns no Editor Visual:

Atalho para PC Ação Atalho para Mac

Ctrl+B Negrito ⌘ Cmd+B

Ctrl+I Itálico ⌘ Cmd+I

Ctrl+K Inserir ligação ⌘ Cmd+K

Ctrl+X Recortar ⌘ Cmd+X

Ctrl+C Copiar ⌘ Cmd+C

Ctrl+V Colar ⌘ Cmd+V

Ctrl+Z Desfazer ⌘ Cmd+Z

Also see the full list of all keyboard shortcuts .