Tradutor de conteúdo

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Content translation and the translation is 100% complete.
Ferramenta de tradução de conteúdo mostrando informações sobre um link na fonte e no artigo traduzido.
Introdução à tradução de «Conteúdo»

A ferramenta Tradução de Conteúdo permite que os editores criem traduções mesmo ao lado do artigo original e automatiza os passos mais chatos: copiar texto entre separadores do navegador, procurar por hiperligações e categorias correspondentes, etc. Ao proporcionar uma experiência de utilização mais fluida, os tradutores podem dedicar-se à criação de conteúdos de alta qualidade e que possam ser lidos de uma forma natural na sua língua.

A ferramenta, ainda em desenvolvimento, está disponível para ser testada e já foi usada para criar um milhão de artigos, resultando em melhorias relatadas na produtividade dos tradutores.[1][2] O Tradutor de Conteúdo integra ferramentas, tais como dicionários ou serviços de tradução automática. Elas não estão disponíveis em todos os idiomas, mas a ferramenta pode ser expandida para incluir mais.

A Tradução de Conteúdo complementa a extensão existente de Translate : enquanto o texto de menus da Wikipedia e outros elementos da interface do usuário são traduzidos e mantidos em sincronia pela comunidade usando a ferramenta de Tradução, o conteúdo da Wikipedia pode ser traduzido usando a Tradução de Conteúdo.

Veja também:

  • User documentation
  • Technical documentation
  • Tradução de Seção e suporte para dispositivo móvel'. * O projeto Tradução de Seção irá aumentar as capacidades da Tradução de Conteúdo. Os tradutores irão poder expandir os artigos existentes, traduzindo uma nova seção no dispositivo móvel e no computador. A Tradução de Seção está em desenvolvimento e você pode participar e acompanhar o progresso das atualizações recentes.

Uso da ferramenta

Você pode acessar a ferramenta a partir de Especial:ContentTranslation na Wikipédia, em qualquer idioma. Acessando-a pela primeira vez, irá habilitar a ferramenta para essa wiki.

A tradução de conteúdo está disponível na Wikipédia em todos os idiomas para usuários com sessão iniciada. Em alguns idiomas, ela deve ser habilitada como uma funcionalidade beta, e em outros é uma preferência do usuário habilitada por padrão. Quando ela estiver habilitada, você verá pontos de entrada adicionais para facilmente iniciar uma tradução a partir de sua página de "contribuições" ou da lista de idiomas de artigos da Wikipédia quando eles estiverem faltando em seu idioma.

Se você teve algum problema ou deseja apenas compartilhar a sua experiência com a ferramenta, deixe a sua opinião na página de discussão, por favor.

Vídeo que mostra como utilizar o Tradutor de Conteúdo.

Propostas da ferramenta

O Tradutor de Conteúdo possibilita criar uma versão inicial de uma página na Wikipédia baseada numa versão já existente em outro idioma. A finalidade da ferramenta é transferir e adaptar o conteúdo de um artigo já existente para uma linguagem diferente. Isso permite aos editores reutilizar todo ou quase todo o conteúdo original para a sua versão inicial, para depois continuar editando usando suas ferramentas de edição habituais.

Nós esperamos que o Tradutor de Conteúdo ajude a expandir o conhecimento humano para mais idiomas. A ferramenta é voltada à usuários que falem duas ou mais línguas.

Para os editores, essa ferramenta simplificará o processo de tradução. Atualmente, cerca de 15% dos usuários também editam numa segunda língua. Esses usuários multilíngue são considerados mais prolíficos que seus colegas monolingues, realizando cerca de 2.3 vezes mais edições em média.[3] Além disso, a ferramenta destina-se a atrair novos editores que podem se beneficiar de uma maneira de contribuir mais fácil do que criar uma nova página do zero.

A ferramenta foi delineada de acordo com os seguintes princípios:

  • Poupar tempo. Ajudar os tradutores a criarem conteúdo rapidamente, sem aquele "copiar e colar" desnecessário de ferramentas externas.
  • Dar assistência. Prevenir erros e deixar o usuário confiante nas suas traduções.
  • Encorajar traduções de qualidade. A ferramenta deve comunicar apropriadamente a finalidade das traduções no contexto Wikimedia e ajudar o usuário a evitar traduções de má qualidade.
  • Não forçar o usuário. Uma vez que diferentes tradutores seguem diferentes padrões de edições, as ajudas previstas não devem se intrometer no processo de edição.
  • Foco no conteúdo A tradução é mais focada no conteúdo do que no estilo de texto. Elementos técnicos como "textos wiki" devem ser ser tratados de uma forma que não tornem a tradução mais difícil.

Mais detalhes sobre as análises consideradas estão disponíveis.

Como participar

Páginas relacionadas

Referências