Tradução de Conteúdo

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Content translation and the translation is 100% complete.
A ferramenta «Tradução de Conteúdo» que mostra a informação sobre uma hiperligação no artigo de origem e no artigo traduzido.
Introdução à tradução de conteúdo (Contente translation)

A ferramenta Tradução de Conteúdo permite que os editores criem traduções mesmo ao lado do artigo original e automatiza os passos aborrecidos: copiar texto entre separadores do navegador, procurar por hiperligações e categorias correspondentes, etc. Ao proporcionar uma experiência de utilização mais fluida, os tradutores podem dedicar-se à criação de conteúdos de alta qualidade que se possam ler de uma forma natural na sua língua.

A ferramenta, embora ainda esteja em desenvolvimento activo, está disponível para experimentar e já foi utilizada para criar mais de um milhão de artigos, resultando em melhoramentos da produtividade dos tradutores.[1][2] A 'Tradução de Conteúdo' integra ferramentas, tais como dicionários ou serviços de tradução automática. Estes não estão disponíveis em todos os idiomas, mas a ferramenta pode ser melhorada para incluir mais.

A 'Tradução de Conteúdo' complementa a extensão Translate existente: enquanto o texto dos menus da Wikipédia e outros elementos da interface do utilizador são traduzidos e mantidos em dia pela comunidade utilizando Translate, o conteúdo da Wikipédia pode ser traduzido utilizando a 'Tradução de Conteúdo'.

Consulte também:

  • User documentation
  • Technical documentation
  • Tradução de secções e suporte para dispositivos móveis. A iniciativa de Tradução de Secções expande as capacidades da Traducção de Conteúdo. Os tradutores irão poder expandir os artigos existentes, traduzindo uma nova secção no dispositivo móvel e no computador. A tradução de secção está em desenvolvimento activo e pode participar e monitorizar o progresso de actualizações.

Experimente a ferramenta

Pode aceder à ferramenta em Especial:Tradução de Conteúdo na Wikipédia, em qualquer idioma. O primeiro acesso também ativará a ferramenta para essa wiki.

A tradução de conteúdo está disponível na Wikipédia em todos os idiomas para os utilizadores com sessão iniciada. Em alguns idiomas, deve ser ativado como uma funcionalidade beta, e em outros é uma preferência do utilizador normal ativada por predefinição. Quando ativado, irá ver pontos de entrada adicionais para iniciar facilmente uma tradução da sua página de "contribuições" ou da lista de idiomas dos artigos da Wikipédia quando eles estiverem em falta no seu idioma.

Se teve algum problema ou deseja apenas partilhar a sua experiência com a ferramenta, deixe a sua opinião na página de discussão, por favor.

Vídeo que mostra como utilizar a 'Tradução de Conteúdo'

Propósito da ferramenta

Tradução de Conteúdo permite-vos criar a versão inicial de uma página da Wikipédia a partir da versão já existente em outro idioma. A ferramenta se centra a transferir o conteúdo de um artigo para um de novo em outro idioma e ao adaptar. Permite aos tradutores reutilitzar tanto conteúdo como queiram para preparar uma versão inicial que depois podem seguir modificando com as ferramentas habituais.

Esperamos que a Tradução de Conteúdo ajude a expandir o conhecimento humano para mais idiomas. A ferramenta é destinada aos utilizadores que falem duas ou mais línguas.

Para os editores, esta ferramenta simplificará o processo de traducção. Atualmente, cerca de 15% dos usuários também editam numa segunda língua. Esses usuários multilíngues são considerados mais prolíficos que seus colegas monolingues, realizando cerca de 2.3 vezes mais edições em média.[3] Além disso, a ferramenta destina-se a atrair novos editores que podem beneficiar de uma forma de contribuir mais fácil do que criar uma nova página do zero.

A ferramenta foi desenhada de acordo com os seguintes princípios:

  • Poupar tempo - Ajudar os tradutores a criarem conteúdo rapidamente, sem terem de copiar e colar para ferramentas externas desnecessariamente.
  • Dar assistência - Evitar erros e tornar o utilizador confiante nas suas traduções.
  • Encorajar a qualidade das traduções - A ferramenta deverá comunicar corretamente o propósito das traduções no contexto da Wikimedia e ajudar o utilizador a evitar traduções de má qualidade.
  • Não forçar o utilizador - Porque os tradutores seguem padrões de edição diferentes, as ajudas fornecidas não deveriam intrometer-se no processo de edição.
  • Foco no conteúdo - A tradução está mais focada no conteúdo do que na formatação do texto. Os elementos técnicos, como o texto wiki, devem ser tratados de modo a não tornar a tradução mais difícil.

Estão disponíveis mais detalhes sobre as analíticas consideradas.

Como participar

Todas as páginas relacionadas

Referências