Como relatar um erro (bug)

atalho: BUGREPORT
From mediawiki.org
This page is a translated version of the page How to report a bug and the translation is 97% complete.


Phabricator is for software bug reports, feature requests, and planning work.
  • To ask technical questions about Wikimedia projects, see m:Tech
  • To ask technical questions about MediaWiki in non-WMF installations, see Project:Support desk

Estas diretrizes explicam como escrever um relatório de falhas ou um pedido para novas funcionalidades (uma tarefa) no centro de gestão de tarefas Wikimedia (consulte Phabricator para saber mais). As tarefas com textos bem redigidos irão criar muito mais interesse por parte dos voluntários em colaborar na sua resolução. As tarefas têm de ser redigidas em inglês. Se não sabe escrever em inglês, tente utilizar uma ferramenta de tradução automática como o Tradutor da Google.

Recomendações rápidas

  • Seja preciso
  • Seja claro: explique 1) como reproduzir a situação, passo a passo, de modo que outras pessoas consigam reproduzir a falha ou compreender o pedido.
  • Inclua apenas um problema por tarefa
  • Inclua quaisquer hiperligações e exemplos relevantes

Antes de fazer qualquer coisa

Você consegue reproduzir o problema?

Tente reproduzir o problema usando uma versão recente do software, para atestar se já foi consertado. Se o problema estiver em uma wiki como o Wikipédia, você pode testar a última versão do software em test2.wikipedia.org.

Alguém já relatou o problema?

Use a caixa de busca no rastreador de bugs da Wikimedia para ver se o problema já foi relatado. Você também pode fazer pesquisas mais avançadas na página de pesquisa avançada.

Se você não tem certeza se um erro já foi relatado, é preferível que você o relate. É melhor ter erros duplicados do que ter erros não relatados.

Talvez seja um problema de gadget/script de usuário?

Alguns problemas são consequência do uso de scripts e gadgets de usuários que precisam de algumas correções. Há um guia disponível com etapas de como você pode identificar esse código, o que pode corrigir seu problema para que você não perca tempo relatando-o.

Is it a caching issue?

Some issues relate to older cached HTML being served alongside newer JavaScript where the two are incompatible. To help determine if this is the cause it is helpful to purge the page, refresh the page and see if the issue persists and include this information in your bug report.

Relatar um novo bug ou solicitar uma nova funcionalidade

Se você encontrou um erro em uma versão recente e ainda ninguém o relatou, então:

  1. Acesse phabricator.wikimedia.org.
  2. Você deverá iniciar sessão (ou registrar-se) se ainda não o tiver feito (veja "Criar a sua conta ").
  3. Clique no botão de estrela no canto superior direito e escolha "Criar tarefa" (ou "Relatar problemas de segurança" em relatar um problema de segurança ).
  4. Preencha, no mínimo, os seguintes campos:
    • Title: uma frase curta que explique o problema (não é sua sugestão de solução).
      • Bom: "Selecting gender is not functional on Special:Preferences"
      • Ruim: "Software crashes"
    • Descrição: Detalhes completos do problema, fornecendo todas as informações que você possui atualmente. Se isso for insuficiente, você será solicitado a fornecer informações adicionais, juntamente com orientações sobre como obtê-lo. Este campo deve incluir:
      • Para bugs:
        • Etapas para reproduzir: Etapas minimizadas e fáceis de seguir que acionarão o problema descrito. Inclua quaisquer etapas de configuração especiais.
          Exemplo:
          1. Go to https://en.wikipedia.org with Internet Explorer version 10.0;
          2. Make sure you are logged in;
          3. Select "My Preferences" menu;
          4. Go to "Gender" and select female gender from box list;
          5. Click "Save" button.
        • Resultados reais: O que o aplicativo fez depois de executar as etapas acima.
          Exemplo:
          "There is no female gender in front of my username."
        • Resultados esperados: o que o aplicativo deveria ter feito se não houvesse nenhum bug.
          Exemplo:
          "My gender is shown in front of my username."
      • Para solicitações de recursos:
        • Uma descrição do que você gostaria de alcançar, e por quê. Explique o que você espera que a ferramenta resolverá (o atual problema desconhecido) com exemplos específicos; mas que não demandam soluções específicas, de forma que possam haver outras/melhores soluções. Um user story é uma forma efetiva de mover isto.
          Exemplo:
          "As a new editor, I would like to be acknowledged for my contribution to the project, so that I feel welcomed and valued"
      • Forneça também qualquer informação que seja útil, tal como:
        • os navegadores, temas ou sistemas operacionais em que você viu o problema ocorrer;
        • ligações ou diffs para uma ou mais páginas em que você encontrou o problema; ou
        • se o problema ocorre sempre, apenas de vez em quando, apenas em certas páginas, ou apenas em circunstâncias específicas.
    • Para anexar um arquivo de registros ou uma captura de tela (mas certifique-se de que não inclui nem mostra dados confidenciais), clique no botão Carregar ficheiro (uma nuvem com uma seta) na barra de ferramentas do campo Descrição.
    • Selecione as etiquetas (projetos) em que você encontrou o erro:
      • Projetos são como os desenvolvedores encontrarão as tarefas para trabalhar em cima do relato. Para identificar o(s) projeto(s) correto(s), use uma função de busca (na parte superior direita) para encontrar sua descrição.
      • Por exemplo, o MediaWiki-General-or-Unknown para o software wiki, ou Wikimedia-Site-Requests para mudanças de configuração nos sites da Wikimedia (veja Selecting projects ).
    • Subscribers: Se você conhece usuários específicos que estarão interessados em ser notificados sobre esta tarefa, você pode adicioná-los aqui. Caso contrário, ignore este campo.

Certifique que seu relato está completo, então pressione o botão "Create task". Seu relato agora estará na base de dados. Isto permite que alguém interessado no relato veja-o e potencialmente trabalhe nisso .

A prioridade para a tarefa será decidida pelos desenvolvedores que desejarem trabalhar nela (ver Estabelecendo prioridades).

Pronto! Obrigado por ajudar a melhorar os projetos do MediaWiki e da Wikimedia!

Relatar um problema de JavaScript

Ver também: Help:Locating broken scripts

Muitas funcionalidades, como gadgets, scripts de usuário e algumas partes do MediaWiki, contam com JavaScript.

Quando encontra um defeito que pode estar relacionado com JavaScript, faça os possíveis por identificar as mensagens de erro e copiá-las para o relatório do defeito.

É especialmente importante fornecer todas as informações que você tiver, porque mesmo os administradores do sistema terão acesso zero a qualquer log de erro.

Se o problema estiver localizado no código de um usuário ou de um gadget propriamente dito, então o Phabricator pode não ser o local onde o problema será gerido[1]. Alguém poderá redirecioná-lo para a página de discussão dessa sequência de comandos (se a sequência problemática tiver sido identificada).

Reportar um erro de conectividade

Se você estiver tendo dificuldades para acessar um site da Wikimedia (conexão lenta com a Internet, etc.), siga https://wikitech-static.wikimedia.org/wiki/Reporting_a_connectivity_issue

Relatar um problema em iniciar uma sessão

Se você está tendo problemas para entrar na sua conta, siga Manual:How to debug/Login problems .

Notas (em inglês)

Ver também