Help:Navegação

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Navigation and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Cada página em um site MediaWiki não só tem informações para mostrar, mas também permite que você vá para outras páginas. Isso é chamado de "navegação".

Para ajudá-lo a navegar, toda página no MediaWiki, tem três elementos de navegação principais:

  1. A barra lateral, que dá acesso a páginas importantes na wiki, como mudanças recentes ou enviar arquivo. O MediaWiki requer que você entre antes de ver todas as opções da barra lateral.
  2. Links (frequentemente chamados de abas), que referem-se à página exibida no momento: a página de discussão associada, o histórico de versões, e - principalmente - o link editar.
  3. Links de usuário; como um usuário anônimo, você verá um link para criar uma conta ou efetuar sua autenticação. Como um usuário entrado, você tem uma coleção de links pessoais, incluindo links para sua página de usuário e preferências.

Além dos elementos de navegação padrão que toda página tem, uma página terá sua própria informação única, que aparece na área principal maior da página. Geralmente dentro desta informação haverá links para outras páginas.

Esta página documenta principalmente os temas MonoBook e Vector. As aparências podem ser diferentes quando se utiliza outros temas.

Barra lateral

Barra lateral de exemplo, mostrada ao longo da página

A barra lateral é exibida na borda da página, abaixo do logotipo do site (se estiver usando o tema MonoBook ou Vector). Esta barra lateral permite acesso a páginas importantes da wiki, tais como Mudanças recentes ou Enviar arquivos.

Navegação

Clicar no logotipo traz você de volta à página principal da wiki. Os links na seção de navegação logo abaixo irão levá-lo para páginas importantes da wiki. Estes links podem ser configurados pelos administradores do site.

Ferramentas

A seção ferramentas contém uma seleção de links que mudam de acordo com o tipo de página que você está visualizando.

Em todas as páginas (exceto páginas especiais)
  • "Páginas afluentes" leva você a uma página especial que lista as páginas nesta wiki que contêm ligações para a página atual. Isso é útil quando você procura páginas com informações relacionadas com a da página atual. A informação em "páginas afluentes" também pode ser útil quando você estiver reestruturando as páginas da wiki e precisa verificar se as ligações para a página atual continuam relevantes após as alterações na página atual.
  • A ferramenta "mudanças relacionadas" lista todas as mudanças recentes nas páginas para as quais a página atual aponta. Mudanças recentes em todas as páginas de predefinições relevantes são incluídos na lista de páginas resultante. A opção "Ocultar edições menores", que pode ser configurada nas preferências do usuário se aplica, entre outras coisas, para "mudanças relacionadas".
Em todas as páginas (incluindo páginas especiais)
  • "enviar arquivo" exibe uma página especial que permite que usuários logados façam upload de imagens e outros arquivos à wiki. Os arquivos carregados podem ser vinculados ou incorporados nas páginas da wiki. Este link não será exibido se o upload de arquivo não estiver ativado.
    O carregamento de arquivos, a exibição de arquivos no servidor, incluindo-os nas páginas da wiki e o gerenciamento dos arquivos enviados são discutidos na seção gerenciamento de arquivos deste manual.
  • A ferramenta "páginas especiais" lista as páginas especiais do MediaWiki. Na terminologia do MediaWiki, uma página especial é aquela que apresenta informações sobre a Wiki e/ou permite o acesso às atividades de administração da wiki. Por exemplo, uma lista de usuários registrados com a wiki, estatísticas sobre a wiki, como o número de páginas e o número de edições de página, registros do sistema, uma lista de páginas órfãs e assim por diante. Essas páginas especiais são normalmente geradas quando a página especial é carregada em vez de ser armazenada no banco de dados da wiki.
    A função e o uso das páginas especiais padrão podem ser encontradas na seção páginas especiais deste manual.

Abas da página

Abas de página padrão, no topo da página

As abas de página são exibidas no topo da página, à direita do logotipo do site (se estiver usando o tema MonoBook ou Vector). Essas abas permitem que você execute ações ou visualize páginas relacionadas à pagina atual.

As ações padrões disponíveis incluem: visualizar, editar e discutir a página atual.

As abas específicas exibidas em suas páginas dependem de você estar logado ou não na wiki, e de você ter privilégios de sysop (administrador) da wiki. Em páginas especiais, apenas a aba do namespace da página é exibida.

Padrão para todos os usuários
  • "namespace" (página, página de ajuda, página especial, template, página de usuário(a), etc.)
  • "discussão"
  • "editar" (pode ler "ver código-fonte" se a edição anônima estiver desativada, a página estiver no espaço nominal MediaWiki: ou a página estiver protegida)
  • "histórico"
Abas extras para usuários logados
  • "mover"
  • "vigiar"
Abas extras para sysops
  • "proteger"
  • "excluir"

Administradores podem adicionar ou excluir abas usando JavaScript ou instalando extensões, de forma que as abas que você vê podem ser diferentes, dependendo da wiki que estiver usando.

Links de usuário

Links de usuário padrão no topo direito da página

Os links de usuário são exibidos no topo, à extrema direita da página (se estiver usando o tema padrão Vector). Estas abas permitem que um usuário entrado veja e edite sua página de usuário e preferências da wiki. Além disso, os links do usuário permitem que o usuário acesse rapidamente suas contribuições para a wiki e faça a saída.

Para usuários anônimos, os links de usuário são substituídos por um link para a página de login da wiki ou, se estiver habilitado pelo administrador, um link para seu endereço de IP e para a página de discussão de seu endereço de IP.

"Username"
Leva à sua página de usuário, que é onde você pode colocar informações sobre si mesmo, armazenar pequenas informações que quiser se lembrar, ou qualquer outra coisa que quiser.
"Talk"
Leva à sua página de discussão, onde as pessoas podem deixar mensagens para você.
"Preferences"
Permite que você mude suas preferências pessoais do site.
"Watchlist"
Uma lista de todas as páginas que você está acompanhando. As páginas podem ser adicionadas a esta lista clicando-se em "vigiar", no topo da página.
"Contributions"
Uma lista de todas as contribuições que você fez à wiki.
"Log out"
Clique neste link para sair da wiki.