Editor Visual/Portal

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page VisualEditor/Portal and the translation is 100% complete.

Bem-vindo(a) ao portal do Editor Visual. O Editor Visual (EV) é uma nova forma de edição da Wikipédia que está sendo desenvolvida pela Wikimedia Foundation. Ele permite que pessoas possam editar sem precisar saber a sintaxe wiki. Esperamos que ele ajude pessoas a contribuírem para a Wikipédia.

Leia Help:Editor Visual/Guia do usuário .
Descubra como criar ligações, adicionar ou mover imagens, criar citações, inserir predefinições, editar tabelas, e mais. Por favor, inclua seu navegador, sistema operacional e tema da Wikipédia (geralmente é o Vector, mas também pode ser o Monobook).

Sobre o Editor Visual

O Editor Visual é uma forma de edição “visual” da Wikipédia. Anteriormente, a edição na Wikipédia obrigava as pessoas a conhecerem a sintaxe wiki, uma linguagem de marcação um tanto quanto complexa, mesmo para efetuar pequenas alterações em uma página. Em 2001, isto era aceitável; já em 2015, não. Esperamos que o Editor Visual seja útil para colaboradores existentes e mais acolhedor para novos.

O Editor Visual esteve disponível como um lançamento opcional alpha no MediaWiki.org desde meados de 2012, na Wikipédia inglesa desde dezembro de 2012, em outros 14 idiomas desde abril de 2013, e em quase todos os outros desde o começo de junho de 2013. Em julho de 2015, ele esteve disponível por padrão para editores registrados e não registrados em mais de 75% das Wikipédias. Esperamos tornar o Editor Visual disponível por padrão para a maioria dos idiomas restantes no final de 2015. Desde o final de novembro de 2014, o Editor Visual também está disponível como um Recurso Beta opcional para todas as wikis da WMF, exceto o Wikcionário e o Wikisource.

Estamos lançando boletim informativo multilíngue, enfocado nas wikis da WMF.

Usando o Editor Visual

Using the visual editor to increase the indentation of a bulleted list.

Se estiver interessado(a) em utilizar o Editor Visual, temos um guia sobre como fazer isso, bem como uma lista de atalhos de teclado comuns.

Atualmente, o Editor Visual possui algumas falhas e limitações. Se encontrar um problema, por favor, não hesite em informá-lo na página de comentários. As limitações atuais incluem:

  • Lentidão — O carregamento de páginas longas e complexas no Editor Visual leva algum tempo. Futuramente o software será bem mais rápido, e permitirá o carregamento de páginas maiores.
  • Edição incompleta — Alguns elementos de formatação complexa se exibirão e deixarão que você edite seus conteúdos, mas não deixarão que usuários editem suas estruturas ou adicionem novas entradas - como listas de definição. Adicionar recursos nesta área é uma de nossas prioridades.
  • Na maioria páginas de conteúdo, não de discussão — O Editor Visual está apenas ativo em alguns espaços nominais. Na maioria das Wikipédias, ele pode ser usado em páginas de artigos, Usuário:, Arquivo:, Ajuda:, e Categoria:. Atualmente, ele não está disponível em páginas Wikipédia: e de discussão.

Recomendamos que os usuários cliquem em "Review your changes" antes de salvar a página, e informem quaisquer problemas que encontrarem.

Como ajudar

Para que o Editor Visual seja tão bom quanto possível, precisamos de ajuda com várias coisas. Obviamente, um aspecto importante é usar o software, encontrar falhas e relatá-las, mas também há varias outras, que incluem:

  • Atualizar páginas de ajuda — Todos os nossos projetos têm páginas de ajudas para facilitar a contribuição de novos usuários. Infelizmente, todas elas são feitas no editor de código-fonte, e como o Editor Visual evolui, as capturas de telas e tutoriais se tornarão todos desatualizados. Seria bem útil de pessoas pudessem atualizar páginas de ajuda, baseadas no nosso tutorial de uso do Editor Visual.
  • Adicionar TemplateData às predefinições — O Editor Visual inclui um bom editor de predefinições, que é descrito mais detalhadamente na nossa página de ajuda. Como verá se usá-lo na Wikipédia, algumas predefinições têm parâmetros nomeados e boas descrições que o fazem prático. Algumas não. Isto porque predefinições precisam do "TemplateData" para funcionarem corretamente. Se está interessado(a) em adicionar TemplateData, temos um guia para fazê-los, juntamente com uma lista das predefinições mais importantes para adicioná-lo.
  • Ajudar sua comunidade — Veja a lista de formas úteis de ajudar sua comunidade local a otimizar a experiência de edição com o editor visual.
  • Ajudar novos usuários — Se o lançamento do Editor Visual obtiver sucesso, teremos muito mais usuários do que o acostumado, e mesmo que editar pode ser fácil, interagir com a comunidade continuará a ser difícil. Por favor, fique algum tempo na central de ajuda ou no canal de ajuda do IRC para tornar estes recém-chegados acostumados com a Wikipédia.

Ver também