Manual: Instalando o MediaWiki

From MediaWiki.org
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Manual:Installing MediaWiki and the translation is 90% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
català • ‎dansk • ‎Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎Bahasa Indonesia • ‎italiano • ‎日本語 • ‎한국어 • ‎नेपाली • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎Türkçe • ‎粵語 • ‎中文
Mediawiki-logo.png Guia de instalaçãoManual:Installation guide | Sobre o MediaWikiManual:What is MediaWiki?
Help-browser.svg DestaquesManual:MediaWiki feature list | Requisitos para a instalaçãoManual:Installation requirements
Preferences-system.svg DownloadDownload | InstalaçãoManual:Installing MediaWiki | ConfiguraçãoManual:Configuring MediaWiki


O MediaWiki instala-se usando um script interativo, baseado na web. Antes de rodar este script, você precisa fazer algumas coisas: consulte os pré-requisitos ou o guia de instalação resumido para experts.

Pode ser difícil instalar o MediaWiki para um usuário médio, sem experiência com Apache, PHP e MySQL/MariaDB. A maioria dos usuários que desejam usar o software wiki pode se beneficiar com a utilização de free MediaWiki host ou através de um software bundles.

Para informações para resolução de problemas, consulte Manual:Errors and Symptoms#Installation Errors.

Baixar o software MediaWiki

Você pode baixar uma versão do MediaWiki na página oficial de download: geralmente, se estiver usando um ambiente de produção, você desejará rodar uma versão estável.

Para baixar o MediaWiki 1.30.0, que é a última versão estável lançada, para uma máquina *nix você pode dar o seguinte comando:

wget https://releases.wikimedia.org/mediawiki/1.30/mediawiki-1.30.0.tar.gz

Opcionalmente, usando cURL:

curl -O https://releases.wikimedia.org/mediawiki/1.30/mediawiki-1.30.0.tar.gz

Os arquivos baixados estarão no formato .tar.gz, então deverão ser descomprimidos antes de serem usados. Isto pode ser feito localmente (e então subido via FTP) ou diretamente em seu servidor. Isso geralmente é feito com software como 7-Zip (grátis), WinZip, WinRAR ou IZArc (grátis) no Windows. No Linux e Mac OS X, você pode descompactar o arquivo usando este comando:

tar xvzf mediawiki-*.tar.gz
Se você descompactar o arquivo como root, você provavelmente deverá mudar o ownership depois disso, usando chown, senão os arquivos acabarão tendo ownership do usuário # 1000, que pode ou não ser o que você quer.

Para desenvolvedores

Desenvolvedores, por outro lado, provavelmente baixarão via Git para configurar um repositório local com os últimos códigos desenvolvidos. Eles também terão de instalar as dependências manualmente através do Composer.

Carregar os arquivos

Se você ainda não carregou os arquivos para seu servidor web, carregue agora.

É possível fazer o upload dos arquivos para o diretório de seu servidor web:

  1. copiando diretamente a pasta descompactada ou
  2. usando um cliente FTP como FileZilla (Software de código aberto, com versões para Windows, OSX e Linux) ou Cyberduck (OSX).

Tenha certeza que a opção de upload "Change file names to lowercase" está desabilitada.

Se você instalou o Apache, o diretório correto estará especificado em seu arquivo httpd.conf (geralmente é a pasta <apache-folder>/htdocs).

Observação: Isto muda para o Ubuntu 14.04 com Apache 2.4.7, onde o arquivo de configuração principal para o configurações e diretórios do servidor Apache é o /etc/apache2/apache2.conf.

Se você estiver usando um servidor Linux ou Unix você poderá copiar os arquivos para qualquer diretório em seu servidor e então fazer um link simbólico para esta pasta no diretório web do seu servidor.

Renomeie a pasta que subiu como você quiser que seja na URL. Se seu servidor web estiver rodando como http://localhost por exemplo, ao renomear o diretório para /w/ significará que você acessará seu wiki em http://localhost/w/index.php. Não use /wiki/ se desejar usá-la como uma Short URL. (e não configure short URLs antes de executar o script de instalação).

Note que, em certos casos, como quando um repositório local foi configurado usando Git, ao navegar para index.php o servidor Linux pode exibir o erro "500 Internal server Error". Isto provavelmente é um erro de permissão, que pode ser resolvido mudando as permissões do arquivo e diretório rodando o comando a seguir via SSH, após mudar para o diretório "w":
find . -type f -exec chmod 644 {} \;
find . -type d -exec chmod 755 {} \;

Esta pasta (renomeada) será agora referenciada como <MediaWiki-folder>.

Criar uma base de dados

Se você já tem um servidor de base de dados e sabe a senha do root para ele, o instalador do MediaWiki poderá criar uma nova base de dados pra você. Se for esse o caso, pode pular para a seção abaixo Executar o script de instalação. Se você não sabe a senha de root, por exemplo, se está em um servidor do provedor, você terá de criar uma nova base de dados agora. Atualmente, você deve usar SQLite, MariaDB/MySQL ou PostgreSQL para armazenar o conteúdo de sua wiki.

SQLite

O MediaWiki suporta SQLite desde a versão 1.13, embora pelo menos a versão 1.16 é altamente recomendado. O SQLite é uma biblioteca de base de dados stand-alone que armazena o conteúdo da base de dados em um único arquivo. Se o PHP tiver o módulo pdo-sqlite, não será necessário efetuar mais configurações.

Na página de instalação, você deverá escolher o nome da base de dados (que pode ser qualquer um) e o diretório da base de dados SQLite. Para o diretório da base de dados, o instalador tentará usar um subdiretório fora do document root, e irá criá-lo se necessário. Se este diretório não for seguro (por exemplo, puder ser lido via web), mude-o manualmente para evitar que fique acessível a todos na web.

MariaDB/MySQL

O MediaWiki solicitará a base de dados e nome de usuário, e tentará criá-los, se não existirem ainda. Se fazer isto via MediaWiki não for possível, você pode fazer usando diversos painéis de controle, como o PhpMyAdmin, que geralmente está disponível em hospedagens compartilhadas, ou poderá usar ssh para efetuar login em seu host e digitar os comandos no prompt do MySQL. Consulte a documentação correspondente. Opcionalmente, entre em contato com seu provedor para que eles criem esta conta para você.

Instalação no Unix/Linux

  1. Baixe e instale o MariaDB/MySQL. Dependendo de como o MariaDB/MySQL foi instalado em seu sistema, os comandos mysql, mysqladmin e mysqld_safe podem precisar ser corrigidos para incluir o diretório de instalação do MariaDB/MySQL (por exemplo, adicionando /usr/local/mysql/bin/ antes deles).
  2. Verifique se o servidor da base de dados está rodando; por exemplo, execute o comando mysqladmin status. Se não estiver, execute o mysqld_safe para iniciá-lo: sudo mysqld_safe.
    • Outra forma de inicializar pela primeira vez o servidor MariaDB/MySQL é executar o script configure, disponível na raíz da instalação. Ele criará as tabelas iniciais e automaticamente inicializará o daemon do MariaDB/MySQL.
    • Opcionalmente, você pode inicializar o daemon do MariaDB/MySQL com o systemd, usando: sudo systemctl start mysqld. Você talvez deseje habilitar o serviço mysqld com o comando sudo systemctl enable mysqld, de forma que o serviço MySQL seja inicializado automaticamente no startup.
  3. Configure uma senha para a conta "root" de seu servidor de base de dados. mysqladmin -u root password yourpassword
  4. Rode o comando abaixo no cliente de linha de comando do MariaDB/MySQL: mysql -u root -p
  5. Isto solicitará a senha de usuário "root" que você acabou de configurar, em seguida conectará ao servidor MariaDB/MySQL. Agora, continue com os comandos SQL abaixo.

Instalação no Windows

  1. Baixe o instalador msi do MySQL (mysql-5.5.22-winx64.msi por exemplo)
  2. Execute o arquivo msi e aceite todos os valores padrão. Ao criar uma conta root, use uma senha que você se lembrará.
  3. Execute Iniciar->Todos os programas->MySQL->MySQL Server->MySQL Command Line Client
  4. Insira a senha de root que você acabou de criar
  5. Agora continue com as instruções abaixo

Continuação da instalação

CREATE DATABASE wikidb;
GRANT ALL PRIVILEGES ON wikidb.* TO 'wikiuser'@'localhost' IDENTIFIED BY 'password';

Se sua base de dados não estiver rodando no mesmo servidor de ser servidor web, você precisará fornecer o hostname de seu servidor web -- mediawiki.example.com no meu exemplo -- como se segue:

GRANT ALL PRIVILEGES ON wikidb.* TO 'wikiuser'@'mediawiki.example.com' IDENTIFIED BY 'password';
Atenção Atenção: O MySQL/MariaDB no UNIX/Linux registra todas queries enviadas a ele em um arquivo, que incluirá a senha que você usou para a conta do usuário. Se isto for preocupante para você, apague seu arquivo .mysql_history após rodar estas queries. Este arquivo pode ser encontrado em seu diretório home (~/.mysql_history).

PostgreSQL

Se você estiver usando o PostgreSQL, precisará, ou ter uma base de dados e usuário já criados para você, ou simplesmente fornecer o nome de um usuário do PostgreSQL com privilégios de "superusuário" para efetuar a configuração. Geralmente, este usuário tem o nome postgres.

Aqui está uma forma de fazer a maior parte da configuração. Isto é para um sistema compatível com Unix. Neste exemplo, criaremos uma base de dados chamada wikidb, de propriedade (owned by) um usuário chamado wikiuser. A partir da linha de comando, como usuário postgres, efetue os passos a seguir.

 createuser -S -D -R -P -E wikiuser (então insira a senha)
 createdb -O wikiuser wikidb

ou como superusuário (que por padrão é postgres) execute os seguintes comandos no prompt da base de dados:

CREATE USER wikiuser WITH NOCREATEDB NOCREATEROLE NOSUPERUSER ENCRYPTED PASSWORD 'password';
CREATE DATABASE wikidb WITH OWNER wikiuser;

Atenção para a lista de problemas conhecidos ao rodar o MediaWiki com PostgreSQL.

Run the installation script

Uma vez completados os passos acima, você poderá completar a instalação através do navegador de internet, acessando a URI index.php em seu navegador -- verifique as instruções mencionadas em Manual:Script de configuraçãoManual:Config script.

The installation tool will prompt you to download the LocalSettings.php file, and to save this as <MediaWiki-folder>/LocalSettings.php.

Se necessário, você poderá rodar o instalador via linha de comando ou CLI: php maintenance/install.php.


Versão do MediaWiki: 1.16

O MediaWiki 1.16 ou anterior precisava ser capaz de escrever no diretório <MediaWiki-folder>/config quando rodava seu script de instalação.


Mantenha atualizado!

Assine nosso mailing list de avisos de lançamentos.

Uma vez instalado, tenha certeza de manter atualizado, e manter seu servidor seguro!

Ajuda para instalação


Ver também