Manual:Instalar o MediaWiki

From MediaWiki.org
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Manual:Installing MediaWiki and the translation is 100% complete.

Other languages:
Bahasa Indonesia • ‎Deutsch • ‎English • ‎Türkçe • ‎català • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎magyar • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎русский • ‎नेपाली • ‎中文 • ‎日本語 • ‎粵語 • ‎한국어
Mediawiki-logo.png Guia de instalação | O que é o MediaWiki?
Help-browser.svg Funcionalidades | Requisitos
Preferences-system.svg Download | Instalação | Configuração


O MediaWiki instala-se a si mesmo, usando um ficheiro de comandos de instalação interativo com uma interface para uso pela Internet. Antes de executar este ficheiro de comandos, tem de fazer algumas coisas: consulte os pré-requisitos, ou o guia de instalação breve para peritos.

O MediaWiki pode ser difícil de instalar para o utilizador médio, sem experiência de Apache, PHP e MySQL/MariaDB. A maioria dos utilizadores que desejam criar uma wiki têm a tarefa facilitada se usarem um serviço grátis de alojamento do MediaWiki ou um pacote de programas.

Para informações sobre a resolução de problemas, consulte Manual:Errors and Symptoms#Installation Errors.

Descarregar o programa MediaWiki

Pode descarregar uma versão estável do MediaWiki na página oficial de download: em geral, em ambientes de produção/exploração deve executar uma versão estável.

Para descarregar o MediaWiki 1.32.2, que é a última versão estável, para uma máquina *nix pode usar o seguinte comando:

wget https://releases.wikimedia.org/mediawiki/1.32/mediawiki-1.32.2.tar.gz

Como alternativa, usando cURL:

curl -O https://releases.wikimedia.org/mediawiki/1.32/mediawiki-1.32.2.tar.gz

Os ficheiros descarregados estarão no formato de arquivo .tar.gz, por isso terão de ser descompactados antes de serem usados. Isto pode ser feito localmente (para depois carregar no seu servidor via FTP) ou diretamente no servidor. No Windows, a descompactação pode ser feita com programas como 7-Zip (grátis), WinZip, WinRAR ou IZArc (grátis). Em Linux e no Mac OS X, pode descompactar o arquivo usando este comando:

tar xvzf mediawiki-*.tar.gz
Se descompactar o arquivo como utilizador root, deve provavelmente mudar o proprietário dos ficheiros usando chown, caso contrário estes terão o proprietário # 1000, que pode ou não ser aquilo que pretende.

Para programadores

Quem é programador, por outro lado, provavelmente quererá descarregar do Git o código de desenvolvimento mais recente e configurar um repositório local. Também terá de instalar as dependências manualmente através do Composer.

Carregar ficheiros no seu servidor

Se ainda não carregou os ficheiros no seu servidor da Internet, carregue-os agora.

Pode carregar os ficheiros na pasta da Internet do seu servidor:

  1. diretamente, copiando a pasta descompactada
  2. usando um cliente FTP como o FileZilla (Open Source Software, Windows, OSX e Linux) ou Cyberduck (OSX).

Se a sua ferramenta de carregamento tem uma opção «alterar os nomes dos ficheiros para minúsculas», tem de desmarcar esta opção.

Se instalou o Apache, o diretório correto é especificado no seu ficheiro httpd.conf (é a diretiva DocumentRoot, tipicamente /var/www/ ou <apache-folder>/htdocs). Nota: isto mudou no Ubuntu 14.04 com Apache 2.4.7, em que o ficheiro de configuração primário para as configurações e diretórios do servidor Apache é /etc/apache2/apache2.conf.

Se está a usar um servidor Linux ou Unix, pode copiar os ficheiros para qualquer diretório do seu servidor e depois criar uma ligação simbólica para este diretório a partir do diretório da Internet do seu servidor.

Altere o nome da pasta que carregou, para aquilo que pretende ter no URL. Se o seu servidor da Internet está a ser executado como http://localhost, por exemplo, alterar o nome para /w/ significa que pretende aceder à sua wiki em http://localhost/w/index.php. Não lhe chame /wiki/ se pretende usá-lo como um URL curto (e não crie URL curtos antes de ter executado o ficheiro de comandos de instalação).

Note que, em certos casos, tais como quando um repositório local é configurado usando o Git, ao navegar para index.php o servidor Linux pode mostrar o erro "500 Internal server Error". Isto é provavelmente um erro de permissões, que pode ser resolvido alterando as permissões do ficheiro e do diretório com os seguintes comandos em SSH, após ter mudado o diretório para «w»:
find . -type f -exec chmod 644 {} \;
find . -type d -exec chmod 755 {} \;

Esta pasta (após a alteração do nome) passará a ser referida por <MediaWiki-folder>.

Criar uma base de dados

Se já tem um servidor de base de dados e sabe a palavra-passe do utilizador root da mesma, o ficheiro de comandos de instalação do MediaWiki pode criar uma base de dados nova por si. Neste caso, pode saltar para a secção Executar o ficheiro de instalação abaixo. Se não sabe a palavra-passe do utilizador root, como será o caso se estiver a usar um servidor alojado, por exemplo, terá de criar uma base de dados nova agora. Neste momento, tem de usar SQLite, MariaDB/MySQL ou PostgreSQL para armazenar o conteúdo da sua wiki.

SQLite

O SQLite é uma biblioteca de base de dados autónoma, que armazena o conteúdo da base de dados num só ficheiro. Se o PHP tem o módulo pdo-sqlite, não são necessárias mais configurações.

Na página de instalação, terá de escolher um nome para a base de dados (que pode ser um qualquer) e para o diretório da base de dados SQLite. Para o diretório da base de dados, o ficheiro de instalação tentará usar um subdiretório fora da raiz do documento e criá-lo se necessário. Se este diretório não for seguro (por exemplo, se puder ser lido através da Internet), mude-o manualmente para evitar que seja acessível por qualquer pessoa na Internet.

MariaDB/MySQL

O MediaWiki irá pedir-lhe o nome da base de dados e do utilizador, e tentará criá-los se estes ainda não existirem. Se não for possível fazê-lo a partir do MediaWiki, pode fazê-lo usando vários painéis de controlo (como o PhpMyAdmin) que normalmente estão disponíveis em alojamentos partilhados, ou pode usar ssh para iniciar uma sessão no seu fornecedor de alojamento e escrever os comandos diretamente no MySQL. Consulte a respetiva documentação. Em alternativa, entre em contacto com o seu fornecedor de alojamento e peça-lhes que criem uma conta para si.

CREATE DATABASE wikidb;
CREATE USER 'wikiuser'@'localhost' IDENTIFIED BY 'password';
GRANT ALL PRIVILEGES ON wikidb.* TO 'wikiuser'@'localhost' WITH GRANT OPTION;

Se a sua base de dados não estiver a ser executada no mesmo servidor físico onde está o seu servidor da Internet, terá de fornecer o nome do servidor físico do seu servidor da Internet — mediawiki.example.com no exemplo abaixo — como se segue:

GRANT ALL PRIVILEGES ON wikidb.* TO 'wikiuser'@'mediawiki.example.com' IDENTIFIED BY 'password';
Aviso Aviso: As bases de dados MySQL e MariaDB, em UNIX e em Linux, registam num ficheiro todas as consultas recebidas, incluindo a palavra-passe usada para a conta do utilizador. Se isto o preocupa, apague o ficheiro .mysql_history depois de executar estes comandos. Encontra este ficheiro no seu diretório de raiz (~/.mysql_history).

PostgreSQL

Se está a usar o PostgreSQL, ou alguém terá de criar uma base de dados e um utilizador para si, ou então forneça simplesmente o nome de um utilizador do PostgreSQL com privilégios de «superutilizador» no formulário de configuração. Normalmente, este utilizador da base de dados tem o nome postgres.

Aqui tem uma forma de fazer a maior parte da configuração. Isto é para um sistema semelhante ao Unix. Neste exemplo, criaremos uma base de dados chamada wikidb com um proprietário chamado wikiuser. Na linha de comando, autenticado como utilizador postgres, realize os seguintes passos.

 createuser -S -D -R -P -E wikiuser (depois insira a palavra-passe)
 createdb -O wikiuser wikidb

ou como superutilizador (que, por omissão, é postgres) execute os seguintes comandos na linha de comandos da base de dados:

CREATE USER wikiuser WITH NOCREATEDB NOCREATEROLE NOSUPERUSER ENCRYPTED PASSWORD 'password';
CREATE DATABASE wikidb WITH OWNER wikiuser;

Tenha em atenção a lista de problemas conhecidos ao executar o MediaWiki com o PostgreSQL.

Executar o ficheiro de instalação

Depois de completar todos os passos acima, pode finalizar a instalação através de um navegador da Internet, acedendo ao URL index.php no seu navegador — verifique as instruções mencionadas em Manual:Config script .

A ferramenta de instalação irá pedir-lhe para descarregar o ficheiro LocalSettings.php e gravá-lo como <MediaWiki-folder>/LocalSettings.php.

Em alternativa, pode executar o programa de instalação de linha de comandos: php maintenance/install.php acrescentando os parâmetros de configuração apropriados.


Mantenha a instalação atualizada!

Subscreva a nossa lista de divulgação de novas versões.

Terminada a instalação, mantenha-a atualizada e mantenha o seu servidor seguro!

Ajuda de instalação

Ver também