Manual:Requisitos para instalação

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:Installation requirements and the translation is 46% complete.
Outdated translations are marked like this.

Além do próprio software, uma instalação padrão do MediaWiki tem os seguintes pré-requisitos:

  • Um servidor web é exigido para enviar as páginas geradas ao seu navegador web.
  • PHP é exigido para executar o software.

Além disso, há várias dependências opcionais que são exigidas se você quiser utilizar certos recursos avançados (veja abaixo).

Se seu website é hospedado por terceiros (isto é, se você não tem controle direto sobre ele), entre em contato com o administrador do servidor ou com a companhia de hospedagem para certificar-se de que estes pacotes de software estão instalados e disponíveis.

To run MediaWiki maintenance scripts, you will need command line access.

Instalação simples com um único download

Se você estiver usando o Linux, é melhor instalar apache, php e MariaDB usando seu gerenciador de pacotes. Debian e Ubuntu, do seguinte:

sudo apt-get install apache2 mariadb-server php php-intl php-mbstring php-xml php-apcu php-curl php-mysql
Pacotes de software

Em outros sistemas operacionais, use um pacote de software como o XAMPP do https://www.apachefriends.org para instalar e configurar todos os pacotes importantes – servidor web Apache, PHP, e MariaDB – com apenas um download. Ele está disponível para Linux, Windows, Mac e Solaris. Em janeiro de 2021, a última versão do XAMPP incluía o PHP 8.0 (o MediaWiki requer pelo menos o 7.4.3).

Alternativamente, se você tem um computador Apple, você pode usar MAMP, que é o equivalente a XAMPP. O MAMP atualmente inclui a capacidade de executar o servidor web Apache e um banco de dados MySQL. Ele está disponível para Windows e Mac, mas é geralmente usado no Mac em vez do Windows.

Servidor web

Para gerar as páginas que serão mostradas no seu navegador, o MediaWiki exige algum software de servidor web. Frequentemente você não terá a escolha de qual software usar – será aquele fornecido pelo seu provedor de hospedagem..

O MediaWiki é amplamente compatível com todos os principais servidores web que podem invocar uma versão PHP compatível. A maioria das instalações usa o servidor web Apache HTTPD. ([$exemplo de configuração de url]) Nginx também é uma boa escolha.

PHP

PHP é a linguagem de programação na qual o MediaWiki foi escrito, e o componente PHP é exigido para o software funcionar.

  • Para a última versão estável do MediaWiki, é necessário pelo menos PHP 7.4.3. Consulte a página em Compatibilidade para mais informações.
O MediaWiki é não compatível com o PHP 7.4.0 - 7.4.2 devido a um erro do upstream. Use PHP 7.4.3+ instead. Consulte tarefa T246594 para mais informações.
If using PHP 8, it is recommended to use MediaWiki 1.38.4 or higher. PHP 8 is not in use by Wikimedia wikis, and thus gets less testing, but other groups do use MediaWiki with PHP 8 without issue. If you encounter any bugs when using MediaWiki with PHP 8, please report them. Consulte tarefa T248925 para mais informações.
  • As seguintes extensões são necessárias:
    • calendar - (necessário desde a versão 1.33)
    • dom - required since MW 1.34
    • fileinfo - (necessário desde 1,30)
    • intl - (necessário desde 1.36)
    • json - required since MW 1.22
    • mbstring - (requerida desde a versão 1.27, recomendada para versões anteriores)
    • openssl - required since MW 1.27, see $wgSessionInsecureSecrets if unavailable
    • xml - required since MW 1.27, recommended in earlier versions
    • xmlreader - required since MW 1.36
  • The following extensions are recommended in addition to the required ones:

Note que todas elas já estarão ativadas no PHP por padrão.

If your hosting provider provides a basic LAMP environment without these, you may need to install or enable these manually.

    • In Debian/Ubuntu, the following command installs all recommended PHP extensions listed above:
      sudo apt-get install php php-intl php-mbstring php-xml php-apcu php-curl
  • At hosting providers with a control panel such as cPanel, you can often use "Select PHP Version" (PHP Selector) to enable these extensions. (For example, after seeing "You are missing a required extension to PHP that MediaWiki requires to run. Please install: intl")
  • Na maioria das distros baseadas no Debian/Ubuntu, o pacote php-mysql é necessário se você quiser que o MediaWiki use o MySQL.
  • Algumas funcionalidade do MediaWiki podem exigir funções PHP que executam processos externos, como a miniaturização de imagens, que alguns provedores de hospedagem baratos normalmente desativam. Por favor, leve isso em consideração se você pretende instalar o MediaWiki em um servidor compartilhado..
  • Extensões MediaWiki podem exigir recursos adicionais PHP, por exemplo, o VisualEditor requer suporte libcurl (php-curl em distros baseadas no Debian/Ubuntu).

Se você precisar compilar o PHP do código-fonte, então veja a seção Configuração do PHP para opções de compilação que afetam o MediaWiki.

Servidor de banco de dados

O MediaWiki guarda todos os textos e dados (artigos, informações sobre o usuário, mensagens do sistema, etc.) num banco de dados, que pode ser compartilhado com outras aplicações web (phpBB, etc.). Você precisará de um dos servidores de banco de dados para rodar a versão mais atual do MediaWiki:

Using MariaDB or MySQL is recommended as Wikimedia uses MariaDB. Any other database servers are less tested and you may likely run into some bugs.

Desde o 1.34 , não oferecemos mais suporte ao uso do Oracle e do Microsoft SQL Server .

Alguns usuários consideram útil a instalação pacotes adicionais de software painel de controle, tais como o phpMyAdmin (MySQL/MariaDB) ou o phpPgAdmin (PostgreSQL) para ajudar a administrar o servidor de banco de dados. Some Serviços de hospedagem also provide such software.

Requisitos de hardware

Os requisitos mínimos recomendados são 256MB de RAM para um site hospedado em um único computador e 85MB de armazenamento, embora isso não seja suficiente para um site com um grande público ou que permita upload de arquivos. Alguns usuários informaram ter executado o MediaWiki em computadores com uma quantidade tão pequena quanto 48MB de RAM.

Dependências opcionais

  • ImageMagick ou GD são exigidos para Special:MyLanguage/Manual:Image_administration#Image_thumbnailing.
  • GNU diff3 pode ser fornecido para resolver conflitos automaticamente.

See also

  • Compatibilidade , para obter informações sobre como os requisitos de instalação da Mediawiki provavelmente mudarão no futuro