Manual:Requisitos de Instalação

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:Installation requirements and the translation is 60% complete.
Outdated translations are marked like this.

Além do próprio programma MediaWiki, precisa:

Em adição, existem várias dependências opcionais que são necessárias se quiser utilizar algumas das funcionalidades mais avançadas (veja em baixo).

Se o seu site da Web está hospedado (por exemplo, não tem controlo direto sobre o mesmo), então contacte os administradores do servidor ou a empresa de hospedagem para se certificar que estes pacotes de programas estão instalados e disponíveis.

Para executar comandos (scripts) de manutenção do MediaWiki, irá precisar de acesso à linha de comandos.

Instalação de uma transferência

Se está a utilizar o Linux, é melhor instalar o servidor da Web "Apache", "PHP", e o servidor de base de dados "MariaDB" utilizando o seu gestor de pacotes. No Debian e Ubuntu, faça o seguinte:

sudo apt-get install apache2 mariadb-server php php-intl php-mbstring php-xml php-apcu php-curl php-mysql
Pacotes de programas

Nos outros sistemas operativos, utilize um pacote de programa como XAMPP de https://www.apachefriends.org para instalar e configurar todos os pacotes importantes e o servidor da Web Apache, PHP, e MariaDB com uma única transferência Está disponível para Linux, Mac, Solaris e Windows. Desde janeiro de 2021, a versão mais recente do XAMPP inclui PHP 8.0 (MediaWiki requer pelo menos 7.4.3).

Como alternativa, se utiliza um computador Apple, pode utilizar MAMP, que é o equivalente a XAMPP. MAMP inclui a capacidade de executar o servidor da Web Apache e a base de dados MySQL. Está disponível para o Windows e para o Mac, mas geralmente utiliza-se no Mac em vez do Windows.

Servidor da Web

Para lidar com as páginas da wiki nos navegadores, o MediaWiki requer alguns programas de servidor da Web. Muitas das vezes não terá a escolha de qual o programa a utilizar – este será o que é disponibilizado pelo seu fornecedor de hospedagem.

O MediaWiki é amplamente compatível com a maioria dos principais servidores da Web que podem invocar uma versão compatível do PHP. A maioria das instalações utilizam o servidor da Web Apache. Nginx (exemplo de configuração) é também uma boa escolha.

PHP

PHP é a linguagem de programação na qual o MediaWiki foi escrito, e é necessário para executar o programa.

  • Para a versão estável mais recente do MediaWiki, é necessário pelo menos PHP 7.4.3. Consulte a página Compatibilidade para mais informação.
O MediaWiki é não compatível com o PHP 7.4.0 - 7.4.2 devido a um erro do upstream. Use PHP 7.4.3+ instead. Consulte task T246594 para mais informação.
If using PHP 8, it is recommended to use MediaWiki 1.38.4 or higher. PHP 8 is not in use by Wikimedia wikis, and thus gets less testing, but other groups do use MediaWiki with PHP 8 without issue. If you encounter any bugs when using MediaWiki with PHP 8, please report them. See task T248925 for more information.
  • São necessárias as seguintes extensões:
    • calendar - (requerido desde a versão 1.33)
    • dom - required since MW 1.34
    • fileinfo - (requerido desde a versão 1.30)
    • intl - (requerido desde a versão 1.36)
    • json - required since MW 1.22
    • mbstring - (requerido desde a versão 1.27, recomendado para as versões anteriores)
    • openssl - required since MW 1.27, see $wgSessionInsecureSecrets if unavailable
    • xml - required since MW 1.27, recommended in earlier versions
    • xmlreader - required since MW 1.36
  • The following extensions are recommended in addition to the required ones:

Note que todas estas estão ativadas por predefinição no PHP.

If your hosting provider provides a basic LAMP environment without these, you may need to install or enable these manually.

    • In Debian/Ubuntu, the following command installs all recommended PHP extensions listed above:
      sudo apt-get install php php-intl php-mbstring php-xml php-apcu php-curl
  • At hosting providers with a control panel such as cPanel, you can often use "Select PHP Version" (PHP Selector) to enable these extensions. (For example, after seeing "You are missing a required extension to PHP that MediaWiki requires to run. Please install: intl")
  • Na maioria das distribuições baseadas em Debian/Ubuntu, o pacote php-mysql é necessário se quiser que o MediaWiki utilize MySQL.
  • Algumas funcionalidades do MediaWiki podem exigir funções de PHP que executam processos externos, tal como miniaturas de imagens, que alguns anfitriões baratos geralmente desativam. Por favor, leve isto em consideração se planeia instalar o MediaWiki num hospedeiro partilhado.
  • As extensões do MediaWiki podem exigir funcionalidades de PHP adicionais, por exemplo, VisualEditor requer suporte de libcurl (php-curl nas distribuições baseadas em Debian/Ubuntu).

Se precisar de compilar o PHP a partir do código fonte, então consulte Configuração do PHP para saber as opções de compilação que afetam o MediaWiki.

Servidor da base de dados

O MediaWiki guarda todo o texto e dados (páginas de conteúdo, detalhes do utilizador, mensagens de sistema, etc.) numa base de dados, que pode ser partilhada com outras aplicações baseadas na Web (phpBB, etc.) Para executar a versão mais recente do MediaWiki precisará de "um" dos seguintes servidores de base de dados:

A utilização de MariaDB ou MySQL é recomendado, porque a Wikimédia utiliza MariaDB. Quaisquer outros servidores de base de dados são menos testados e provavelmente irá encontrar alguns erros.

MediaWiki no longer supports using Oracle or Microsoft SQL Server as of version 1.34 .

Alguns utilizadores preferem instalar o programa adicional de painel de controlo, tal como phpMyAdmin (MySQL/MariaDB) ou o phpPgAdmin (Postgres) para ajudar a administrar o servidor da base de dados. Some hosting services also provide such software.

Requisitos de Hardware

Os requisitos mínimos recomendados são 256 MB de RAM para um único site da Web alojado num computador e 85 MB de armazenamento, embora isto seja insuficiente para um site público com grande afluência ou um site que permita o envio (upload) de ficheiros. Alguns utilizadores conseguem executar o MediaWiki em computadores com 48 MB de RAM.

Dependências opcionais

  • ImageMagick ou o GD são necessários para Special:MyLanguage/Manual:Image_administration#Image_thumbnailing.
  • GNU diff3 pode ser fornecido para resolver conflitos automaticamente.
  • memcached pode ser utilizado para a colocação de objetos na cache.

See also

  • Compatibilidade , para informação sobre como os requisitos de instalação do Mediawiki poderão mudar no futuro