Ajuda:Mover uma página

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Moving a page and the translation is 72% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Mover (renomear) uma página significa dar outro nome à página. Esta operação é efetuada utilizando a ação "mover" do separador "Mais" no topo da página. O separador só é visível para os utilizadores autenticados. Depois, simplesmente insira o novo nome e clique em "Mover página". Normalmente, deveria deixar marcada a caixa de seleção "Mover também a página de discussão associada".

Se mover a página «A» para o novo título «B», esta operação faz o seguinte:

  • Altera o título da página «A» para «B»
  • Altera todo o historial de edições da página «A» para «B», também
  • Cria uma nova página «A», cujo conteúdo é um redirecionamento para a página «B»

O segundo passo é importante. Ao usar a funcionalidade «Mover», também move o historial da página, o que é desejável na maioria das situações. O historial de edições permite ver como é que o conteúdo da página foi construído e qual foi o contributo em cada edição.

When you go to the move log for the source page, [1], you will find a record showing the reason behind a move. This is also displayed in the edit summary of the move, but may not be fully displayed due to the maximum edit summary length.

Se o conteúdo for movido por cópia simples (sem usar a funcionalidade de movimentação), não se consegue transferir o histórico (consulte também Ajuda:Monitorizar alterações ).

Quando a operação de movimentação da página deixa no lugar desta um redirecionamento (ver Ajuda:Redirecionamentos ) para a página nova, não deve resultar na quebra de quaisquer hiperligações existentes. No entanto, pode gerar «redirecionamentos duplos» – isto é, paginas que redirecionam para «A» que, ela própria, se torna também num redirecionamento. Pode ser do seu interesse identificar todas as páginas e redirecionamentos que contêm hiperligações para a página antiga e alterá-los para apontarem para a página nova. A funcionalidade «Páginas afluentes» disponível na caixa «Ferramentas» (ao fundo da barra lateral) é útil para identificar as páginas a alterar.

Instructions

Before you move a page, consider whether you're following these guidelines for the wiki involved. The guidelines for most wikis are similar to these:

  • Experiment in a sandbox before making changes.
  • Adhere to standard naming conventions when choosing a title.
  • Check for ongoing discussions on the talk page before making edits.
  • Avoid trying to move and edit a page simultaneously - if you open the edit box for a page (or its talk page), then move the page, then save, it is possible for your edit to be applied to the redirect from the move rather than the page you moved.
  • Consider noting the fact that you moved the page on its talk page (although the move itself will be recorded as part of the page history).

Anular uma movimentação

Tal como nas restantes edições na wiki, é possível (a qualquer utilizador) desfazer uma movimentação de página. Para desfazer a movimentação, execute simplesmente a operação inversa; por exemplo, movendo a página «B» para a página «A».

Another way to reverse a move operation is by clicking "View logs for this page" from the history page and then the "revert" link from the corresponding record in "Move Log".

A página de título «B» continuará a existir, desta feita como redirecionamento de «B» para «A». Qualquer utilizador pode remover o redirecionamento e propor a eliminação da página. No entanto, a eliminação final requer privilégios de administrador (consulte Ajuda:Eliminação e restauro ).

Note that the "undo" link in the history page only reverts edits to the page, and cannot undo moves.

Mover uma página sem criar um redirecionamento

Opção relevante assinalada

Utilizadores com o privilégio suppressredirect têm a opção de não criar um redirecionamento ao mover uma página. Esta capacidade é útil ao desfazer uma movimentação de página.

Quando o direito está ativado, aparece uma caixa de seleção adicional quando é preciso mover uma página (ver imagem à direita).

Protection

Administrators can protect a page from getting moved. If a user does not have permission to edit a page, they also cannot move it.

URL parameters

These query strings can be added to the URL of Special:MovePage in order to fill out fields and check boxes in advance.

Parameter Meaning
wpOldTitleNs=n Namespace number of existing page
wpOldTitle= Title of existing page
wpNewTitleNs=n Target namespace number
wpNewTitle= Target page title
wpMovetalk=1 Move talk page, if one exists.
wpReason= Text for reason field
wpWatch=1 Watch source and target pages

Movimentação / renomeação em série

O MediaWiki não oferece uma página especial para movimentar páginas num processo de segundo plano. Dependendo da sua situação, podem existir alternativas:

Mover subpáginas

Utilizadores com o privilégio move-subpages podem, opcionalmente, mover as subpáginas de uma página (até 100) preservando a sua estrutura em árvore. Se especificar a página de raiz que pretende mover no título (visitando a página Special:MovePage/Uma página), esta página especial apresenta as subpáginas dessa página raiz.

Page swapping

To swap pages A and B with their histories, you can:

  1. Move A to C (no redirect).
  2. Move B to A (no redirect).
  3. Move C to B (no redirect).

People who do not have the suppressredirect right will need to ask someone who does to perform the move for them.

Consulte também

Citations