Projeto:Política linguística

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Project:Language policy and the translation is 100% complete.

Esta página descreve a atual política multi-linguística no MediaWiki.org.

Idiomas
Idiomas

Ajuda: namespace

Dentro do namespace Help: estamos construindo um conjunto de páginas de ajuda de domínio público. O objetivo é fornecer um conjunto básico de páginas de ajuda que podem ser importadas em novas wikis cobrindo as instruções básicas de edição e uso. Estas devem ser traduzidas em tantos idiomas quanto possível.

  • O inglês é a principal língua de referência, e todas as páginas raiz devem ser nomeadas e escritas em Inglês.
  • Sub-páginas só devem ser usadas para traduções em outras línguas, não para o conteúdo em inglês (por exemplo, você não deve usar Table editing/example - em vez disso, use Table editing example ou Example of table editing).
  • Se uma versão internacional de uma página existe, mas uma versão em Inglês não, então por favor, crie um artigo de esboço para a versão em Inglês, pois isso ajuda a navegação.

Este sistema será compatível com a importação/exportação automatizada de páginas de ajuda planejada, mas pode precisar de um pouco de trabalho em volta para exportação/importação páginas que não estejam em inglês no ínterim.

Traduzir a extensão

Nós usamos a extensão Translate por centenas de páginas. Eles usam a convenção de subpágina, com {{#translation:}} por categorias

O sistema é recomendado, pelo menos para as páginas mais visitadas e todas as páginas novas de ajuda, manuais e (principais) páginas de extensão, mas nenhuma política foi estabelecida sobre isso ainda.

Você pode solicitar que uma página seja adicionada para tradução, preparando-a para tal, em seguida, um administrador de tradução terá que habilitá-lo (veja o tutorial Como preparar uma página para tradução), caso contrário, perguntar diretamente a um dos administradores de tradução para fazê-lo.

Sistema antigo

  • Outros idiomas devem ser colocados em uma sub-página da versão em Inglês nomeada apropriadamente. Por exemplo, a versão francesa do Help:Contents deve estar assim, Help:Contents/fr (e não Help:Contenu, Aide:Contenu or Help:Contenu/fr).
  • Sub-páginas de idioma devem ser nomeadas usando o código de idioma apropriado para esse idioma (veja abaixo).
  • Todas as páginas no espaço nominal da ajuda devem deverão ser marcadas com o modelo {{Languages}}, que cria automaticamente hiperligações para todas as traduções disponíveis.

Converter para Traduzir

Geralmente vale a pena transformar as páginas com traduções existentes em páginas traduzíveis. Prepare a página raiz (em inglês) para tradução (veja a seção da extensão Translate) e, assim que ela estiver marcada para tradução, manualmente importar as traduções antigas do histórico das sub-páginas para as unidaqdes de tradução (clicando em "traduzir esta página"). Os novos recursos Special:PagePreparation e Special:PageMigration facilitam isso (atualmente disponíveis apenas para administradores de tradução).

Uma lista de páginas traduzidas com o sistema antigo, a serem migradas para o novo, está em desenvolvimento em Project:Language policy/Migration list.

Instruções mais detalhadas:

  • Para uma introdução completa, leia a ajuda básica, o tutorial de tradução, o tutorial de tradução de páginas e o manual de referência de tradução.
  • Entre ou registe-se na mediawiki.org: todo o seu trabalho será feito nesta wiki. Escolha uma página a migrar para a Translate, da lista de migração (você pode colocar qualquer dúvida na página de discussão da lista). Melhore o texto em inglês tanto quanto possível, para evitar a migração de texto já obsoleto ou de baixa qualidade, ignore as páginas sobre as quais esteja incerto. Prepare a página para tradução (ou seja, adicione as etiquetas ‎<translate> etc.) como descrito no guia de tradução de páginas na ligação acima; depois, edite a lista de migração, indicando, ao lado do título da página, que esta está pronta.
  • Um administrador de traduções (talvez você?) irá agora aprovar («marcar») a página para tradução quando a considerar adequada. Quando ela estiver aprovada, concluiu o trabalho: copie as traduções antigas para as unidades correspondentes com Special:Translate (como um tradutor faria, descrito no guia de tradução da ligação acima). Você não precisa conhecer a língua que está migrando, só tem de ser capaz de identificar qual o parágrafo correspondente a cada unidade de tradução, mesmo que este não seja uma tradução fiel (usar aplicativos de tradução automática pode ajudar a compreender o significado, se a localização do parágrafo na página não for suficiente).

A página principal

A versão em Inglês da nossa página está localizada em MediaWiki. As versões traduzidas estão localizadas em MediaWiki/code, onde code é o código de idioma (ou seja, MediaWiki/pt-br). Favor consultar $project-mainpage para mais detalhes sobre como criar ou editar este conteúdo.

É importante ressaltar as regras sobre códigos de linguagem (ver abaixo). Isso deve ser seguido aqui também.

Outros namespaces

Além da página principal, nenhuma política foi decidida ainda sobre outros namespaces. Por enquanto, se você gostaria de criar traduções para páginas em outros namespaces, então faça-o como descrito para o namespace Help:, no entanto o conteúdo pode ser movido ou eliminado, dependendo da política que, eventualmente, é adotada.

Para algumas discussões, consulte Languages e extensão Translate para as questões atuais.

Note que a regra na qual o conteúdo em Inglês não deve ser colocado em sub-páginas não se aplica a outros namespaces. Esta é uma das questões que precisam de uma resolução.

Códigos dos idiomas

Em todo o site MediaWiki.org, você deve usar os códigos de idioma especificados pelo software MediaWiki ao criar conteúdo específico do idioma (consulte Names.php para a lista completa e atualizada).

Por favor, também tenha em mente o seguinte:

  • Se o código de idioma não for encontrado no arquivo Names.php então não devemos hospedar páginas de ajuda nesse idioma.
  • Se você quiser adicionar um idioma que não está presente, primeiro adicione-o ao software (fazendo um pedido no Bugzilla) e somente adicione páginas aqui uma vez que as alterações forem aceitas.
  • Se o MediaWiki usa o código incorreto para uma linguagem, então você deve também (para consistência) usar esse código incorreto aqui. Se você achar que um código está incorreto, você deve discutir o assunto no Bugzilla, e se isso resultar numa alteração em andamento, vamos mover as páginas para que fiquem iguais.
  • Observe que alguns códigos de linguagem no arquivo Names.php agora estão obsoletos (ou seja, zh-yue for substituído por yue). Nestes casos, apenas o código mais recente deve ser usado.
  • Geralmente, translação de linguagem variantes (e.g. zh-hans) é desencorajada e deve estar adicionado na página principal (e.g. zh) aonde é possível.

Ver também