Projeto:Política de Idioma

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Project:Language policy and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esta página descreve a política multilingue atual na MediaWiki.org.

Idiomas
Idiomas

Ajuda: espaço nominal

No espaço nominal Help: estamos a construir um conjunto de páginas de ajuda de domínio público. O objetivo é criar um grupo de páginas de ajuda básica, que podem ser livremente importadas para wikis novas e que cubram as instruções básicas de edição e uso. Estas páginas devem ser traduzidas para tantas línguas quanto possível.

  • O inglês é a principal língua de referência e todas as páginas raiz devem ter um nome em inglês e estar escritas nesta língua.
  • Deve usar-se subpáginas apenas para traduções em outras línguas, não para o conteúdo em inglês (por exemplo, não deve usar Table editing/example — use Table editing example ou Example of table editing).
  • Se existir uma versão internacional de uma página, mas não uma versão em inglês, então crie um artigo de esboço para a versão em inglês, uma vez que isso auxilia a navegação.

Este sistema será compatível com a planeada importação e exportação automatizada de páginas de ajuda, mas enquanto esta não estiver estável poderá ser trabalhoso exportar e importar as páginas que não estejam em inglês.

Extensão translate

Nós utilizamos a extensão Translate em centenas de páginas. Estas utilizam a convenção de subpágina, com $tpl-langcat para as categorias e {{#translation:}} para os modelos traduzíveis.

Este sistema é recomendado, pelo menos para as páginas mais visitadas e todas as páginas novas de ajuda, manual e páginas de extensões (principais), mas ainda não foram estabelecidas políticas sobre isto.

Pode solicitar que uma página seja adicionada para tradução, preparando-a para tradução, depois um administrador de traduções terá que a ativar (consulte o tutorial Como preparar uma página para tradução); em alternativa, peça diretamente a um dos administradores de traduções para o fazer.

Sistema antigo

  • Os outros idiomas deverão ser colocadas numa subpágina da versão em inglês. Por exemplo, a versão em françês da página Help:Contents deveria estar em Help:Contents/fr (e não Help:Contenu, Aide:Contenu ou Help:Contenu/fr).
  • As subpáginas para cada língua devem ter por nome o código de língua apropriado para essa língua (veja abaixo).
  • Todas as páginas no espaço nominal da ajuda devem deverão ser marcadas com o modelo {{Languages}}, que cria automaticamente hiperligações para todas as traduções disponíveis.

Converter para Traduzir

As páginas com traduções existentes geralmente valem a pena serem convertidas em páginas traduzíveis. Prepare a página raiz (em inglês) para tradução (veja a secção sobre a extensão Translate) e, assim que ela for marcada para tradução, importe manualmente as traduções antigas do historial das subpáginas para as unidades de tradução (clicando "traduzir esta página"). As novas funcionalidades Special:PagePreparation e Special:PageMigration facilitam o processo (neste momento, estão disponíveis apenas para os administradores de traduções).

Uma lista de páginas traduzidas com o sistema antigo, a serem migradas para o novo, está em desenvolvimento em Project:Language policy/Migration list.

Instruções mais detalhadas:

  • Entre ou registe-se na mediawiki.org: todo o seu trabalho será feito nesta wiki. Escolha uma página a migrar para a Translate, da lista de migração (pode colocar qualquer dúvida na página de discussão da lista). Melhore o texto em inglês tanto quanto possível, para evitar a migração de texto já obsoleto ou de baixa qualidade, ignore as páginas sobre as quais esteja incerto. Prepare a página para tradução (ou seja, adicione as tags ‎<translate> etc.) como descrito no guia de tradução de páginas no link acima; depois, edite a lista de migração, indicando, ao lado do título da página, que esta está pronta.
  • Um administrador de traduções (quiçá você?) irá agora aprovar («marcar») a página para tradução quando a considerar adequada. Quando ela estiver aprovada, concluiu o trabalho: copie as traduções antigas para as unidades correspondentes com Special:Translate (como um tradutor faria, descrito no guia de tradução do link acima). Não precisa de conhecer a língua que está a migrar, só tem de ser capaz de identificar qual o parágrafo correspondente a cada unidade de tradução, mesmo que este não seja uma tradução fiel (usar aplicações de tradução automática pode ajudar a compreender o significado, se a localização do parágrafo na página não for suficiente).

A página principal

A versão em inglês da nossa página principal está localizada em MediaWiki. As versões traduzidas estão localizadas em MediaWiki/código onde código é o código do idioma (por exemplo, MediaWiki/pt). Por favor, consulte $project-mainpage para conteúdo da página principal; pode traduzi-la lá.

É importante que as regras sobre os códigos do idioma (veja abaixo) deveriam ser seguidas aqui também.

Outros espaços nominais

Com exceção da página principal, nenhuma norma foi definida para os outros espaços nominais. Por enquanto, se quiser criar traduções de páginas noutros espaços nominais então faça-o da forma descrita para o espaço nominal Help:. No entanto, o conteúdo poderá ser movido ou apagado dependendo da norma que eventualmente venha a ser adotada.

Este assunto está a ser debatido em Línguas e na extensão Translate dos Assuntos correntes.

Note que a regra de que o conteúdo em inglês não será colocado em subpáginas, não se aplica aos outros espaços nominais. Este é um dos problemas que precisam de ser resolvidos.

Códigos de idioma

Na MediaWiki.org, quando criar conteúdo específico de um idioma, deveria utilizar códigos de idioma especificados pelo software MediaWiki (consulte Names.php para uma lista completa e atualizada).

Por favor, mantenha também em mente o seguinte:

  • Se o código do idioma não existir em Names.php, então nós não deveríamos alojar as páginas de ajuda nesse idioma.
  • Se quiser acrescentar uma língua que ainda não é suportada, consiga primeiro que ela seja adicionada ao programa (fazendo um pedido no Phabricator) e só adicione páginas aqui quando as alterações tiverem sido aceitadas.
  • Se o MediaWiki utiliza o código "incorreto" para um idioma, então também deveria (por consistência) utilizar o mesmo código incorreto aqui. Se pensa que um código está incorreto, deveria discuti-lo no Phabricator, e se isto resultar na sua alteração, nós iremos mover as páginas para corresponderem.
  • Note que alguns códigos de idioma em Names.php estão agora desatualizados (por exemplo, zh-yue foi substituído por yue. Nestes casos, só deverá ser utilizado o código mais recente.
  • Geralmente, a tradução de variantes de idioma (por exemplo, zh-hans) é desencorajada e deveria ser adicionada à página principal (por exemplo, zh) sempre que possível.

Consultar também