Manual:Extensões

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:Extensions and the translation is 82% complete.
Outdated translations are marked like this.

Extensões permitem a você personalizar a aparência e o funcionamento do MediaWiki.

Enquanto algumas extensões são mantidas por desenvolvedores do MediaWiki, outras são escritas por desenvolvedores de terceiros. Como resultado, várias extensões possuem bugs, e elas não são totalmente garantidas de serem compatíveis umas com as outras. Algumas não são mantidas; nem todas as extensões funcionam em todas as versões do MediaWiki. Use qualquer extensão, especialmente aquelas marcadas como inseguras, a seu próprio risco. Se você estiver usando uma extensão que requer correções para o software principal, certifique-se de fazer backup do banco de dados. Isso ajuda a evitar o risco de quebrar sua wiki.

Tipos de extensões

Etiquetas do analisador

As etiquetas do analisador estendem a marcação interna da wiki com recursos adicionais, quer seja o processamento simples de "strings" ou recuperação de informação completa.

Funções do analisador

As funções do analisador são sintaxe especial de marcação da wiki que podem 'interagir' com outros elementos da wiki na página, e fornecer uma saída específica.

Hooks

Hooks permitem que códigos personalizados sejam executados quando algum evento definido (como salvar uma página ou um usuário se autenticando) ocorre.

Páginas especiais

As páginas especiais são páginas que são criadas pelo "software" sob demanda para realizar uma função específica.

Temas

Os temas permitem que os usuários personalizem a aparência e disposição do MediaWiki.

Palavras mágicas

Palavras mágicas são uma técnica para mapear uma variedade de "strings" de texto wiki para uma única 'Identificação' que é associada com a função.

API

MediaWiki proporciona uma API de ação, um serviço da "Web" que permite acesso a algumas funcionalidades da wiki, tais como autenticação, operações de página, e pesquisa.

Modelos de conteúdo de página

O ContentHandler introduzido no MediaWiki 1.21 torna possível que as páginas wiki sejam compostas de outros dados diferentes de texto wiki, tais como JSON or Markdown.

Autenticação

MediaWiki fornece o 'Gestor de Sessão' e o 'Gereciador de Autenticação', duas estruturas relacionadas com autenticação para melhorar a segurança através de motores de autenticação personalizados.

Finding extensions

Procurar extensões

Você pode procurar em Category:Extensões por categoria para ver todas as variedades de extensões que já desenvolvidas. Para informações de como instalar estas extensões ou sobre escrever a sua própria, veja abaixo.

Checando extensões instaladas

Apenas alguém com acesso administrativo ao sistema de arquivos (e talvez à base de dados também) em um servidor pode instalar uma extensão para o MediaWiki, mas qualquer um pode checar quais extensões estão ativas em uma instância do MediaWiki, acessando a página Special:Version. Por exemplo, estas extensões estão ativas na Wikipédia portuguesa.

Popular extensions

There are a number of ways of finding popular extensions.

The first set is those that are bundled with MediaWiki (a list that is reviewed regularly, and to which anyone can suggested an addition).

Extensions that are downloaded from MediaWiki.org via the ExtensionDistributor mechanism have some statistics gathered. The top 15 most downloaded extensions are listed at Special:ExtensionDistributor, and applicable extensions have their download count shown in their infobox. Note that these numbers do not account for alternate ways of installing extensions, such as via Git or Composer.

A third option is to look at WikiApiary 's counts of wikis that extensions are installed on. This has the advantage of representing actual installations and not just downloads (i.e. it queries the wiki's APIs), but it is also (as of 2023) not completely up to date. It also doesn't count installations on private wikis.

Instalando uma extensão

For further guidance, see also Manual:Extensions/Installation and upgrade

O MediaWiki estará pronto para aceitar extensões logo após a instalação concluir-se. Para adicionar uma extensão siga os passos a seguir:

  1. Antes de você começar
    Várias extensões fornecem instruções desenvolvidas para a instalação usando comandos unix. Você precisa de acesso ao shell (SSH) para entrar esses comandos listados nas páginas de ajuda da extensão.
  2. Baixe a extensão
    O Distribuidor de Extensões ajuda você a selecionar e fazer o download das extensões mais populares.
    As extensões costumam ser distribuídas em pacotes modulares. Elas geralmente ficam em seu próprio subdiretório em $IP /extensions/. Uma lista de extensões armazenadas no repositório Git da Wikimedia está localizada em git:mediawiki/extensions. Some extensions don't use version control and are not recommended.
    Pacotes não-oficiais das extensões do repositório Wikimedia SVN podem ser encontrados no toolserver.
    It's recommended to read the README file before installation. It usually contains important info about configuration.
  3. 'Instalando a extensão'.
    No final do arquivo LocalSettings.php , adicionando:
    wfLoadExtension( 'ExtensionName' );
    
    Esta linha força o interpretador do PHP a ler o arquivo da extensão, e assim, torná-lo acessível para o MediaWiki.
    Algumas extensões podem entrar em conflito com scripts de manutenção, por exemplo, se aceder diretamente o $_SERVER (não recomendado).
    Neste caso, elas podem ser envolvidas na condicional para os scripts de manutenção ainda poderem executar.
    if ( !$wgCommandLineMode ) {
       wfLoadExtension ( 'ExtensionName' );
    }
    
    O script de manutenção importDump.php vai falhar para qualquer extensão que exija espaços nominais customizados que estejam incluídos dentro da condicional acima, assim como Extension:Semantic MediaWiki , Extension:Page Forms .
Garanta que as permissões necessárias estão definidas para as extensões!
Embora este procedimento de instalação é suficiente para a maioria das extensões, algumas requerem um procedimento de instalação diferente. Verifique a documentação de sua extensão para mais detalhes.
Se você quer alterar a configuração dos variáves no LocalSettings.php, você deverá fazer isso depois de incluir a extensão. Caso contrário, os padrões definidos na extensão irão substituir suas configurações.

Atualizando uma extensão

Algumas extensões requerem serem atualizadas cada vez que você atualizar o MediaWiki, enquanto outras funcionam em múltiplas versões. Para a atualizar para uma nova versão de uma extensão:

  1. Faça o download da nova versão da extensão.
  2. Substitua todos os arquivos da extensão no diretório extensions/ExtensionName pelos novos arquivos. Não remova a configuração da extensão presente no LocalSettings.php.
  3. Se a extensão exigir alterações no banco de dados do MediaWiki, você precisará executar o script de manutenção update.php . A maioria das extensões irá mencionar se este script precisa ou não ser rodado (Faça backup de seus dados antes de executar o script). Se você não tem acesso à linha de comando, você também pode usar o web updater.
Estas instruções cobrem 99% das extensões. Se a extensão específica que você estiver atualizando possuir instruções que são diferentes destas, você provavelmente deverá seguir as instruções da extensão específica.

Desinstalando um extensão 

Remova a linha de LocalSettings.php com o nome da extensão para desinstalá-lo:

wfLoadExtension( 'ExtensionName' );
  • Você deve remover todas as linhas referentes à configuração da extensão.

Ver também