Melhorias à Revisão de Edições/Novos filtros para revisão de edições

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Edit Review Improvements/New filters for edit review and the translation is 100% complete.
Prévia da nova interface, que melhorará os filtros da página de Mudanças recentes e ajudará os revisores usar o máximo que as previsões do ORES têm a oferecer. Esse vídeo é uma transmissão de tela do protótipo.

Os novos filtros para revisão de edições é uma suíte de melhorias designada para ajudar revisores de edições a serem mais eficientes e efetivos nas mudanças recentes, na lista de páginas vigiadas e nas mudanças relacionadas.

Outro objetivo do projeto é ajudar novos colaboradores que, de acordo com uma pesquisa, precisam de um processo de revisão de edições mais guiado. As novas ferramentas permitirão aos revisores identificar, pela primeira vez, as edições de novos voluntários que, mesmo cometendo erros, atuam de boa-fé.

Os novos filtros para revisão de edições introduzem uma interface de filtragem simples porém poderosa, bem como uma variedade de novos filtros e outras ferramentas, incluindo atualizações em tempo real, destaque de texto, memorização de filtros usados recentemente e filtros preditivos por aprendizagem de máquina. Essa página sumariza as novas ferramentas e outros benefícios fornecidos pelo projeto. As páginas de documentação podem ajudar-lhe a aprender como usar essas novas capacidades mais efetivamente. Os novos filtros foram criados pela equipe de Colaboração Global.

O que há de novo nesses “novos filtros”?

Os itens a seguir descrevem as principais novidades e melhorias do projeto de novos filtros para revisão de edições.

Todos os recursos abaixo agora são padrão na página Mudanças Recentes e na Lista de vigiados e estão disponíveis em todos os wikis.

Novos grupos de filtros

Obter previsões sobre a qualidade das edições

Disponível apenas em certas wikis da Fundação

Os filtros de “Qualidade da contribuição” oferecem previsões sobre as edições. É mais provável que uma edição seja de boa qualidade ou que tenha problemas? Com esses filtros, torna-se mais fácil buscar boas edições, para agradecer ou auxiliar contribuidores produtivos. Esses filtros também podem detectar edições de má qualidade, ajudando os patrulhadores a melhorá-las.

O ORES, um serviço de aprendizagem de máquina, prevê a qualidade baseando-se em estatísticas. O ORES foi treinado num grande conjunto de edições anteriormente avaliadas por humanos. Esses filtros estão disponíveis apenas nas wikis onde o teste de danos do ORES está ativo.

Saiba mais sobre as previsões por qualidade.

Obter previsões sobre a boa-fé dos usuários

Disponível apenas em certas wikis da Fundação

Os filtros de “Intenção do usuário” oferecem previsões sobre se as edições foram feitas sob boa vontade ou não. Com esses filtros, a busca por edições feitas pela boa-fé dos usuários torna-se mais fácil. Ativando a detecção da má-fé nas edições, esses auxiliam os revisores na busca por vandalismo.

Assim como os filtros de qualidade, essas previsões são feitas pelo serviço de aprendizado de máquina ORES, baseando-se em estatísticas. Esses filtros estão disponíveis apenas nas wikis onde o teste de danos do ORES está ativo.

Saiba mais sobre as previsões por intenção.

Pesquisar pela experiência

Três novos filtros permitem a pesquisa pelo nível de experiência dos editores. Esses filtros podem ser úteis de várias maneiras. A exemplo, pesquisas mostram que novos editores são, sobretudo, vulneráveis a rejeição. O filtro Recém-chegados possibilita que revisores tratem novos usuários com o cuidado necessário.

Estes são os novos níveis de experiência:

  • Novatos - Editores registrados com menos de 10 edições ou 4 dias de atividade.
  • Aprendizes - Mais experiência do que "Novatos", mas menos do que "Usuários experientes". (corresponde ao status autoconfirmado na Wikipédia lusófona.)
  • Usuários experientes - Mais de 30 dias de atividade e 500 edições. (corresponde ao status extended confirmed na Wikipédia inglesa).

Os filtros apenas retornam edições de usuários conectados no momento.

Saiba mais sobre os filtros.

Pesquisar por novos tipos

Antes, revisores tinham apenas a capacidade de ocultar mudanças em categorias e edições do Wikidata.

Os novos filtros adicionam três filtros para tipos de mudanças:

  • Edições em páginas - permite que você filtre mudanças ao conteúdo e em discussões.
  • Criações de páginas - permite que você use a página de mudanças recentes para patrulhar novas páginas
  • Ações de registro - permite que você isole – ou exclua – criações de contas, exclusões de páginas e ações administrativas no geral (os eventos registrados em Special:Log).

Obter (apenas) a última

Os filtros “Revisão atual” permitem exibir apenas a edição mais recente de qualquer página. Todas as mudanças anteriores àquela serão omitidas.

Ver sua lista de páginas vigiadas (pelas mudanças recentes)

Use o grupo de filtros “Páginas vigiadas” nas mudanças recentes para destacar mudanças feitas nas suas páginas vigiadas.

Ver o “não visto” (na lista de páginas vigiadas)

Na lista de páginas vigiadas

Na lista de páginas vigiadas, use os filtros “Mudanças vistas” e “Mudanças não vistas” (no grupo “Atividade da lista de observação”) para identificar mudanças às páginas visitadas ou não desde a mudança.

Pesquisar por espaços nominais e edições em particular

Pesquisar por espaço nominal

Filtre por espaços nominais para restringir sua busca.

Pesquisar por marcações

Filtre por marcações (tags) usadas na sua wiki para encontrar edições em particular.

Ferramentas poderosas

Dar mais significado aos resultados com o destaque

A ferramenta de destaque permite aplicar cores para enfatizar edições que correspondam a um critério. Usada corretamente, ela dá mais significado aos resultados das Mudanças recentes, e pode ajudar-te a encontrar algo mais rapidamente.

Saiba mais sobre o destaque.

Salvar e reusar suas configurações

Os novos filtros fornecem várias novas funcionalidades. Para ajudar você a gerenciar suas opções convenientemente, demos a capacidade de salvar conjuntos de filtros, por nome, para uso posterior. Apenas clique no ícone para salvar suas configurações. Você encontrará todas elas salvas no menu “Filtros salvos”, onde é possível alternar entre os existentes.

Saiba mais sobre salvar filtros.

Gerenciar preferências na própria página

Com o salvamento de filtros, é possível declarar um conjunto de filtros como padrão. Essas configurações serão carregadas automaticamente sempre que você visitar a página, ou seja, não será mais necessário visitar as preferências para definir seu comportamento preferido.

Planejamos remover todas as preferências redundantes das Mudanças recentes e da Lista de páginas vigiadas, consolidando as opções restantes em uma aba.

Atualização em tempo real

Um dos recursos mais pedidos, as atualizações em tempo real permitem monitorar continuamente as mudanças recentes. Nesse modo, novas mudanças são adicionadas automaticamente ao topo da página de mudanças recentes a cada 3 segundos.

Interface totalmente nova

Filtros de fácil acesso (lista, pesquisa…) e a função destacar são as novidades mais notáveis das melhorias às mudanças recentes.

Facilidade de uso

Para tornar a funcionalidade sofisticada oferecida pelos novos filtros o mais amigável possível, a interface de filtros foi reimaginada do zero. Funções são agrupadas de maneira lógica e explicadas com clareza. A área “Filtros ativos” mostra um resumo das suas configurações. Um sistema de ajuda inteligente fornece orientações de acordo com o contexto.

Descubra a nova interface.

Mais potente

De várias maneiras, os novos filtros foram organizados usando-se de uma lógica nova. Por exemplo, por alocar filtros relacionados em grupos lógicos, os novos filtros permitem pesquisas mais amplas ou mais restritivas. Similarmente, a maioria dos filtros antigos das mudanças recentes ofereciam apenas uma simples opção para ocultar certa propriedade. Agora, esses filtros permitirão também ocultar o oposto.

Saiba mais sobre os filtros.

Estado do projeto

Final de agosto de 2018

Cada wiki da Wikimedia possui os novos filtros como padrão nas páginas RecentChanges e Watchlists. Uma opção para recusar é fornecida em Preferências.

Esses filtros estarão disponíveis por padrão no pacote de instalação do Mediawiki em outubro de 2018.

10 de julho de 2018: Com melhorias na velocidade da lista vigiados, a graduação beta está em andamento

Em resposta ao anúncio sobre lançar os novos filtros para revisão de edições fora do estágio beta para a lista de páginas vigiadas, recebemos comentários dos usuários sobre lentidões no tempo de carregamento. Por conta disso, o fim do beta foi prolongado até que se conclua o problema.

Trabalhamos com vários ângulos diferentes relacionados a esse problema (veja a lista de tickets concluídos abaixo) e conseguimos acelerar significativamente os tempos de carregamento na página vigiado, em particular, e também nas alterações recentes. Os usuários informaram que os horários da Watchlist caíram pela metade ou mais, figuras que verificam com nossos próprios testes.

Com essas melhorias no desempenho, avançamos o processo de finalizar o estágio beta dos novos filtros na lista de páginas vigiadas e de padronizá-los em todas as wikis. Algumas wikis menores já chegaram ao fim do beta em 9 de julho, e nas restantes o prazo é 16 de julho. Caso você ainda esteja com problemas de lentidão na lista de páginas vigiadas, conte para nós na página de discussão (em inglês). Os usuários que não precisam dos novos recursos podem desativá-los nas preferências, sob a aba Páginas vigiadas.

Tarefas de aceleração concluídas

12 de junho de 2018: a função “Ocultar filtros” virá para a Lista de Páginas vigiadas e Mudanças recentes

Planejamos adicionar a capacidade de ocultar/exibir a área “Filtros ativos” da interface em ambas as Páginas vigiadas e Mudanças recentes. Veja as capturas abaixo (ou a tarefa T177206).

O design para isso oculta a área de exibição Filtros ativos e a barra de pesquisa, para que os patrulheiros possam ver mais resultados de pesquisa mais rapidamente na página. Mas mesmo com essas ferramentas ocultas, a página ainda é totalmente utilizável, com patrulheiros capazes de interagir com ferramentas como Atualizações em Atualizações instantâneas, Filtros Filtros salvos e a capacidade de alterar o período de tempo pesquisado ou o número de resultados exibidos. Quando você precisa editar uma configuração de filtro ou criar um novo filtro, basta clicar no botão “Exibir” para restaurar a área de Filtros ativos.

Tornar as ferramentas de novos filtros ocultáveis é algo que os usuários pedem há algum tempo. Devemos ser capazes de liberar essa mudança em junho (2018). Estamos mudando agora para acomodar especialmente os usuários das Páginas vigiadas, para quem os novos filtros estarão saindo da versão beta neste mês para se tornarem padrão em todas as wikis (veja a postagem abaixo para mais detalhes sobre isso).

À esquerda, os novos filtros são exibidos na íntegra. Clicar na ligação “Ocultar” no canto superior direito da barra de Filtros ativos faz com que essa área seja recolhida (conforme mostrado à direita).
À esquerda, os novos filtros são exibidos na íntegra. Clicar na ligação “Ocultar” no canto superior direito da barra de Filtros ativos faz com que essa área seja recolhida (conforme mostrado à direita).

2 de junho de 2018: Novos filtros na lista de vigiados para sair da versão beta em breve

Em setembro de 2017, assinantes do Beta dos novos filtros receberam na lista de páginas vigiadas.

Os filtros ficarão sem beta na Watchlist no final de junho ou início de julho de 2018. Após o lançamento, este conjunto de ferramentas aprimoradas de pesquisa de edição será padrão em todos os wikis. Os indivíduos que preferirem a interface existente da Lista de monitoramento poderão desativá-la por meio de uma nova preferência.

Vantagens

Os novos filtros permitem uma interface de filtragem fácil e poderosa para a lista de páginas vigiadas, assim como uma lista completa de filtros e outras ferramentas que tornam a revisão de edições mais eficiente, como a atualização em tempo real, a inserção de destaques (highlights), a possibilidade de criar conjuntos de filtros e salvá-los e, nas wikis com o ORES ativado, filtros preditivos com aprendizado de máquina. Se você ainda não conhece as novos filtros, dê uma chance a eles na sua lista de páginas vigiadas ativando-os nos recursos beta. Em particular, agradeceríamos muito se você testasse os novos recursos com seus gadgets e configurações locais. As páginas de documentação mostram como usar os novos recursos.

Limitações Conhecidas

Os novos filtros podem levar cerca de meio segundo a mais do que a interface antiga, especialmente a primeira vez que você visita a Watchlist após alguns dias (os horários variam dependendo da velocidade do seu computador, da velocidade da sua conexão, do tamanho do sua lista de monitoramento ...). E a nova interface, que fornece muito mais funcionalidade, pode ocupar mais espaço vertical do que o antigo - cerca de uma linha de resultados de pesquisa, dependendo do tamanho da janela, das combinações de filtro e de outras variáveis. Como mencionado acima, qualquer pessoa que preferir usar a interface antiga poderá desativar a nova versão por meio de uma configuração em Preferências.

Deixe-nos saber o que você pensa

Mais de 70.000 pessoas ativaram a versão beta do Novos Filtros, que está em testes na lista de vigiados há mais de oito meses. Nós nos sentimos confiantes de que os recursos são estáveis e eficazes, mas se você tiver ideias sobre essas ferramentas ou a graduação beta, por favor, deixe-nos agora com uma postagem nesta página de discussão. Em particular, informe-nos se você souber de uma incompatibilidade especial ou outro problema que torne os Novos Filtros problemáticos em seu wiki. Examinaremos o bloqueador e poderá atrasar o lançamento em seu wiki até que o problema possa ser solucionado.

Setembro de 2017: Padrão sobre Mudanças recentes (e Mudanças relacionadas)

Desde maio de 2017, os novos filtros tornaram-se disponíveis como recuro Beta nas Mudanças recentes (e Mudanças relacionadas). Nos meses desde então, a equipe de Colaboração Global recebeu e cumpriu as numerosas sugestões de recursos e relatórios de bugs de membros da comunidade e de outros, com os recursos tendo sido testados por usuários múltiplas vezes. Eles têm, em geral, recebido uma recepção muito positiva.

Em setembro e outubro de 2017, os principais recursos do Novos Filtros listados acima saíram do beta apenas em Mudanças recentes, tornando-se partes padrão do MediaWiki. Os usuários que desejam desativar as melhorias em suas preferências.

Set, 2017: na versão beta na lista de acompanhamento

Em setembro de 2017, os inscritos na nova versão beta dos filtros receberam os novos filtros na lista de vigiados.

Ver também