Desenvolvedores

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Developers and the translation is 75% complete.
Cartaz "sign-in" durante a primeira conferência para desenvolvedores do MediaWiki, que ocorreu em 29 de dezembro de 2004 em Berlim, Alemanha.

Desenvolvedores são as pessoas que contribuem para o código do software MediaWiki. Eles confirmam as alterações no repositório central Git, enviando as alterações para revisão em Gerrit , onde a última cópia do software é armazenada. Os desenvolvedores incluem funcionários pagos da Wikimedia Foundation e voluntários. Qualquer um pode enviar um patch para revisão depois de criar um Acesso de desenvolvedor (mas apenas os mantenedores podem mesclá-lo). For statistics or names, see Development statistics.

Os desenvolvedores não devem ser confundidos com os administradores de sistema, que são pessoas com acesso shell ou root aos servidores da Wikimedia Foundation, onde o repositório de código é armazenado. Eles podem não ser realmente desenvolvedores; em muitos casos eles raramente usam seu acesso de commit, ou se usam, apenas para manter coisas não-MediaWiki no repositório.

Mantenedores

A maintainer of a specific project (including MediaWiki core or an extension) has +2 access to the relevant Git repository, so that they can merge patches others submitted. Eles geralmente respondem regularmente a relatórios de bug e solicitações de revisão de conjunto de alterações. A list of maintainers are kept at Developers/Maintainers.

História

Historicamente, os desenvolvedores também gerenciavam os servidores da Wikimedia Foundation (agora gerenciados por administradores de sistema). Antes da criação dos grupos de burocratas e administradores, os desenvolvedores eram os únicos capazes de promover e rebaixar os sysops e bloquear contas de usuários (antes que existisse o recurso de "bloqueio" do MediaWiki). Assim, eles tiveram um papel importante na estrutura de administração da Wikipedia.

De Abril de 2006 até Março de 2012, Subversion foi usado. Only people with Subversion commit access (which must be approved by SVN administrators) could submit code changes. Code changes submitted to Subversion was merged to MediaWiki codebase immediately (though they could only be manually deployed to Wikimedia wikis by a system administrator), and may have been reviewed by "coders" before they are deployed. Em janeiro de 2013, o repositório MediaWiki SVN tornou-se somente leitura. Todos os projetos ativos foram movidos para o Git.

Ver também