Código de Conduta

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Code of Conduct and the translation is 86% complete.

Este é o código de conduta para os espaços técnicos da Wikimedia. Aplica-se tanto a locais físicos, como os nossos eventos técnicos e as nossas apresentações técnicas noutros eventos, quanto a espaços virtuais, como o MediaWiki.org, o Wikitech, o Phabricator, o Gerrit, as listas de discussão técnicas, os canais técnicos do IRC, o Etherpad e outros espaços de desenvolvimento operados pela Fundação Wikimedia.

Princípios

Com o interesse de fomentar uma comunidade aberta e acolhedora, comprometemo-nos a tornar a experiência participativa nos projetos técnicos da Wikimedia respeitosa e livre de assédio para todos, independentemente de gênero, sexo, incapacidade, neuroatipicalidade, aparência física, raça, etnia, naturalidade, afiliação política ou religião.

As capacidades técnicas e o estatuto na comunidade não fazem qualquer diferença em relação ao direito de se ser respeitado e à obrigação de se respeitar os outros. Os participantes novos ou outros com experiência limitada na nossa comunidade merecem uma atitude acolhedora e opiniões construtivas. As contribuições prolíficas e a perícia técnica não servem de justificativa para comportamentos impróprios.

Comportamento inaceitável

O assédio e outros tipos de comportamento inapropriado são inaceitáveis em todos os espaços técnicos públicos e privados da Wikimedia. Incluem-se, por exemplo, os seguintes comportamentos:

  • Ataques pessoais, violência, ameaças de violência, ameaças de ação legal ou intimidação deliberada.
  • Comentários ofensivos, depreciativos ou discriminatórios.
  • Uso gratuito ou fora do tópico de linguagem ou imagens sexuais.
  • Atenção, toque ou contato físico (sexual ou outro) impróprio ou indesejado.
  • Comunicação pública ou privada inapropriada ou indesejada, seguidores ou qualquer forma de perseguição.
  • Fotografia ou gravação indesejada.
  • Divulgação da identidade de uma pessoa ou outra informação privada sem o seu consentimento. A divulgação de algumas informações de identificação não é consentimento para divulgar outras informações de identificação.
  • Publicação inadequada ou indesejada de comunicação privada. Publicar ou reportar comunicações privadas ou informações de identificação pessoal para fins de comunicação de assédio (como explicado aqui) e/ou no caso de denúncia, é aceitável.
  • Prejudicar a discussão ou a comunidade com métodos como interrupção sustentada, interrupção ou bloqueio da colaboração da comunidade (por exemplo trollando).
  • Discriminação, particularmente contra grupos marginalizados e sub-representados de outras formas. Divulgação direcionada a esses grupos é permitida e encorajada.
  • Utilizar o sistema de códigos de conduta para outros fins que não sejam a denúncia de violações genuínas do código de conduta (por exemplo, a retaliação contra um repórter ou uma vítima através do preenchimento de um relatório alegando a sua resposta foi um assédio).
  • Tentativa de contornar uma decisão do Comitê, por exemplo desbloqueando alguém durante um período que o Comitê proibiu.

Denunciar um problema

Em caso de ameaças de violência e outras situações urgentes, notifique as autoridades relevantes primeiro (se possível) e envie um email para a Wikimedia Foundation no endereço emergency@wikimedia.org (mais informações).

Pessoas que vivenciarem ou observarem comportamento inaceitável são encorajadas a seguir quaisquer desses passos:

  1. Peça à pessoa que está se comportando de maneira inaceitável para parar. Faça-a ciente deste Código de Conduta.
  2. Se estiver em um evento, reporte o problema para os organizadores do evento, ou um contato designado.
  3. Reporte o problema diretamente para o Comitê do Código de Conduta através do techconduct@wikimedia.org. Você também pode mandar um relatório para o Comitê se você reportou um incidente em outro lugar e a resposta não te satisfez.

Relatórios podem ser curtos como uma notificação com um link, mas mais informação nos ajudará a entender o que está acontecendo. Você pode incluir:

  • Suas informações e contato(nomes de usuário na Wikimedia e Phabricator por exemplo), se você quiser se identificar
  • A sua versão do incidente:
    • Onde e quando aconteceu
    • Uma descrição do comportamento inaceitável
    • Quem esteve envolvido e quem viu acontecer
    • Se o incidente é recorrente
  • Qualquer informação adicional que vai nos ajudar a entender completamente o problema, como incidentes anteriores ou circunstâncias especiais
  • Links de registros públicos do incidente, se existir algum
  • Capturas de tela mostrando o que aconteceu

Relatórios são processados confidencialmente. Para mais informações, veja Confidentiality.

Vá para Code of Conduct/Cases para saber sobre como relatórios direcionados ao Comitê são processados.

Atribuição e reutilização

Este código de conduta é adaptado do contrato de contribuidor (revisão 49054013), o código de conduta da jQuery (revisão 91777886), Open Code of Conduct (v1.0), e código de conduta do cidadão, junto com o política de espaço amigável da WMF.

O texto do pacto do colaborador e do código de conduta da jQuery é usado sob o Licença MIT (pacto do colaborador mudou sua licença para CC BY 4.0 agora). O texto do Código de conduta aberto é usado sob uma Creative licença Commons Attribution. O texto do Código de Conduta do Cidadão é usado sob uma licença Creative Commons Share-alike Attribution. O texto geral está sob licença padrão do MediaWiki.org (CC BY-SA 3.0).

Nós valorizamos as contribuições uns dos outros e o compromisso de cada contribuidor de fazer nossos espaços técnicos amigáveis para todos. Nós encorajamos outros projetos a adotar e adaptar este código de conduta independente do fato de usarem ou não a infraestrutura técnica da Wikimedia.

Ver também