Project:O MediaWiki não é Wikipédia

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Project:MediaWiki is not Wikipedia and the translation is 100% complete.

O MediaWiki é utilizado para executar milhares de wikis em servidores em todo o mundo. Os 900 wikis do movimento Wikimedia são membros importantes dessa família; e a Wikipédia em inglês, a maior wiki do mundo, é especialmente notável. Mas o MediaWiki tem uma base de usuários muito maior do que aqueles poucos projetos. O MediaWiki é utilizado para executar wikis cujos objetivos são fundamentalmente diferentes para as wikis do movimento Wikimedia; para executar wikis cujos princípios são moralmente censuráveis, não neutros ou tendenciosos; para executar wikis cujo conteúdo não é de código aberto; e milhares de wikis que não são livres para editar. Os desenvolvedores do MediaWiki fazem alterações de software para acomodar as necessidades de toda essa família; eles não fazem julgamentos sobre quais projetos são ou não são dignos de suporte.

Como tal, os desenvolvedores do MediaWiki representam seu próprio projeto com sua própria comunidade em separado, com seus próprios objetivos e práticas; e esses objetivos e práticas, ao mesmo tempo que seguem de perto os da Wiki em inglês ou qualquer outra wiki, não necessariamente precisam se alinhar. Não há nada irrealista, ou de errado, com a Wiki em inglês ter metas que são muito ligeiramente diferentes das do software MediaWiki como um todo. As wikis do movimento Wikimedia têm, e sempre terão, uma relação simbiótica particularmente forte com o projeto MediaWiki, e muitas vezes têm a voz mais alta na orientação do desenvolvimento do MediaWiki. Mas, como um membro de um projeto Wikimedia como a Wikipedia, não cometa o erro de pensar que o MediaWiki, ou os desenvolvedores do MediaWiki, existem apenas para servir o seu projeto, ou para servir o movimento Wikimedia como um todo.

Se você é um membro de um projeto do Wikimedia como a Wikipédia, você deve pensar dos desenvolvedores exatamente da mesma maneira que você pensa da comunidade do Wikimedia Commons. A maioria dos wikis do movimento Wikimedia têm uma relação simbiótica forte e saudável com Commons, e a comunidade Commons geralmente faz um bom trabalho de equilibrar as necessidades das muitas wikis que ele suporta. Mas essa relação não costuma ficar sem seus momentos de tensão, e as comunidades wiki às vezes não sentem que estão recebendo tudo o que gostariam. Mas há um reconhecimento instintivo de que essas comunidades não têm direito de esperar mais cooperação do que recebem, porque o Commons é um projeto próprio, com os seus próprios valores, e que elas terão de convencer o Commons que o que elas querem fazer é no melhor interesse de ambos os projetos, a fim de progredir. Se você tratar a comunidade de desenvolvedores do MediaWiki, da mesma forma, você vai entender muito melhor por que as coisas nem sempre parecem estar indo no caminho certo.

Faça

  • Seja proativo em deixar os desenvolvedores do MediaWiki saberem quando uma mudança teve um impacto sobre seu projeto wiki, positivo ou negativo.
  • Sugira modificações que possam beneficiar a sua wiki.
  • Tenha em mente o quadro geral quando se discute mudanças.

Não faça

  • Nunca assuma que os desenvolvedores do MediaWiki tem o dever de consultar o seu projeto antes de fazer uma mudança, especialmente se o seu projeto é grande e importante apenas pra você.
  • Não assuma que os desenvolvedores do MediaWiki tem o dever de não fazer quaisquer mudanças que são prejudiciais para o seu projeto.
  • Não tente argumentar que uma mudança deve ser feita porque há "consenso" de seu projeto para isso. Um consenso dos usuários do MediaWiki seria algo impressionante, dado que muitos deles discordariam da cor do céu.

Ver também