Editor de wikitexto 2017

From MediaWiki.org
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page 2017 wikitext editor and the translation is 100% complete.

Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Tiếng Việt • ‎Türkçe • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎kurdî • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎русский • ‎українська • ‎עברית • ‎العربية • ‎سنڌي • ‎मराठी • ‎हिन्दी • ‎ਪੰਜਾਬੀ • ‎ქართული • ‎中文 • ‎日本語 • ‎粵語 • ‎한국어
2017 wikitext editor.png

O editor de wikitexto 2017 é um modo usando a extensão do Editor Visual que permite os editores usarem as ferramentas do editor visual e a barra de ferramentas editando com o recurso de códigos wikitexto. Ele pode ser acessado com o editor visual clicando no botão na barra de ferramentas para mudar para o wikitexto.

Voçê pode escolher para utiliza-la nas wikis da Wikimedia como um recurso Beta para desktops indo a suas preferências.

O que é

Em apoio a um dos objetivos no nosso plano anual 2016-2017, 'Manter e aprimorar incrementalmente as interfaces atuais de criação e curadoria de conteúdo', o Departamento de Edição está trabalhando em um novo editor de wikitexto.

Ele é integrado ao editor visual para melhor alternar entre os dois. Tem um design semelhante e muitas das ferramentas presentes no editor visual, incluindo o serviço citoid. O novo modo de edição para wikitexto está disponível como um recurso beta para usuários de desktop. A principal tarefa no Phabricator é T104479 (o software às vezes também é chamado de "editor de wikitext moderno" ou "novo editor de wikitext" / "NWE").

Este é um novo editor, não uma modificação para o editor de wikitexto existente. O modo beta do recurso permite o usuário a dar feedback e dará tempo para evitar a interrupção repentina dos editores e a interrupção dos gadgets existentes.

Quais são os motivos deste projeto?

Em 2010, a Fundação Wikimedia terminou o projeto Usability (o que nos deu a skin atual do Vector, a ferramenta de upload e o editor de conteúdo) e alternou às questões selecionadas pela comunidade na Estratégia 2010-2015. Isso está incluindo um número de melhoramentos para as ferramentas de edição, a mais notável é o editor visual, juntamente com notificações e outras melhorias. No entanto, a estratégia não é e nunca foi substituir o wikitexto; vemos os dois sistemas de edição como importantes a longo prazo para ajudar a comunidade a continuar a tornar os projetos da Wikimedia tão bem sucedidos como são agora.

Em dezembro de 2016, em quase todos os wikis da Wikimedia, fornecemos três editores de conteúdo principais. Eles são inconsistentes para os usuários em sua aparência, operação, desempenho e em ajuda e suporte. Um deles é o editor wikitexto da área de trabalho da era 2010 chamado Editor da Wiki, outro é o editor visual em suas formas desktop e móvel, e o último é o editor wikitexto móvel básico.

Desde 2010, aprendemos muito sobre como os usuários, novos e experientes, usam nosso software e o que eles gostariam de ver mudado em nosso software de edição. Nossa pesquisa informou a construção do editor visual em torno de projetos que funcionam bem para editores, dando sinais claros para novos usuários sobre como usá-lo, enquanto se afastam do caminho daqueles usuários experientes que preferem o Editor da Wiki que eles já conhecem. Embora seja imperfeito, temos visto fortes preferências de novos usuários pelo design do editor visual, pelas sugestões de fluxo de trabalho e pela experiência geral. Também aprendemos muito em termos de engenharia e a construímos de tal forma que ela pode ser usada em uma página (como quando você clica em Editar código-fonte) ou dentro de uma ferramenta (como no Flow) e em computadores ou dispositivos móveis e de maneira extensível por outros recursos.

Ter três sistemas de edição inconsistentes é ruim. É ruim para os editores mais novos, porque o que aprenderam com um editor não pode ser aplicado a outros contextos (como editar uma página de discussão). É ruim para os editores experientes, que devem responder a várias perguntas antes que possam descobrir qual é a situação do novato e como ajudar. Isso é ruim para os sysops, que precisam configurar separadamente o que a comunidade precisa em cada um dos editores - ou então descobrir que não conseguem em alguns editores. É ruim para os desenvolvedores de scripts e gadgets, que precisam lidar com muitas situações diferentes (ou ignorá-las). Isso é ruim para os desenvolvedores, que precisam considerar três vezes mais partes da complexidade sempre que precisarem consertar algo ou adicionar um recurso. E é ruim para os doadores da Wikimedia Foundation, cujas doações são gastas apoiando esses múltiplos fluxos paralelos de trabalho.

Consequentemente, estamos trabalhando em um novo editor de wikitexto. Isso fornecerá uma experiência única, integrada e consistente entre desktops e dispositivos móveis, além de editores visuais e wikitextps. Será uma plataforma que pode ser integrada a outros editores, para que a experiência seja o mais próxima possível entre situações e tipos de conteúdo. Proporcionaremos aos usuários uma experiência tão boa quanto possível, limitando a quebra de funcionalidades existentes.

Observe que a fase atual da implantação é fornecer isso como um recurso Beta e obter feedback. Somente uma vez que atendemos aos nossos requisitos de qualidade (incluindo testes de novos usuários e felicidade de usuários experientes), provavelmente em meados de 2017, começaremos a fornecê-los por padrão no lugar do editor de wikitext atual. Observe que a fase atual da implantação é fornecer isso como um recurso Beta e obter feedback. Somente uma vez que atendemos aos nossos requisitos de qualidade (incluindo testes de novos usuários e felicidade de usuários experientes), provavelmente em meados de 2017, começaremos a fornecê-los por padrão no lugar do editor de wikitexto atual.

Objetivos e status de desenvolvimento

Primeiro lançamento (recurso beta)

Os objetivos iniciais do projeto eram ter paridade com o editor de wikitext existente, o WikiEditor, usando a mesma barra de ferramentas com os mesmos botões nas mesmas posições que no editor visual, para que os usuários tenham uma experiência consistente. Isso significa fornecer pelo menos todos os controles no editor wikitext, com poucas exceções para botões muito raros:

  • Ferramentas básicas (negrito, itálico, assinatura, links e imagens)
  • Ferramentas avançadas (cabeçalhos, listas de marcadores, listas numeradas, grandes, pequenas, sobrescritas e subscritas, galerias e tabelas)
  • Inserção de caracteres especiais; e
  • Encontre e substitua.

Todos eles foram concluídos em agosto de 2016, juntamente com muitas ferramentas que não estão no editor de wikitexto existente (como rasurado, sublinhado, inserção de modelos e assim por diante) e recursos como HTML colado sendo automaticamente convertidos em wikitexto. Em particular, também fornecemos a ferramenta de citação automática "citoid", que permite aos usuários adicionar rapidamente referências baseadas em URLs ou DOIs. Isso é semelhante, mas mais avançado que, aos gadgets que alguns wikis, como a Wikipédia inglesa, já escreveram para si mesmos, e agora estarão disponíveis para todos os wikis.

Nós realizamos extensos testes de QA que os recursos funcionam como esperado, e uma revisão de projeto e testes de usuário estruturados. Uma vez que ficamos felizes por estar funcionando adequadamente conforme o planejado e não é (pelo menos) pior para os novos usuários, buscamos feedback de usuários experientes de todos os níveis por meio de um recurso Beta.

Lançamento final do beta (antes do lançamento geral)

O ponto do primeiro lançamento como um recurso beta é obter um feedback inicial sobre o quão bem este novo editor funciona para as pessoas. Esperamos que o feedback inclua muitas sugestões de alterações. Há várias melhorias que já estamos considerando. Algumas delas provavelmente precisam ser tratadas antes que o novo editor wikitexto seja lançado fora de um recurso beta. Algumas delas são tecnicamente difíceis e, portanto, foram adiadas, enquanto outras se beneficiariam do feedback do mundo real dos usuários existentes para moldar os recursos da forma mais útil possível.

Para a primeira categoria (grandes desafios), acreditamos que precisaremos abordar edição de seção, na qual clicar em editar mostrará pequenas partes da página para editar e um design totalmente responsivo' ' ', para que a interface possa ser ampliada e reduzida de forma mais limpa para dispositivos menores, onde os usuários são ampliados ou outros motivos de acessibilidade e plataforma; Isso nos permitirá fornecer o recurso em dispositivos móveis como um exemplo beta, para garantir que ele funcione para todos os editores, não apenas para os computadores.

Para a segunda categoria (feedback necessário), precisaremos fornecer ajuda no editor para guiar os usuários através do processo de edição desde a primeira vez que eles clicam em editar e também mais tarde em suas carreiras de edição. Neste momento, o editor wikitexto possui uma aba de "ajuda" com uma breve orientação sobre o wikitexto; no editor visual, temos um link para o guia do usuário, que poderíamos replicar para essa finalidade. Como isso deve funcionar, e o que deve ser destacado, é provável que seja algo sobre o qual muitos membros de nossas comunidades tenham idéias de especialistas. Também precisaremos limpar como os gadgets estendem o editor, já que a nova integração do editor agora é complexa e confusa. Isso tornaria a conversão de alguns gadgets mais difícil do que deveria ser. Muitas comunidades de wiki dependem de gadgets específicos para acelerar o fluxo de trabalho de edição, e é importante preservar a capacidade dos wikis de experimentar flexivelmente melhorias como essa.

Naturalmente, qualquer alteração dessa escala provavelmente será prejudicial para os fluxos de trabalho de alguns usuários, e terá alguns problemas com casos de borda relativos que não serão abordados. Estamos ansiosos para descobri-las e abordá-las ao longo das semanas e meses após o lançamento do recurso beta.

Bom-para-ter

Juntamente com o exposto acima, há outros recursos novos que gostaríamos de fornecer, se possível, mas que podem ser muito caros para serem desenvolvidos ou muito lentos para os usuários e, portanto, não são planejados desde o início. Um recurso que estaríamos interessados ​​em fornecer é salvar rascunhos locais automáticos à medida que os usuários editam, de modo que, se o navegador ou computador travar ou perder energia no meio da edição, eles possam continuar em vez de precisar reiniciar. Isso resgataria os usuários de ocorrências bastante frustrantes, se incomuns, particularmente pessoas com computadores antigos ou conexões de rede ruins.

Um grande recurso que muitas vezes é discutido é o destaque da sintaxe do wikitexto para ajudar a guiar os olhos das pessoas para o conteúdo certo para o qual elas estão procurando. Este recurso foi de fato construído para o editor wikitext existente em 2011, mas tivemos que abandoná-lo porque a alta complexidade do wikitext significa que isso era excessivamente lento para a maioria dos usuários. Cinco anos depois, a maioria das máquinas dos usuários é um pouco mais rápida do que na época, o que ajuda um pouco. Além disso, pode valer a pena explorar como poderíamos fazer um recurso fazendo isso se fôssemos fazer algumas simplificações dos tipos de wikitexto que tentamos destacar.

(Enquanto isso, o destaque da sintaxe é fornecido por Lembrar o marcador de sintaxe do ponto e WikEd, que estão disponíveis em alguns wikis como gadgets). O realce de sintaxe também foi introduzido [1] no editor wikitext 2017 usando Extension: CodeMirror.

Mais complexo e propenso a erros do que o realce de sintaxe, mas possivelmente ainda mais útil, seria um recurso para dobrar estruturas de wikitextoem blocos para que os usuários possam facilmente ignorar coisas que não desejam editar sem precisar ler por eles. Por exemplo, longas invocações de infobox ou referências podem ser dobradas em blocos até que você queira editá-las. As tecnologias que construímos para o editor visual são particularmente adequadas para fornecer esse caso de uso de maneira confiável, então isso pode ser algo que poderíamos fazer. Novamente, como no realce de sintaxe, talvez precisemos nos comprometer com a complexidade do wikitexto que reconhecemos em troca de fornecer algo com desempenho suficiente para ser útil para a maioria de nossos usuários.

Outro recurso interessante que poderíamos fornecer seria alertar os usuários quando eles salvam com dois ou três botões para adicionar resumos de edição com um clique com base em suas atividades recentes. Esse tipo de recurso é bastante popular em alguns wikis como um gadget e seria interessante disponibilizá-lo para todos os usuários em todos os wikis, sem que as wikis precisem ter um guru de gadgets à mão para ajudar a configurá-lo e mantê-lo.

Recursos

Ver também