Editor de wikitexto 2017

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page 2017 wikitext editor and the translation is 99% complete.

O editor de wikitexto 2017 é um modo usando a extensão do Editor Visual que permite os editores usarem as ferramentas do editor visual e a barra de ferramentas editando com o recurso de códigos wikitexto. Ele pode ser acessado com o editor visual clicando no botão na barra de ferramentas para mudar para o wikitexto.

O Editor wikitexto de 2017 foi lançando nas wikis alojadas na Wikimedia em 2023. Não está ativado por padrão. Você pode optar por usá-las nas wikis da Wikimedia acessando suas preferências clicando na caixa de seleção "Usar o modo de texto wiki dentro do editor visual, em vez de um editor de texto diferente", e então em "Salvar".

O que é

Em apoio a um dos objetivos no nosso plano anual 2016-2017, 'Manter e aprimorar incrementalmente as interfaces atuais de criação e curadoria de conteúdo', o Departamento de Edição está trabalhando em um novo editor de wikitexto.

Ele é integrado ao editor visual para melhor alternar entre os dois. Tem um design semelhante e muitas das ferramentas presentes no editor visual, incluindo o serviço citoid. O novo modo de edição para wikitexto está disponível para usuários de desktop. A principal tarefa no Phabricator é tarefa T104479 (o software às vezes também é chamado de "editor de wikitext moderno" ou "novo editor de wikitext" / "NWE" (new wikitext editor)).

Este é um novo editor, não uma modificação para o editor de wikitexto existente. Como o editor é baseado na interface do Editor Visual, e não uma area de texto convencional, então vários gadgets de edição não funcionarão com ele (isso requer usar uma API bem específica para acessar o código wiki). Gadgets that open an edit form and require a textarea can switch to plain wikicode editor using action=submit (rather than action=edit).

Quais são os motivos deste projeto?

Em 2010, a Fundação Wikimedia terminou o projeto Usability (o que nos deu o tema atual do Vector , a ferramenta de upload e o 2010 wikitext editor ) e alternou às questões selecionadas pela comunidade na Estratégia de 2010-2015. Isso incluiu uma série de melhorias para as ferramentas de edição, principalmente o editor visual, juntamente com notificações e outras melhorias. No entanto, a estratégia não é e nunca foi substituir o wikitexto; vemos os dois sistemas de edição como importantes a longo prazo para ajudar a comunidade a continuar a tornar os projetos da Wikimedia tão bem-sucedidos quanto agora.

Em dezembro de 2016, em quase todos os wikis da Wikimedia, fornecemos três editores de conteúdo principais. They are inconsistent for users in their appearance, operation, performance, and in help and support. Um deles é o editor de wikitexto para desktop da era de 2010 chamado WikiEditor, outro é o editor visual em seus formulários para desktop e móvel e o último é o editor básico de wikitexto para dispositivos móveis.

Desde 2010, aprendemos muito sobre como os usuários, novos e experientes, usam nosso software e o que eles gostariam de ver mudado em nosso software de edição. Nossa pesquisa informou a construção do editor visual em torno de projetos que funcionam bem para editores, dando sinais claros para novos usuários sobre como usá-lo, enquanto se afastam do caminho daqueles usuários experientes que preferem o Editor da Wiki que eles já conhecem. Embora seja imperfeito, temos visto fortes preferências de novos usuários pelo design do editor visual, pelas sugestões de fluxo de trabalho e pela experiência geral. Também aprendemos muito em termos de engenharia e a construímos de forma que possa ser usada em uma página (como quando você clica em "Editar código-fonte") ou dentro de uma ferramenta (como em Flow) e em desktop ou móvel, e de uma maneira que seja extensível por outros recursos.

Ter três sistemas de edição inconsistentes é ruim. É ruim para os editores mais novos, porque o que aprenderam com um editor não pode ser aplicado a outros contextos (como editar uma página de discussão). É ruim para editores experientes, que precisam responder a várias perguntas antes de descobrir qual é a situação do novato e como ajudar. É ruim para os sysops, que precisam definir separadamente o que sua comunidade precisa em cada um dos editores - ou então descobrir que não podem obtê-lo em alguns editores. É ruim para os desenvolvedores de scripts e gadgets, que precisam lidar com muitas situações diferentes (ou ignorá-las). É ruim para os desenvolvedores, que precisam levar em consideração três vezes mais partes da complexidade sempre que precisam consertar algo ou adicionar um recurso. E é ruim para os doadores da Fundação Wikimedia, cujas doações são gastas no apoio a esses múltiplos fluxos de trabalho paralelos.

Consequentemente, estamos trabalhando em um novo editor de wikitexto, o editor de wikitexto de 2017. Isso fornecerá uma experiência única, integrada e consistente entre o desktop e o celular, e os editores de wikitexto e visuais. Será uma plataforma que pode ser integrada a outros editores, para que a experiência seja o mais próxima possível entre situações e tipos de conteúdo. Proporcionaremos aos usuários a melhor experiência possível, ao mesmo tempo em que limitaremos a quebra da funcionalidade existente.

Os usuários que não gostam dele podem desabilitá-lo. O atual editor de wikitexto não vai a lugar nenhum, pelo menos nos próximos anos. Embora possamos eventualmente removê-lo, qualquer um que gostar pode mantê-lo.

Objetivos e status de desenvolvimento

Primeiro lançamento (recurso beta)

Os objetivos iniciais do projeto eram ter paridade com o editor de wikitext existente, o WikiEditor, usando a mesma barra de ferramentas com os mesmos botões nas mesmas posições que no editor visual, para que os usuários tenham uma experiência consistente. Isso significa fornecer pelo menos todos os controles no editor wikitext, com poucas exceções para botões muito raros:

  • Ferramentas básicas (negrito, itálico, assinatura, links e imagens)
  • Ferramentas avançadas (cabeçalhos, listas de marcadores, listas numeradas, grandes, pequenas, sobrescritas e subscritas, galerias e tabelas)
  • Inserção de caracteres especiais; e
  • Encontre e substitua.

Todos eles foram concluídos em agosto de 2016, juntamente com muitas ferramentas que não estão no editor de wikitexto existente (como rasurado, sublinhado, inserção de modelos e assim por diante) e recursos como HTML colado sendo automaticamente convertidos em wikitexto. Em particular, também fornecemos a ferramenta de citação automática "citoid", que permite aos usuários adicionar rapidamente referências baseadas em URLs ou DOIs. Isso é semelhante, mas mais avançado que, aos gadgets que algumas wikis, como a Wikipédia inglesa, já escreveram para si mesmos, e agora estarão disponíveis para todas as wikis.

Nós realizamos extensos testes de QA que os recursos funcionam como esperado, e uma revisão de projeto e testes de usuário estruturados. Uma vez que ficamos felizes por estar funcionando adequadamente conforme o planejado e não é (pelo menos) pior para os novos usuários, buscamos feedback de usuários experientes de todos os níveis por meio de um recurso Beta.

Lançamento final do beta (antes do lançamento geral)

O ponto do primeiro lançamento como um recurso beta é obter um feedback inicial sobre o quão bem este novo editor funciona para as pessoas. Esperamos que o feedback inclua muitas sugestões de alterações. Há várias melhorias que já estamos considerando. Algumas delas provavelmente precisam ser tratadas antes que o novo editor wikitexto seja lançado fora de um recurso beta. Algumas delas são tecnicamente difíceis e, portanto, foram adiadas, enquanto outras se beneficiariam do feedback do mundo real dos usuários existentes para moldar os recursos da forma mais útil possível.

Para a primeira categoria (grandes desafios), acreditamos que precisaremos abordar edição de seção, na qual clicar em editar mostrará pequenas partes da página para editar e um design totalmente responsivo, para que a interface possa ser ampliada e reduzida de forma mais limpa para dispositivos menores, onde os usuários são ampliados ou outros motivos de acessibilidade e plataforma; Isso nos permitirá fornecer o recurso em dispositivos móveis como um exemplo beta, para garantir que ele funcione para todos os editores, não apenas para os computadores.

Para a segunda categoria (feedback necessário), precisaremos fornecer ajuda no editor para guiar os usuários através do processo de edição desde a primeira vez que eles clicam em editar e também mais tarde em suas carreiras de edição. No momento, o editor de wikitexto tem uma guia de "ajuda" com algumas orientações breves sobre o wikitexto; no editor visual, temos um link para o guia do usuário, que poderíamos replicar para esse fim. Como isso deve funcionar, e o que deve ser destacado, provavelmente é algo sobre o qual muitos membros de nossas comunidades têm ideias especializadas. Também precisaremos limpar como os gadgets estendem o editor, já que a nova integração do editor agora é complexa e confusa. Isso tornaria a conversão de alguns dispositivos mais difícil do que deveria. Muitas comunidades wiki dependem de gadgets específicos para acelerar seu fluxo de trabalho de edição, e é importante que preservemos a capacidade dos wikis de experimentar melhorias como essa de maneira flexível.

Naturalmente, qualquer alteração dessa escala provavelmente será prejudicial para os fluxos de trabalho de alguns usuários, e terá alguns problemas com casos de borda relativos que não serão abordados. Esperamos descobrir e resolver isso nas semanas e meses após o lançamento do recurso beta.

Bom-para-ter

Juntamente com o exposto acima, há outros recursos novos que gostaríamos de fornecer, se possível, mas que podem ser muito caros para serem desenvolvidos ou muito lentos para os usuários e, portanto, não são planejados desde o início. Um recurso que estaríamos interessados ​​em fornecer é salvar rascunhos locais automáticos à medida que os usuários editam, de modo que, se o navegador ou computador travar ou perder energia no meio da edição, eles possam continuar em vez de precisar reiniciar. Isso salvaria os usuários de ocorrências bastante frustrantes, embora incomuns, especialmente pessoas com computadores antigos ou conexões de rede ruins.

Um grande recurso que muitas vezes é discutido é o destaque da sintaxe do wikitexto para ajudar a guiar os olhos das pessoas para o conteúdo certo para o qual elas estão procurando. Esse recurso foi de fato criado para o editor de wikitexto existente em 2011, mas tivemos que abandoná-lo porque a complexidade muito alta do wikitexto significa que ele era extremamente lento para a maioria dos usuários. Cinco anos depois, a maioria das máquinas dos usuários é um pouco mais rápida do que na época, o que ajuda um pouco. Além disso, pode valer a pena explorar o quão bom seria o desempenho de um recurso fazendo isso se fizéssemos algumas simplificações dos tipos de wikitexto que tentamos destacar.

(Enquanto isso, o destaque da sintaxe é fornecido por Lembrar o marcador de sintaxe do ponto e Extensão:WikEd , que estão disponíveis em alguns wikis como gadgets). O realce de sintaxe também foi introduzido gerrit:343878 no editor wikitext 2017 usando Extensão:CodeMirror .

Mais complexo e propenso a erros do que o realce de sintaxe, mas possivelmente ainda mais útil, seria um recurso para dobrar estruturas de wikitextoem blocos para que os usuários possam facilmente ignorar coisas que não desejam editar sem precisar ler por eles. Por exemplo, longas invocações de infobox ou referências podem ser dobradas em blocos até que você queira editá-las. As tecnologias que construímos para o editor visual são particularmente adequadas para fornecer esse caso de uso de maneira confiável, então isso pode ser algo que poderíamos fazer. Novamente, como acontece com o destaque de sintaxe, podemos precisar comprometer a complexidade do wikitexto que reconhecemos em troca de fornecer algo com desempenho suficiente para ser útil para a maioria de nossos usuários.

Outro recurso interessante que poderíamos fornecer seria alertar os usuários quando eles salvam com dois ou três botões para adicionar resumos de edição com um clique com base em suas atividades recentes. Esse tipo de recurso é bastante popular em algumas wikis como um gadget e seria bom fornecê-lo a todos os usuários em todas as wikis, sem que esses wikis precisassem ter um guru do gadget disponível para ajudar a configurá-lo e mantê-lo.

Recursos


Ver também