Ajuda:Espaços Nominais

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Namespaces and the translation is 79% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

As páginas numa MediaWiki agrupam-se em colecções denominadas "espaços nominais" que diferenciam o propósito das páginas num nível superior. As páginas em alguns espaços nominais também podem ter propriedades especiais ou comportarem-se de maneira diferente quando interagem com outras páginas.

Os espaços nominais são indicados nos títulos da página, colocando o nome da página com <espaço nominal>:, e assim, o prefixo Help: no título desta página (Help:Namespaces/pt) indica que esta página está no espaço nominal Help. Cada espaço nominal é identificado por um número e um nome, que podem ser traduzidos e também podem ter nomes alternativos.

Uma página cujo nome não tem um prefixo de um espaço nominal que está no espaço nominal principal. Note, no entanto, que o sinal ortográfico de dois pontos (:) e os prefixos também podem existir nos títulos da página sem indicar um espaço nominal: a página Foo:Namespaces/pt é uma página localizada no espaço nominal principal porque o espaço nominal "Foo" não existe. Já a página Help:Foo:Namespaces/pt está no espaço nominal "Ajuda" ("Help").

Espaços nominais padrão

A instalação padrão do MediaWiki tem dezasseis espaços nominais para as páginas criadas pelos utilizadores. Existem mais dois espaços nominais especiais, que contêm páginas geradas pelo próprio MediaWiki dinamicamente, só quando são acedidas. Os espaços nominais padrão estão organizados aos pares. Cada par tem um «espaço nominal de conteúdo» e um «espaço nominal de discussão». Os espaços nominais são numerados a partir do zero; os de conteúdo têm números pares e os de discussão têm números ímpares.

Multimédia

Este espaço nominal é utilizado para a ligação direta aos ficheiros de multimédia: a hiperligação [[Media:MediaWiki-2020-logo.svg]] associa apenas a imagem em vez da página de descrição da imagem, que deveria ser [[:File:MediaWiki-2020-logo.svg]].

Especial

Este espaço nominal é usado para agrupar páginas especiais, relatórios e interfaces geradas pelo MediaWiki só quando são visitadas, e que não são diretamente editáveis. Não é possível criar páginas neste espaço nominal, exceto se estiver a alterar ou expandir o próprio software MediaWiki.

(Principal)

O espaço nominal que não tem prefixo separado com dois pontos. É vulgarmente designado o «espaço nominal principal». Normalmente, contém a vasta maioria das páginas de conteúdo da wiki. Em geral, não tem propriedades especiais.

Discussão

O espaço nominal "Talk" é o espaço nominal de discussão anexado ao espaço nominal principal. Este não tem propriedades especiais.

Utilizador

Cada utilizador tem uma página própria no espaço nominal "User", que está interligada com os históricos de edição, listas de vigia, alterações recentes, etc.; sempre que um utilizador individual é identificado de forma única.

Esta página e as suas subpáginas podem ser utilizadas pelos utilizadores para gravar informação sobre eles próprios ou para testar e experimentar novos conteúdos. As páginas de formulário {{$1|'Nome de Utilizador'}} ou {{$2|'Nome de Utilizador'}} só podem ser editadas pelos próprios utilizadores ou pelos administradores da interface (ou administradores antes do MediWiki 1.32). Pages of the form User:UserName/Foo.js or User:UserName/Foo.css can only be edited by the user themselves or by interface administrators (or administrators before MediaWiki 1.32).

Discussão do utilizador

Este espaço nominal é o espaço de discussão associado com o espaço nominal "User". As páginas neste espaço nominal são utilizadas principalmente para deixar mensagens aos utilizadores em particular ou informá-los sobre as discussões que poderão ser do interesse dos mesmos. Para facilitar isto, quando uma página $2:Nome do Utilizador é editada, quando o utilizador «Nome do Utilizador» carrega uma página, é exibido um aviso no topo da página a informá-lo da edição: Pages in this namespace are mainly used to leave messages for particular users or inform them of discussions that may be of interest to them. To facilitate this, when a page User talk:UserName is edited, whenever the user UserName loads a page, a notice is displayed at the top of the page informing them of the edit:

Esta notificação continua a aparecer até que o utilizador carregue a sua página de discussão do utilizador para ler a mensagem.

Dica para administradores: As extensões, tal como Echo , podem substituir este comportamento.

Projeto

Este espaço nominal é normalmente utilizado para discussões do meta, isto é, debates relacionados com a operação e desenvolvimento da própria wiki. Isto redireciona automaticamente o utilizador para um espaço nominal etiquetado depois do nome da wiki, por exemplo: [[Project:Licenses]] → [[Wikipedia:Licenses]].

Discussão do projeto

Este é um espaço nominal quer é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas de projeto correspondentes. Não tem propriedades especiais.

Ficheiro

O espaço nominal "File" é utilizado para guardar os metadados de imagens, vídeos, ficheiros de áudio e outros ficheiros de multimédia, que podem ser acedidos através do espaço nominal "Media". Cada ficheiro tem uma página correspondente no espaço nominal "File" que é normalmente utilizada para guardar os dados de licenciamento. Associar "diretamente" para uma página neste espaço nominal incorpora o ficheiro multimédia na página: [[File:MediaWiki-2020-logo.svg|right]] produz a imagem à direita. Consulte Ajuda:Imagens para mais detalhes sobre esta sintaxe de hiperligação.

Para criar uma hiperligação interna para a página do ficheiro, tem de adicionar dois pontos ao nome do espaço nominal: [[:File:MediaWiki-2020-logo.svg|right]] produz File:MediaWiki-2020-logo.svg. A instalação padrão do MediaWiki tem o nome alternativo “Imagem” para o espaço nominal «File» - Consulte Nomes alternativos dos espaços nominais.

Para criar hiperligações diretas para ficheiros multimédia, sem passar pela página de descrição, veja o espaço nominal Multimédia.

Discussão de ficheiro

Este é um espaço nominal que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas de multimédia correspondentes. Não tem propriedades especiais.

MediaWiki

O espaço nominal "MediaWiki" é utilizado para conter as mensagens do sistema e outros conteúdos importantes. For instance, the page MediaWiki:Edit (or MediaWiki:Vector-view-edit in the default “Vector” skin) contains the text that fills the “Editar” tab at the top of every page. If that page exists, it overrides the default content, which is “Edit.” Similarly, MediaWiki:Common.css is the system message that holds the CSS code that is loaded for all users for each page. It has the special property that the entire namespace can only be edited by users with the (editinterface) user right. A partir do MediaWiki 1.32, as páginas JavaScript e CSS também precisam de permissões editinterface e editsitejs (respetivamente) para editar.

Discussão do MediaWiki

Este é um espaço nominal de discussão que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as mensagens do sistema associado. Este não tem propriedades especiais.

Modelo

O espaço nominal "Template" é utilizado para agrupar os modelos, que são blocos de texto ou de código wiki criados para serem incluídos em várias outras páginas. Para facilitar isto, este tem a propriedade que é o espaço nominal "predefinição" nas inclusões: o código wiki {{Foo}} é equivalente a {{Template:Foo}}.

Discussão de modelo

Este é um espaço nominal de discussão que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas de modelo associadas. Este não tem propriedades especiais.

Ajuda

O espaço nominal "Help" é normalmente utilizado para conter os ficheiros da ajuda, instruções e os guias de "como". Este não tem propriedades especiais. See Help namespace content.

Discussão de ajuda

Este é um espaço nominal de discussão que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas de ajuda associadas Este não tem propriedades especiais.

Categoria

O espaço nominal "Category" contém as categorias, que são as listas dinâmicas de outras páginas. To facilitate this, linking directly to a category page does not output an inline link, but instead includes the page into the associated category page. So the code [[Category:Help]] causes a category link to appear at the bottom of the page (at the bottom in the box marked “Categoria”). Clicking on that link takes you to the category page, where this page is visible in the category list.

Para criar uma hiperligação para uma página de categoria, tem de adicionar um sinal de dois pontos antes do espaço nominal: [[:$1:Ajuda]] produz Category:Help. Consulte $help-categories para mais detalhes sobre a sintaxe das hiperligações para categorias. See Ajuda:Categorias for more details on category link syntax.

Discussão de categoria

Este é um espaço nominal de discussão que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas de categoria associadas. Este não tem propriedades especiais.

Tradução

Os nomes de espaço nominal e alternativos podem ser traduzidos pelos programadores. Para solicitar a localização dos nomes de espaço nominal, por favor, crie uma tarefa de internacionalização do MediaWiki no Phabricator . Na descrição da tarefa, deverá fornecer as traduções de todos os espaços nominais na tabela à direita, bem como quaisquer espaços nominais adicionais na sua wiki (tais como "Módulo" ou "Gadget").

If the site's language is Chinese, then namespace names are translated only when the content is converted and there is no __NOTITLECONVERT__ or __NOTC__ or magic words on a page.

Renomeação dos espaços nominais

Número Nome canónico Nome localizado
-2 Media Multimédia
-1 Special Especial
0 (Main)
1 Talk Discussão
2 User Utilizador
3 User talk Discussão de utilizador
4 Project Projeto
5 Project talk Projeto Discussão
6 File Ficheiro
7 File talk Discussão de ficheiro
8 MediaWiki MediaWiki
9 MediaWiki talk Discussão de MediaWiki
10 Template Modelo
11 Template talk Discussão de modelo
12 Help Ajuda
13 Help talk Discussão de ajuda
14 Category Categoria
15 Category talk Discussão de categoria

Os nomes dos espaços nominais podem ser traduzidos para outras línguas além da inglesa e é possível dar um nome diferente a um espaço nominal, conforme seja determinado pelos administradores (usando o Namespace manager). Estes nomes são designados por nomes «localizados». No entanto, todos os espaços nominais têm um nome «canónico», o original em inglês, que funciona em todas as instalações do MediaWiki. Portanto, a hiperligação User:Fulano conduz sempre à página de utilizador de Fulano, quer a wiki esteja em francês (onde o nome localizado seria Utilisateur:Fulano), russo (Участник:Fulano) ou hindi (सदस्य:Fulano). These names are known as the 'localized' namespace names. However, all namespaces have a 'canonical name', the original English name which will work on any installation of MediaWiki. So linking to User:Foo will always locate the user page for the user foo, whether the wiki is in French (where the localized name would be Utilisateur:Foo), Russian (Участник:Foo), or Hindi (सदस्य:Foo).

Os nomes de espaço nominal canónicos são atribuídos na tabela à direita em conjunto com os seus nomes localizados nesta wiki.

Nomes alternativos de espaço nominal

Em algumas wikis existem "nomes alternativos" para o espaço nominal, que funcionam tal como os nomes localizados. Por exemplo, uma wiki pode definir «P» como nome alternativo para «Template», com o resultado que P:Xpto é equivalente a Template:Xpto, poupando algumas letras e segundos. Um exemplo real é o da Wikipédia inglesa, onde «WP» é um nome alternativo para «Project», que é o espaço nominal da «Wikipedia». For instance, a wiki might define "T" as an alias for Template, such that typing T:Foo is equivalent to Template:Foo, saving a few characters and seconds. An actual example would be on the English Wikipedia, where "WP" is an alias for Project, which is the namespace "Wikipedia".

Por padrão, "Image" é um alias para File, então [[Image:MediaWiki-2020-logo.svg]] é equivalente a [[File:MediaWiki-2020-logo.svg]].

Espaços nominais personalizados

Consulte Manual:Utilização dos espaços nominais personalizados para mais informação.

Algumas wikis podem querer organizar o conteúdo de formas que não encaixam neste conjunto padrão de espaços nominais. Uma wiki pode definir espaços nominais adicionais que têm o mesmo comportamento dos normais e, geralmente, têm um número de índice maior ou igual a 100. Em geral estes espaços nominais adicionais não têm propriedades especiais.

Identificação dos espaços nominais

Há várias formas para identificar o espaço nominal de uma página em particular:

Palavras mágicas

A palavra mágica {{NAMESPACE}} retorna o espaço nominal da página onde está.

Para se referir a outro espaço nominal, use {{ns:<nome>>}} (p.ex. {{ns:Project}}), ou {{SUBJECTSPACE}} / {{TALKSPACE}} para se referir ao espaço nominal associado ao atual.

JavaScript

A variável de JavaScript wgCanonicalNamespace contém o nome completo do espaço nominal. A variável wgNamespaceNumber contém o número de índice do espaço nominal. The variable wgNamespaceNumber contains the numerical index of the namespace.

CSS

O elemento ‎<body> do HTML da página tem duas classes CSS que variam de acordo com o espaço nominal: a classe ns-#, onde o símbolo # é o número de índice do espaço nominal, e ns-XXX, onde XXX tem os valores «subject» para todos os espaços nominais de conteúdo , «special» para páginas no espaço nominal «Special» e «talk» para os espaços nominais de discussão . Assim, é possível usar código CSS como o seguinte, para alterar a aparência de um objeto baseado no seu espaço nominal:

.ns-subject a {   /* Quase todos as hiperligações nas páginas de assunto são verdes. */
    color: #0f0;
}
.ns-talk a {      /* As hiperligações nas páginas de discussão ficam azuis */
    color: #00f;
}
.ns-3 a {         /* e as hiperligações nas páginas de discussão do utilizador ficam vermelhas */
    color: #f00;
}

Pode obter uma lista completa dos nomes de todos os espaços nominais de uma instalação do MediaWiki, a partir do separador «Avançado» da página de resultados de uma pesquisa, ou em qualquer página de «mudanças recentes», como as de contribuições ou das páginas vigiadas, na caixa das opções, numa lista descendente. Para obter as propriedades de sistema de cada espaço nominal, use a API do MediaWiki:

API


Consulte também