Diferenças entre Wikipédia, Wikimédia, MediaWiki, e wiki

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Differences between Wikipedia, Wikimedia, MediaWiki, and wiki and the translation is 78% complete.
Outdated translations are marked like this.
Consulte também: Manual:FAQ#How do I install an existing wiki, like Wikipedia or Wiktionary?
Ainda perdido? Consulte o mapa World of Wikipedia.

Está confuso sobre as diferenças entre MediaWiki, Wikimédia, Wikipédia e wiki?

Wiki

A palavra "wiki" que se pronuncia /ˈwɪki/ ou WIK-ii, é uma palavra havaiana que significa "rápido".

Uma wiki é um tipo de site na Internet cujos conteúdos podem ser editados a partir do browser e que mantém o historial de versões de cada uma das páginas editáveis. As wikis são frequentemente, mas nem sempre, editáveis por qualquer visitante.

  • wiki (como adjetivo), "ao estilo wiki", e o antónimo un-wiki são também usados para descrever a filosofia orientada para a comunidade que acompanha este sistema (p.ex. "essa maneira de fazer as coisas não é muito ao estilo wiki").
  • Wiki (com um 'W' maiúsculo) é um termo incorreto, embora por vezes tenha sido utilizado para referir tanto a Wikipédia quanto o Portland Pattern Repository (também conhecido como WikiWikiWeb), que foi a primeira wiki a ser criada.
  • software wiki e motor wiki são termos que se referem ao software usado para operar sites de wikis. Há muitos tipos diferentes de software wiki, alguns muito simples, outros com funcionalidades avançadas.

Consulte também: a entrada da Wikipedia no "Programa Wiki".

Para uma descrição mais completa, consulte a entrada da Wikipédia na "wiki".

Wikimédia

Wikimédia é o nome coletivo para o movimento da Wikimedia, que gira em torno de um grupo de projetos inter-relacionados, incluindo a Wikipédia, o Wikcionário, a Wikicitações e outros, que visam utilizar o poder colaborativo da Internet, e do conceito wiki, para criar e partilhar conhecimento livre de todos os tipos.

  • O termo servidores da Wikimedia é frequentemente utilizado para referir o hardware onde estão alojados todos os projetos Wikimedia.
  • A Fundação Wikimédia é uma organização sem fins lucrativos com sede em São Francisco que gere os projetos da Wikimédia e o programa Mediawiki. Wikimedia Deutschland, Wikimedia Russia, etc., são os nomes das dezenas de capítulos locais dos entusiastas dos projetos Wikimedia. Eles são independentes da Fundação Wikimédia e dos projetos da Wikimédia. Wikimédia, dependendo do contexto e localização, é muitas vezes utilizado incorretamente como nome abreviado para projetos da Wikimédia, ou um capítulo, ou para a Fundação Wikimédia (este último pode ocorrer também nesta wiki).
  • A Meta-Wiki da Wikimedia, vulgarmente designada Meta, é a wiki usada para discutir questões que afetam todos os projetos Wikimedia. Ver também: Meta:About.

Wikipédia

A Wikipédia é um projeto da Wikimédia que é uma enciclopédia global, livre e multilíngue da Internet. É o mais antigo e o maior projeto da Wikimédia, fundada em 2001, antecedendo a própria Fundação Wikimédia, que foi fundada em 2003. Wikipedia is often described as a wiki, but it is in fact a collection of over 200 wikis, one for each language, all running on the MediaWiki software.

MediaWiki

O MediaWiki é um motor wiki particular que foi desenvolvido para, e é utilizado pela Wikipédia e outros projetos da Wikimedia. O MediaWiki está disponível gratuitamente para ser usado (e melhorado) por todos e é usado por todo o tipo de projetos e organizações em todo o mundo.

Este site, o mediawiki.org, existe para fornecer informações sobre o MediaWiki e o software relacionado.

Consulte também


Vídeo