Diferenças entre Wikipedia, Wikimedia, MediaWiki e wiki

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Differences between Wikipedia, Wikimedia, MediaWiki, and wiki and the translation is 94% complete.
Ver também: Manual:FAQ#How do I install an existing wiki, like Wikipedia or Wiktionary?
Ainda sem entender? Confira o mapa do Mundo da Wikipédia.

Tem dúvida sobre as diferenças entre MediaWiki, Wikimedia, Wikipédia e wiki?

Wiki

A palavra "wiki" que se pronuncia /ˈwɪki/ ou WIK-ii, é uma palavra havaiana que significa "rápido".

Uma wiki é um tipo de website cujo conteúdo pode ser editado a partir do navegador web, e que mantém um histórico para cada página editada. Wikis são frequentemente, mas não sempre, editáveis por qualquer visitante do site.

  • wiki (como adjetivo), "o jeito wiki", e o antônimo un-wiki são também usados para descrever a filosofia orientada à comunidade que acompanha esse sistema (p.ex. "isso não é uma maneira muito wiki de fazer as coisas").
  • Wiki (com 'W' maiúsculo) é um termo incorreto, embora, algumas vezes, tenha sido utilizado para se referir a tanto à Wikipédia quanto ao Portland Pattern Repository (também conhecido como WikiWikiWeb), que foi o primeiro wiki a ser criado.
  • software wiki e mecanismo wiki são termos que se referem a partes de software que alimentam os sites baseados em wiki. Há muitos tipos diferentes de software wiki; alguns muito simples, outros com recursos avançados.

Veja também: software wiki na Wikipédia.

Para uma descrição mais completa, consulte wiki na Wikipédia.

Wikimedia

Wikimedia é o nome coletivo para o movimento Wikimedia, girando em torno de um grupo de projetos inter-relacionados, incluindo Wikipédia, Wikcionário, Wikiquote e outros, que visam usar o poder colaborativo da Internet, e do conceito de wiki, para criar e compartilhar conhecimento livre de todos os tipos.

  • O termo servidores da Wikimedia é frequentemente utilizado, referindo-se ao hardware onde todos os projetos Wikimedia estão hospedados.
  • A Wikimedia Foundation é uma organização sem fins lucrativos com sede em San Francisco que executa os projetos da Wikimedia e o software wiki. * Wikimedia Deutschland, Wikimedia Russia etc. são os nomes das dezenas de divisões locais de entusiastas dos projetos Wikimedia. Eles são independentes da Fundação Wikimedia e dos projetos da Wikimedia. Wikimedia, dependendo do contexto e local, é muitas vezes usado incorretamente como nome curto para projetos da Wikimedia, ou para uma divisão, ou para a Fundação Wikimedia (este último pode acontecer também nesta wiki).
  • O Meta-Wiki da Wikimedia, comumente referido como Meta, é o wiki usado para discutir questões que afetam todos os projetos da Wikimedia. Ver também: Meta:About.

Wikipédia

A Wikipédia é um projeto da Wikimedia que é uma enciclopédia global, livre e multilíngue na internet. É o mais antigo e maior projeto da Wikimedia, antecedendo a própria Fundação Wikimedia, que foi fundada em 2003. Wikipedia is often described as a wiki, but it is in fact a collection of over 200 wikis, one for each language, all running on the MediaWiki software.

MediaWiki

O MediaWiki é um software wiki específico, que foi desenvolvido para, e é usado pela Wikipédia e outros projetos da Wikimedia. O MediaWiki está disponível gratuitamente para todos usarem (e melhorarem), e é usado por todo tipo de projeto e organização no mundo inteiro.

Este site, mediawiki.org, tem a intenção fornecer informações sobre o MediaWiki e softwares relacionados.

Ver também


Vídeo