Editor Visual/Portal/TemplateData

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page VisualEditor/Portal/TemplateData and the translation is 89% complete.

O que é TemplateData?


Editor Visual, a interface utilizada para editar as páginas da wiki, inclui uma ferramenta para facilitar a edição de modelos. No entanto, para maximizar a utilidade dessa ferramenta, esta precisa de obter informação sobre o modelo; principalmente, esta precisa de uma lista dos possíveis parâmetros para o modelo, e as suas caraterísticas.


Sem TemplateData


Sem TemplateData, é preciso adicionar manualmente cada parâmetro quando inserir um novo modelo.


Não é fornecida nenhuma informação sobre qual deveria ser o valor de um parâmetro.

Com TemplateData


Com TemplateData, a lista de parâmetros suportados (e as suas descrições) é fornecida para o modelo.


TemplateData fornece contexto para cada parâmetro, e torna muito mais simples a modificação de modelos pelos utilizadores.

Adicionar TemplateData


Uma das coisas para as quais é necessária a ajuda dos voluntários é a adição de TemplateData nos modelos (particularmente aquelas muito utilizados) de modo que eles sejam fáceis de editar.

A página de ajuda de TemplateData explica como adicionar informação de TemplateData num modelo.

Provavelmente pode pensar facilmente em alguns modelos bastante importantes da sua wiki; os utilizadores experientes sabem muito bem quais os modelos que são importantes, e perceberão inevitavelmente a falta de TemplateData ao tentar utilizá-los.

Irá encontrar uma lista gerada automaticamente dos modelos mais utilizados na sua wiki na página especial Special:MostUsedTemplates.