Ajuda:Gerenciamento de arquivos

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Managing files and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Se os carregamentos de arquivos estiverem ativados, você pode carregar certos tipos de arquivos para o wiki. Isso é particularmente útil para carregar imagens que deseja colocar em uma página, mas você também pode carregar outros tipos de arquivos. Para ativar a funcionalidade, você pode precisar configurar o carregamento de arquivos.

Carregar um arquivo

  1. Prepare o arquivo a ser carregado. Certifique-se de que o arquivo está exatamente como esperado.
  2. Na barra lateral, em «ferramentas», clique «Enviar arquivo».
  3. Clique o botão «Browse» ao lado da frase «Nome do arquivo de origem:» para localizar o arquivo no seu computador (o nome exato que aparece no botão «browse» depende do seu navegador).
  4. Modifique o «Nome do arquivo de destino:» para outro mais descritivo, se necessário.
  5. Preencha o campo «Descrição do arquivo», se necessário.
  6. Clique o botão «Enviar arquivo».

Se o arquivo for grande, você poderá ter de esperar vários segundos até a transferência terminar.

Página de descrição do arquivo

Cada arquivo obtém sua própria “página de descrição do arquivo” na wiki. O nome da página será File : seguido pelo nome do arquivo de destino que você forneceu. Você pode editar esta página para fornecer mais informações sobre o arquivo. Por exemplo, muitas projetos wiki públicos são bastante sensíveis a questões de direitos autorais e, portanto, você deve explicar na página de descrição de onde obteve o arquivo e qual é o seu status de direitos autorais. Quaisquer outras notas descritivas úteis também podem ser adicionadas lá.

Usar o arquivo

Depois de ter carregado um arquivo, ele não aparece automaticamente em nenhuma página — nem sequer na página em que você estava quando clicou no link «Enviar arquivo». Você deve decidir em quais páginas da wiki você pretende que o arquivo apareça.

Você pode incorporar fotos e outras imagens numa página. Por exemplo, você pode ter carregado a fotografia de uma pessoa e quer que aquela foto apareça ao lado de um texto sobre essa pessoa. Para informação sobre como incorporar uma imagem, consulte Help:Imagens .

Alguns arquivos podem ser de um tipo que não é incorporável numa página (por exemplo, uma planilha — presumindo que a wiki permita a importação de arquivos desse tipo). Ou, o arquivo pode ser de uma imagem tão grande que só é útil na sua própria página (por exemplo, um mapa detalhado). Ou, você pode simplesmente querer remeter aos leitores para um local onde possam baixar ou substituir o arquivo. Em cada um destes casos, você não pretende incorporar o arquivo em outra página; você pretende apenas que uma página contenha um link para a página de descrição do arquivo (ou para o próprio arquivo). Para obter informações sobre como criar um "link" para o arquivo, consulte Help:Vinculando a arquivos .

Lista de arquivos na wiki

Existem várias páginas especiais que ajudam a ver e gerir os arquivos que tenham sido carregados. Vá até a página Páginas especiais (na ferramentas da barra lateral) e consulte:

Consulte Help:Páginas especiais para obter mais detalhes sobre outras informações disponíveis aqui.

Ver também

  • A extensão Attachments pode ser usada para anexar arquivos às páginas.