Help:Extension:GlobalUserPage

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Extension:GlobalUserPage and the translation is 100% complete.

A extensão Extensão:Página de Usuário Global permite que você reuse a mesma página de usuário em múltiplas wikis de alguma família de wikis.

Ativando sua página de usuário global

Na maioria das vezes, não é necessário fazer nada. Caso sua página de usuário local não esteja do jeito desejado, talvez será necessário seguir alguns dos seguintes passos:

  • Crie sua página de usuário na wiki central. Nos projetos da Wikimedia, sua página de usuário do Meta é a sua página de usuário global.
  • Caso o recurso esteja desativado por padrão e a extensão GlobalPreferences esteja instalada, vá para Special:GlobalPreferences e ative as caixas de seleção “Usar página de usuário global” e “Usar esta preferência em todas as wikis”.
  • Caso já possua uma página de usuário local em alguma wiki em que você não deseje mais que ela seja exibida, será necessário solicitar sua exclusão. Veja Help:Eliminação e recuperação para mais detalhes ou entre em contato com a administração daquela wiki. Observe que a exclusão da página do usuário local significará que a página do usuário não aparecerá mais nos resultados da pesquisa.

De onde vem o conteúdo

Sua página de usuário global é criada na wiki central, e o “resultado” é exibido nas locais. O conteúdo que você vê na wiki central é o que você vê nas outras. Ou seja:

  • transcluir predefinições usará as predefinições da wiki central (a página de usuário global não usará predefinições locais);
  • transcluir páginas especiais como {{Special:PrefixIndex/User:''Meu nome''/}} transcluirá os dados da wiki central;
  • a função do analisador sintático {{int:}} exibirá mensagens de sistema da wiki central;
  • palavras mágicas como {{SERVERNAME}} exibirão o valor da wiki central.

Wikiligações são relativas, portanto levarão à wiki local.

Nos projetos da Wikimedia, use ligações interwiki.

Desativando sua página global de usuários

Para desabilitar a página global do usuário, você pode usar a palavra mágica __NOGLOBAL__, que, se presente na página central do usuário, impedirá que seja exibida em wikis remotos. Isso também determinará se um link para uma página do usuário no wiki remoto deve ser vermelho ou azul.

Controlando o que é exibido

Assim como a transcursão de um modelo, você pode usar as tags ‎<noinclude> e ‎<includeonly> para controlar qual conteúdo é exibido apenas no site central em que a página existe ou globalmente em todos os sites.

Também é possível “desativar” a página de usuário global envolvendo-a simplesmente com as marcações ‎<noinclude>. Caso a página esteja vazia ou consistir apenas de conteúdos como __NOINDEX__, nada será exibido em outras wikis.

Advertências

  • A página de usuário poderá não parecer a mesma em outras wikis devido às diferenças nos seus respectivos CSS. Verifique sua página em um wiki RTL, por exemplo, :ar: ou :he:.
  • Transcursões de páginas especiais ou funções do analisador, como {{#time}}, não serão atualizadas com a mesma frequência que no local.
  • Help:Indicadores de situação de página na página do(a) usuário(a) (na wiki central), ex.: um geohack ICBM em <indicator name="ICBM"><samp id="coordinates" class="coordinates&nbsp;plainlinks"></samp></indicator>, não funcionarão em wikis locais. Experimente <noinclude><indicator name="ICBM"></noinclude><samp id="coordinates" class="coordinates&nbsp;plainlinks" style="float:right"></samp><noinclude></indicator></noinclude> para obter um indicador de estado de página afetando apenas a página de usuário na wiki central, como o Meta-Wiki para a maioria dos projetos da Wikimedia.
  • Wikitexto sem conteúdo será ignorado nas wikis locais. Isso inclui categorias, redirecionamentos e algumas palavras mágicas como __NOINDEX__ e {{DISPLAYTITLE:}}.
  • As tentativas de criar links de <includeonly>[[en:User:Example]]</includeonly> interlanguage como links comuns de User:Example.

Ver também