Crescimento (Growth)/Resumo do recurso

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Growth/Feature summary and the translation is 87% complete.
Vídeo exibindo os recursos da Equipe Crescimento (Growth Team). Legendas podem estar disponíveis no seu idioma.

Pesquisas mostraram que os recém-chegados fazem um grande esforço para editar e continuar na Wikipédia devido a três desafios principais: técnico, conceitual e cultural. Atualmente, eles não têm acesso aos recursos necessários para superar esses desafios. Para fornecer auxílio aos recém-chegados, o Time Crescimento da WMF criou três recursos interconectados, descritos em mais detalhes abaixo. Esses recursos mostraram aumentar o volume de ativação, retenção e edição de recém-chegados.

  • Página principal de recém-chegado — uma página especial que hospeda as Tarefa para recém-chegados e é um bom local para os recém-chegados começarem. A página principal dá acesso a muitos recursos, incluindo uma ligação para um mentor voluntário que responderia às suas perguntas.
  • Tarefa para recém-chegados — um feed de sugestões de tarefas que auxiliam os recém-chegados a aprender a editar. Os recém-chegados estão fazendo edições produtivas através deste feed! O feed está localizado na página principal, como o recurso destacado.
  • Painel de ajuda — uma plataforma para fornecer recursos aos recém-chegados enquanto eles estão editando. Quando os recém-chegados trabalham nas tarefas para recém-chegados, o painel de ajuda os orienta sobre o que fazer.

Alguns recursos estão disponíveis para as comunidades:

  • Community configuration - a special page where communities can change how Growth features work.
  • Mentorship features - a set of tools to match newcomers looking for advice with experienced editors ready to help.

Todos esses recursos estão disponíveis em ambos computador e celular. Também é possível para usuários experientes ativá-los e usá-los. Você pode experimentar estes recursos em todas as wikis. Eles estão disponíveis por padrão para os recém-chegados na maioria das Wikipédias.[1]

Para mais informações sobre o time Growth, veja esta página no mediawiki.org. Para implantar os recursos em sua wiki, verifique em nossa página de processo de implantação. Se você tiver dúvidas, por favor verifique nosso FAQ. Você também pode deixar uma mensagem.

Tarefas para iniciantes

Esse recurso é o principal componente dos recursos de crescimento que está aumentando o número de recém-chegados que fazem sua primeira edição, voltam para fazer mais edições e o número de edições que fazem. Tarefas para iniciantes é um fluxo de trabalho que sugere artigos para edição, exibidos aos usuários por meio do módulo de edições sugeridas na página inicial do recém-chegado. Os recém-chegados podem escolher entre diferentes tipos de edições (com base em modelos de manutenção) e filtrar por tópicos de interesse (com base em modelos ORES). Eles podem então escolher artigos para trabalhar de um feed. Uma vez em um artigo, o painel de ajuda fornecerá orientações sobre como concluir a edição.

From the feedback we received and the data we collected, the Growth team built new editing workflows that aim to make it smaller and easier for newbies, especially from mobile devices. These are called "structured tasks". The first structured task is "Structured links". In it, an algorithm suggests to newcomers words or phrases that could be good wikilinks. This feature is deployed at all Wikipedias.[2] Based on these suggested links, we built a feature that suggests images to article or articles' sections that lack an image. This feature is available at a few Wikipedias as a test.

Página inicial para iniciantes

Esta página especial hospeda o fluxo de trabalho das tarefas do recém-chegado e contém outros módulos que dão aos recém-chegados acesso às coisas mais importantes que precisam ver no primeiro dia. Depois de criar sua conta, os recém-chegados veem um pop-up (e algumas outras notificações) encorajando-os a visitar sua página inicial, que pode ser acessada por meio do link para seu nome de usuário na parte superior da janela do navegador. Embora a equipe ainda esteja experimentando módulos diferentes, aqui estão os módulos que podem aparecer na página inicial:

  • Módulo de mentoria: atribui a cada recém-chegado um usuário experiente e oferece uma maneira fácil de postar perguntas na página de discussão do mentor. Os mentores se voluntariam para participar, inscrevendo-se. This feature has to be configured by the community to become active.
  • Módulo de edições sugeridas: consulte "Tarefas do recém-chegado" acima.
  • Módulo de ajuda: lista links para páginas de ajuda comumente visitadas.
  • Módulo de impacto: mostra aos recém-chegados o número de visualizações de página em cada um dos artigos que editaram.
  • E-mails - The page also encourages users to add and confirm their email address.

Resultados até agora

  • A maioria dos recém-chegados visita sua página inicial e muitos deles voltam para visitar sua página inicial nos dias subsequentes.
  • Em novembro de 2020, 14.228 perguntas do mentor foram feitas por 11.785 usuários.
  • A página inicial aumenta o número de recém-chegados que têm endereços de e-mail confirmados.

Para mais informações sobre o time Growth, veja esta página no mediawiki.org.

Painel de ajuda

Esta é uma caixa que os recém-chegados podem abrir enquanto estão editando. Ele faz quatro coisas:

  • Orienta os recém-chegados enquanto fazem edições sugeridas.
  • Lista links para páginas de ajuda comumente visitadas.
  • Permite que os recém-chegados pesquisem outras páginas de ajuda e política.
  • Permite que os recém-chegados façam perguntas diretamente ao help desk.

O painel de ajuda aparece nos editores de wikitexto e visual. Quando implementamos esse recurso, nos certificamos de que o painel de ajuda existente de uma wiki (ou café dos novatos) funcionará com os recursos e que os usuários experientes assistindo ao help desk estão dispostos a receber as perguntas que chegam.

Resultados até agora

  • Cerca de 20% dos novatos que veem o painel de ajuda abrem-no e cerca de 50% dos que o abrem interagem com ele.
  • O painel de ajuda por si só não aumenta as edições para recém-chegados, mas mantivemos esse recurso porque o usamos para fornecer orientação como parte do fluxo de tarefas promissoras para recém-chegados descrito acima.

Para mais informações sobre o time Growth, veja esta página no mediawiki.org.

Configuração da comunidade

As comunidades podem alterar como os recursos de Crescimento funcionam ao editar Special:EditGrowthConfig. Nós sugerimos que todas as comunidades façam alterações apenas depois de um discussão com ela. Por favor, informe-nos quando as discussões de vocês ocorrerem, pois podemos ajudá-los no problema encontrado, ou assisti-los com a configuração. É muito útil para nós saber das discussões de vocês, pois assim podemos melhorar os recursos.

Tutoria

Os recursos de mentoria são um conjunto de ferramentas para corresponder a busca por ajuda dos recém-chegados, com editores experientes prontos para ajudá-los.

A mentoria é ativada utilizando a página de configuração da comunidade. Mentores podem registrar-se visitando Special:MentorDashboard. Esta página é onde mentores podem configurar suas preferencias de mentoria, e, se necessário, ficar ausente ou sairem do programa.

Cabe cada comunidade decidir os critérios para se tornar mentor. Recomendamos que os membros da comunidade mantenham os critérios simples e encorajadores, para que mais mentores se inscrevam.

Por favor, visite nossas perguntas frequentes para mais informações.

Experimente os recursos

Em wikis onde os recursos da Equipe Crescimento estão disponíveis, e também em test.wikipedia.org, vá para suas preferências de usuário (Dados pessoais) em uma dessas wikis e então selecione:

  • Exibir página inicial do novato — Ativar a página inicial do Newcomer dá acesso a tarefas para iniciantes.
  • Ativar o painel de ajuda do editor — Se você não ativar o painel de ajuda, as tarefas para recém-chegados não funcionarão adequadamente.

Notas

  1. Newcomers are users who create a new account and are logged-in to the wiki. The Growth features are not available for logged-out users or IP editors.
  2. A few exceptions exist, see our deployment table.