User:Contraexemplo/Outreachy/Final report draft/pt-br

From mediawiki.org

Muitos dos projetos Wikimedia têm muitos anos de existência, e MediaWiki, como o software que serve a todos, já possui dezesseis anos de idade. Embora seja um produto sólido, com múltiplas funcionalidades e extensões, formas de uso e um grande time de desenvolvedores, as suas práticas de documentação e localização precisam de revisão e reelaboração tanto quanto o software e sua wiki precisam de tradutores técnicos.

Este relatório explora e discute as práticas existentes sob a ótica de uma pessoa novata no movimento Wikimedia, realizando comparações com a organização de outros projetos de software livre e descrevendo a possível curva de aprendizado de uma pessoa inexperiente, apontando aspectos que precisam ser melhorados no processo para se tornar um tradutor técnico. Reporta-se também as estratégias empregadas durante os dois períodos de alcance designados, explicitando os seus pontos positivos e negativos, escalabilidade e efetividade.

Estado atual[edit]

Documentação[edit]

Um dos fatores mais importantes para uma tradução efetiva é um texto-fonte claro e bem escrito. Textos ambíguos, inconsistentes ou longos demais podem fazer com o que o tradutor fique confuso quanto à mensagem pretendida, ocasionando na perda de informações priomordiais durante o processo de tradução. Isso, por fim, atrapalha o público-alvo a entender as instruções fornecidas, podendo levá-los a um mau uso do software. Por isso, a criação de guias de estilo é imprescindível — além de auxiliar o escritor técnico a produzir conteúdo consistente com a identidade do projeto, eles estabelecem convenções que tornam a leitura da documentação mais fácil.

Guia de estilo do MediaWiki.org[edit]

A existência de um guia de estilo para documentação presente no MediaWiki.org é extremamente positiva. Entretanto, há diversos aspectos nele que precisam de melhoramentos, que essencialmente são causados pelo mesmo problema: o guia de estilo falha em tornar claro o limite entre uma contribuição de qualidade e uma contribuição inadequada. A utilização de exemplos práticos, introduzidos por um texto breve e claro, são uma solução mais interessante do que o direcionamento ao manual de estilo da Wikipedia de língua inglesa. O guia de escrita do Atlassian, por exemplo, segue essa linha de exposição de ideias. Isso tornará o conteúdo simples de ler, fácil de se entender e aplicar sem sobrecarregar o escritor técnico.

Localização[edit]

A página Como ajudar? aponta dois caminhos de contribuição relacionadas à localização: a tradução do software e de sua wiki. Apesar de possuírem algumas semelhanças—a utilização do mesmo software (MediaWiki) e extensão (Extension:Translate) no processo de tradução—e serem intrinsecamente relacionados—dado que a documentação constantemente menciona termos da interface de usuário para orientar o leitor—, estas formas de contribuição possuem algumas diferenças fundamentais.

Traduzindo o software[edit]

A tradução do software é feita através da plataforma Translatewiki.net, independente da Wikimedia Foundation ou qualquer outra associação. Portanto, uma de suas características fundamentais é um processo de ingresso isolado de outras contribuições em projetos Wikimedia, apesar de utilizar ferramentas semelhantes no processo de tradução.

Nessa plataforma, para contribuir é necessário realizar um cadastro e fazer uma série de traduções-teste para receber privilégios de tradutor. Caso as traduções submetidas sejam consideradas adequadas quando comparadas a traduções existentes, o usuário recebe uma mensagem de e-mail o autorizando a começar a traduzir qualquer projeto cadastrado na plataforma.

Traduzindo a documentação[edit]

A tradução da documentação é realizada no MediaWiki.org, que é considerado parte dos projetos Wikimedia. Diferente da Translatewiki.net, criar uma conta para realizar contribuições ou submeter traduções-teste não são necessários. O acesso à extensão Translate pode ser feito através da listagem de páginas de acordo com suas estatísticas de tradução, que é mencionada na página Como ajudar?; da sua página de acesso direto; ou clicando na mensagem “Traduza esta página” ao acessar qualquer página marcada para tradução.

Afirmar que as diferenças e semelhanças entre esses dois caminhos é uma fonte de confusão a uma pessoa inexperiente é um eufemismo. Como afirmado anteriormente, o fato da tradução da documentação ser dependente das traduções utilizadas no software torna necessária a presença do tradutor de documentação nas duas plataformas para que não haja divergências entre termos de escolha. Entretanto, a página de apresentação de formas de contribuição no MediaWiki.org, Como ajudar?, não explicita tais aspectos como a página Meta:Babylon/Traduções, ou direciona o interessado à documentação relevante (Help:Extension:Translate). O direcionamento direto a ferramentas, sem explicações introdutórias, gera obstáculos significativos a novos contribuidores.

Comunidade de tradutores[edit]

Conectar-se com a comunidade de tradutores existentes pode se mostrar um desafio para recém-chegados. A página Como ajudar? não menciona formas de contato com tradutores veteranos, como faz a Meta:Babylon/Traduções; nela, consta explicitamente apenas formas de comunicação relevantes ao desenvolvimento do software MediaWiki. Na documentação de usuário da extensão Translate também não menções. Persiste, portanto, o problema de que o tradutor técnico novato deve ser familiar com a forma de organização do movimento Wikimedia, procurando informações pertinentes na Meta-Wiki.

Meta:Babylon/Traduções direciona o leitor interessado em tradução de software ao fórum de suporte da Translatewiki.net, à lista de discussão de internacionalização e ao canal #mediawiki-i18n connect no IRC. Para os interessados na tradução de anúncios e documentação, sugere o uso da lista de discussão de tradutores e o canal #wikimedia-translation connect no IRC para entrar em contato com outros tradutores. Na subpágina dedicada à documentação, também é mencionada a página Special:SupportedLanguages como uma forma de encontrar tradutores do mesmo idioma no MediaWiki.org.

É importante notar que Meta:Babylon/Traduções apresenta tais meios de contato a tradutores como formas de suporte. Isso explicita uma cultura de trabalho dentro do movimento Wikimedia que valoriza a independência de seus membros, proporcionando a eles o poder de escolher no que trabalhar e de que forma. Por isso, a comunicação entre tradutores é uma situação excepcional. Na lista de discussão dedicada, notificações a respeito de conteúdo que precisa ser traduzido até determinado prazo são as mensagens mais comuns.

Documentação para tradutores[edit]

Além da documentação de usuário da extensão Translate, não há documentação auxiliar direcionada à tradutores. A ausência de documentos específicos para orientar tradutores em suas escolhas de termos e estilo de escrita, caso eles não sejam extremamente familiarizados com o software e o movimento Wikimedia, gera traduções inconsistentes. Esses conflitos, por fim, perturbam a leitura do usuário-final, tornando difícil o entendimento de processos e a utilização de recursos do software.

Panorama da tradução da documentação[edit]

A página Help:Contents foi utilizada como referência na análise da documentação no MediaWiki.org, visto que se trata de uma página constantemente mencionada como porta de entrada para usuários em busca de ajuda [1] e frequentemente procurada por aqueles que acessam a wiki [2]. Tendo em mente a lista de idiomas prioritários [3], foram coletados dados acerca de cada página citada pela Help:Contents, número de visualizações mensais e número de visualizações absolutas [4]. Por fim, uma classificação em relação à sua taxa de tradução e número de acessos mensais foi feita.

Conforme descrito em meu quinto relatório, chinês, catalão, português (brasileiro e europeu), francês e polonês são as seis línguas com a maior taxa de tradução. As posições dos idiomas chinês e francês na classificação por visualizações mensais não são destoantes. Por fim, dos seis idiomas citados, apenas chinês, francês, português brasileiro e polonês estão presentes na lista dos dez idiomas mais acessados.

Já sueco, magiar, persa, finlandês, turco e árabe são os idiomas com as menores taxas de tradução. As posições de sueco e turco não destoam de suas classificações na lista de idiomas mais acessados. Mas, surpreendentemente, a classificação dos outros idiomas mencionados destoa bastante. A página Help:Contents em árabe, por exemplo, é a sétima com mais acessos mensais.

Para entender estes resultados, é necessário considerar o nível de proficiência em inglês dos países falantes dos idiomas prioritários [5], o acesso dos falantes destes idiomas aos projetos Wikimedia (visto que são alvo de censura em países como Turquia) e o reconhecimento dos projetos nestes países (como evidenciado por iniciativas como as campanhas Inspire). A mensagem que estes dados transmitem, por fim, é óbvia: há uma crescente demanda dos usuários falantes destes idiomas por documentação traduzida, e ela se reflete na quantidade de acessos à página correspondente.

Estratégias de alcance[edit]

Aproximação de universidades[edit]

Universidades-alvo[edit]

  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Métodos empregados[edit]

  • Uso de material de publicitário visual divulgando o papel de tradutor técnico no MediaWiki.org.
  • Texto acompanhante faz uma pequena introdução ao movimento Wikimedia e direciona o interessado ao Guia rápido de tradução.
Corpo administrativo[edit]
  • Contato, através de e-mail e reuniões presenciais, com:
    • coordenações de cursos de Letras, Tradução, Engenharias.
    • departamentos responsáveis por publicidade e jornalismo dentro das universidades.
    • núcleos responsáveis pelo ensino de cursos de línguas estrageiras dentro das universidades.
Corpo discente[edit]
  • Contato, através de e-mail e mensagens em redes sociais, com:
    • estudantes das instituições de ensino.
    • entidades estudantis (como atléticas acadêmicas).

Experiência[edit]

O corpo administrativo das universidades brasileiras citadas não é facilmente acessível ao público geral. Primeiro, há uma dificuldade técnica: muitos dos endereços de e-mail instituicionais bloqueiam ativamente provedores de e-mail populares como Gmail, aceitando mensagens apenas de e-mails de instituições de ensino. Depois, há uma dificuldade social: ainda que se consiga enviar uma mensagem, muitos funcionários são treinados a ignorar quaisquer mensagens de remententes estranhos. Por fim, após muita insistência, ainda que se estabeleça uma comunicação, a perda de contato acontece muito facilmente.

Universidade Federal de Uberlândia[edit]

O meu contato mais efetivo com o corpo administrativo aconteceu com a coordenação do curso de Tradução da Universidade Federal de Uberlândia. Entretanto, isso só aconteceu por conta de minha visita à universidade. Não fosse o meu questionamento na secretaria do curso e a ajuda de um funcionário que contatou o coordenador imediatamente após me apresentar, as minhas mensagens teriam sido ignoradas.

Tenho conversado com o coordenador do curso de Tradução desde dezembro de 2017. A parte mais lenta do processo foi explicar o funcionamento do movimento Wikimedia e o processo de tradução no MediaWiki.org. Muitos conceitos soam confusos ao público externo, tornando necessária um grande número de clarificações e exemplos. Passada a fase introdutória, começamos a debater formas de colaboração entre a universidade e o movimento Wikimedia. Propôs-se um trabalho conjunto para elaborar um conjunto de boas práticas de tradução para o MediaWiki.org, e divulgação contínua do papel de tradutor técnico aos discentes do curso.

Universidade Federal de Goiás[edit]

A minha experiência com o corpo administrativo em geral não foi muito positiva, e muito disso se deve à demora em fazer algum progresso e a necessidade de fazer reuniões presenciais para efetivamente apresentar o meu projeto. A minha conversa presencial com o diretor do departamento de comunicações, por exemplo, foi bastante receptiva, mas a falta de resposta em comunicações posteriores estagnou o alcance. A reunião com a coordenadora do Núcleo de Línguas (NucLi) também foi acolhedora, mas limitações burocráticas (fim do mandato) e temporais (o início das aulas dos discentes será após o fim do meu estágio) não permitiram o avanço de nossas conversas por ora.

Demais universidades[edit]

O alcance às demais universidades foi bastante dependente da ação de discentes, que se voluntariaram a divulgar os materiais publicitários entre os grupos que participam em redes sociais e listas de discussão. Apesar do esforço, não houve resposta.

Conclusões[edit]

Essa estratégia não é escalável. Ela exige muito tempo, esforço e boas conexões com pessoas das universidades-alvo para a obtenção de algum resultado. Além disso, muito da efetividade atingida se deve a visitas a algumas instituições de ensino citadas, o que traz restrições geográficas. Entretanto, como ela foi utilizada por pouco tempo, ainda não é possível concluir que se trata de uma estratégia inefetiva.

Criação de um time de tradução[edit]

Público-alvo[edit]

Estudantes universitários de cursos especializados em estudo de línguas estrangeiras e/ou tradução com nível intermediário de fluência em inglês.

Métodos empregados[edit]

  • Tweet pedindo a ajuda de voluntários dentro do público-alvo, recompensando o tempo empregado no experimento com um certificado de de 20 horas.
  • A postagem direcionava interessados à página Project:PD help/Outreachy (Round 15), explicitando o objetivo do experimento.

Experiência[edit]

Foram necessários 13 retweets para que três pessoas me procurassem. Destas três, duas criaram contas no MediaWiki.org e uma se tornou uma tradutora técnica (User:Viviannesh). Informalmente, um aluno de Sistemas de Informação também se voluntariou e tornou-se parte da equipe (User:QtK6z).

Uma versão traduzida do Guia rápido de tradução foi disponibilizada para tornar a familiarização dos dois iniciantes com as ferramentas de trabalho mais simples. Ambos foram orientados a explorá-las ao máximo e anotar as suas dúvidas e impressões. Na página Project:PD help/Outreachy (Round 15), uma lista de páginas-alvo foi disponibilizada, permitindo que cada usuário tivesse a liberdade de escolher uma página para traduzir. Em duas semanas, apesar das rotinas movimentadas, a porcentagem de tradução das páginas subiu de 24% para 65%.

A partir do relato das experiências de ambos, pude coletar as seguintes informações:

Motivações[edit]

Entre as motivações dos dois usuários, se destacam o desejo de adquirir experiência no idioma e/ou no ofício de tradução e a vontade de contribuir com um grande projeto. Entretanto, ambos caracterizaram a garantia de um certificado de participação como um aspecto atraente.

Elogios[edit]

Ambos descreveram a extensão Translate como intuitiva e fácil de se utilizar. Dificuldades se concentraram em questões relacionadas ao conteúdo, e não ao processo em si.

O guia rápido de tradução foi de grande ajuda, principalmente por expôr conceitos através de conteúdo visual.

Dificuldades[edit]

O entendimento do processo de contribuição é uma tarefa que exige tempo e prática. MediaWiki.org direciona interessados em traduzir o conteúdo da wiki a páginas que não são intuitivas e sem conteúdo introdutório. Além disso, o conteúdo parece exigir experiência com o movimento e o software para ser traduzido efetivamente.

Sem uma orientação externa, não há como saber que páginas devem ser priorizadas. As ferramentas disponíveis não parecem pesar urgência ou importância, tornando públicas apenas estatísticas relacionadas ao estado da tradução do grupo de mensagens.

A divisão do conteúdo da página em pequenas mensagens facilita o trabalho, mas dificulta o entendimento do contexto. A falta de ferramentas auxiliares (glossários, convenções) fez com que se sentissem inseguros para tomar decisões de tradução.

Conclusões[edit]

Essa estratégia é escalável. Ela pode ser aplicada a qualquer idioma, com quantos tradutores técnicos estiverem disponíveis. O estabelecimento de uma meta (um determinado grupo de páginas a serem traduzidas, por exemplo) faz com que o grupo se foque nas atividades sem muitas perturbações.

A estratégia foi bem sucedida no recrutamento de novos tradutores — ambos expressaram o desejo de continuar contribuindo. Ter ao alcance um tradutor experiente para orientá-los também diminuiu o tempo para percorrer a curva de aprendizado — o supervisionamento proporciona a correção de erros e vícios de forma mais efetiva.

Conclusão[edit]

As práticas de documentação e localização no MediaWiki.org precisam passar por um processo de revisão e reelaboração. É necessário tornar a documentação clara e consistente para prover um bom texto-fonte a tradutores, portanto reestruturando o guia de estilo existente com recomendações mais diretas e efetivas. Também é preciso reorganizar a cultura de localização para que tanto ingressantes veteranos e inexperientes possam contribuir, criando um sistema de colaboração entre usuários contribuidores através de equipes e estabelecendo convenções que uniformizem termos presentes na documentação e no software MediaWiki.

Apesar de serem tarefas que demandam muito tempo e atenção, a elaboração de documentos auxiliares a escritores e tradutores técnicos é essencial para a manutenção organizada do software e do ecossistema criado ao seu redor. O objetivo, por fim, é eliminar gargalos nos processos de contribuição, evitando redundâncias e aumentando a eficiência dos contribuidores.

Anexos[edit]

Lista de idiomas prioritários[edit]

Idioma ISO 639-1
Árabe ar
Catalão ca
Tcheco cs
Alemão de
Grego el
Espanhol es
Persa fa
Finlandês fi
Francês fr
Hebreu he
Magiar hu
Italiano it
Japonês ja
Coreano ko
Holandês nl
Polonês pl
Português pt
Português (Brasil) pt-br
Russo ru
Sueco sv
Turco tr
Ucraniano uk
Chinês zh

Dados da análise da página Help:Contents[edit]

Tradução de todas as páginas em Help:Contents Acesso à página Help:Contents correspondente
Idioma Taxa de tradução Classificação Visualizações absolutas Média mensal Classificação
Árabe 15.85% 18 28,279 943 7
Catalão 83.18% 2 18,078 603 16
Tcheco 32.40% 14 20,238 675 13
Alemão 67.30% 9 63,877 2,129 2
Grego 16.25% 17 3,143 105 23
Espanhol 59.78% 10 34,641 1,155 5
Persa 15.13% 21 20,199 673 14
Finlandês 15.15% 20 18,278 610 15
Francês 73.78% 5 35,035 1,168 4
Hebraico 27.63% 15 17,259 575 19
Magiar 12.15% 22 18,885 596 17
Italiano 36.00% 13 21,373 712 11
Japonês 68.53% 8 31,117 1,037 6
Coreano 46.25% 12 24,997 833 8
Holandês 20.88% 16 20,976 699 12
Polonês 70.83% 6 22,829 761 9
Português 74.73% 4 17,782 593 18
Português (Brasil) 82.25% 3 21,893 730 10
Russp 70.30% 7 43,302 1,443 3
Sueco 8.33% 23 5,915 197 22
Turco 15.63% 19 17,187 573 21
Ucraniano 56.28% 11 17,249 575 19
Chinês 86.53% 1 69,192 2,306 1

Referências[edit]

  1. Documentação.
  2. Dados referentes ao número de acessos em cada mês podem ser acessados através da ferramenta de Topviews.
  3. Lista de tradutores técnicos ativos. A seleção destes idiomas é fruto de um esforço contínuo dos Community Liaisons. (phab:T176475 | phab:T176932)
  4. Dados coletados entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2018.
  5. Tendo em mente índices de proficiência como o EF EPI.