Leitura/Web/Melhorias da Área de Trabalho/Atualizações/2023-05 teste A/B Zebra9

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Reading/Web/Desktop Improvements/Updates/2023-05 Zebra9 A/B test and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.

Um teste A/B em breve. Separação visual (Zebra #9) entre regiões

Olá a todos,

Em algumas semanas, estaremos realizando um teste. Metade dos usuários de desktop conectados verá uma versão que mostra as regiões da página separadas com mais clareza. Esta versão incluirá mais bordas e planos de fundo cinza (veja aqui). Após duas semanas, todos verão a interface branca atual novamente. Analisaremos os dados de uso de ambos e tomaremos uma decisão sobre as próximas etapas em julho.

Feedback sobre o espaço em branco

Atualmente, o tema Vector 2022 usa espaços em branco para separar as várias regiões da interface. Ele também possui um fundo de página branco (fora da área de conteúdo). Recebemos muitos comentários sobre isso. Existem duas áreas de preocupação:

  1. Comentários sobre a adição de mais separação visual entre regiões da interface. Por exemplo, um limite em torno da área de conteúdo e dos menus laterais. Os voluntários têm se perguntado se isso melhoraria a experiência de leitura. Principalmente por:
    • Atrair mais foco/atenção para o conteúdo ao acessar a página (em vez de primeiro analisar a interface como um todo e depois focar no conteúdo).
    • Facilitando a concentração no conteúdo durante a leitura, pois a área de conteúdo ficaria mais bem definida.
  2. Comentários sobre a adição de um plano de fundo cinza fora da área de conteúdo. Os voluntários têm se perguntado se isso reduziria o cansaço visual que algumas pessoas estão experimentando devido à grande área branca (ou seja, “brilho”) em telas maiores.
    • Muitos de vocês relataram que o espaço em branco é muito alto em contraste e que adicionar um tom mais escuro, como um cinza, diminui esse cansaço.
    • Isso também pode adicionar mais foco à área de conteúdo e ao índice de conteúdo.

Sobre o teste em si

Para verificar essas hipóteses, configuramos testes de usuário com os leitores. Aqui você pode ler mais sobre o teste, bem como aprender sobre os resultados.

Também queremos garantir que o novo layout não afete negativamente nenhuma métrica de alto nível para o projeto. É por isso que o teste A/B será realizado. Não procuraremos reduções estatisticamente significativas no seguinte: exibições de página, taxas de desistência, taxa de edição, uso do índice de conteúdo, rolagem e uso de ferramentas de página. Devido a restrições técnicas e de privacidade, só podemos executar este teste com usuários logados. Filtraremos os resultados pelo número de edições de um determinado usuário. Em seguida, faremos proxy de usuários desconectados por meio de usuários conectados com 0 edições.

Este teste começará dentro de duas semanas e levará duas semanas completas. Ele será realizado nas Wikipédias em: Inglês, Farsi, Francês, Hebraico, Coreano, Português, Sérvio, Tailandês, Turco e Vietnamita.

Após duas semanas, todos verão a versão básica (branca) novamente. Em seguida, verificaremos se o novo layout tem efeitos negativos sobre essas métricas. Caso contrário, vamos ativá-lo para todos os usuários e em todas as wikis. Isso não acontecerá antes de julho, no entanto.

Thank you!