Ajuda:Proteger e desproteger páginas

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Protecting and unprotecting pages and the translation is 78% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Proteger e desproteger páginas é muito fácil, mas estas operações requerem permissões de administrador ou outros utilizadores com os privilégios apropriados.

Pode designar uma página como página protegida se clicar o separador «Proteger página» («proteger» no menu descendente do tema Vector) e fornecer um comentário (um texto breve de descrição da razão pela qual está a proteger a página).

Há várias razões pelas quais uma página pode ser protegida. Nas wikis públicas, são geralmente protegidas as páginas que são alvo repetido de atos de vandalismo ou nas quais se considera que, se forem alvo de tais atos, isso terá um grande impacto na wiki. Nas wikis corporativas, uma página pode ser protegida se o seu conteúdo se encontra congelado através de um processo de aprovação. No entanto, existem também muitas boas razões para não proteger páginas. Por exemplo, pode impedir colaborações úteis pelos utilizadores afetados. Como administrador, precisa de fazer a sua escolha e usar os seus privilégios de forma adequada.