Ajuda:Edições Patrulhadas

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Patrolled edits and the translation is 78% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Edições patrulhadas é uma funcionalidade que permite que utilizadores específicos marquem as novas páginas e os itens de Special:RecentChanges como «patrulhadas», que significa "aprovadas". A good edit might be marked as "patrolled", but a bad edit might also be marked as "patrolled", if it was reverted or its most obvious regressions were fixed. Por predefinição, esta funcionalidade está apenas disponível se tiver permissões de administrador de sistema; muitas wikis atribuem a permissão 'patrol' aos grupos de utilizadores.

Esta funcionalidade é útil ao rever alterações recentes, para verificar a existência de edições indesejadas, de spam e vandalismo. Ela permite que os utilizadores que possuam as permissões necessárias coordenem as suas atividades de patrulha, de forma a que cada edição seja verificada uma única vez, evitando o desperdício de esforço que resulta de várias pessoas verificarem a mesma edição.

Esta funcionalidade também permite que as edições de utilizadores de confiança sejam marcadas automaticamente como patrulhadas, para quem quem vê as mudanças recentes não desperdice tempo em revisões desnecessárias.

Marcar edições como patrulhadas

Para marcar uma edição como patrulhada:

  1. Aceda Special:RecentChanges
    As alterações que não são patrulhadas exibem um ponto de exclamação a vermelho (!).
  2. Clique na hiperligação (dif) ao lado de uma edição.
  3. Para marcar a edição como patrulhada, clique na hiperligação Marcar como patrulhada.
Para marcar uma página nova como patrulhada
  1. As páginas recentes não patrulhadas aparecem com um fundo amarelo.
  2. Para marcar uma página recente como patrulhada, visite-a e clique o link [Marcar esta página como patrulhada] ao fundo da página.
Para marcar um ficheiro novo como patrulhado
  1. Se pretender ver apenas os ficheiros não patrulhados, marque «Ocultar carregamentos patrulhados»
  2. Para marcar um ficheiro novo, ou uma versão nova do ficheiro, como patrulhado visite-o e clique o link [Marcar esta versão do ficheiro como patrulhada] perto do fundo da descrição do ficheiro.

Caveats

  • There is currently no method to undo the marking of a page as patrolled.

Ocultar as edições patrulhadas das modificações recentes

As edições já patrulhadas podem ser escondidas das mudanças recentes adicionando &hidepatrolled=1 ao URL, da seguinte forma:

https://www.mediawiki.org/w/index.php?title=Special:RecentChanges&hidepatrolled=1

Nota: isto só funciona para utilizadores como o direito patrol ou patrolmarks. Isto poderá ser alterado quando task T44246 for resolvido no futuro.

Personalização

Ativar/desativar

Versão MediaWiki:
1.4

A funcionalidade de patrulha das edições está ativada por padrão no MediaWiki 1.4 e posteriores. Para desativar esta funcionalidade, configure a variável $wgUseRCPatrol no ficheiro LocalSettings.php com o valor false.

$wgUseRCPatrol = false;

Permissões

A partir do MediaWiki 1.5, a funcionalidade está ativada para administradores. Para permitir o acesso a outros grupos de utilizadores, novos ou existentes, configure a variável $wgGroupPermissions . Consulte Manual:User rights management .

Por exemplo, para criar um grupo de «patrulhadores», use:

$wgGroupPermissions['patrollers']['patrol'] = true;

Patrulhamento automático

No MediaWiki 1.9 esta preferência foi removida e substituída por uma nova permissão «autopatrol», que é atribuída por padrão aos administradores. Adicionalmente, os utilizadores não podem marcar as suas próprias edições como patrulhadas.

Marcador

A formatação do marcador das edições não patrulhadas pode ser alterada no CSS. O ponto de exclamação apresentado no registo das mudanças recentes tem o estilo definido na classe span.unpatrolled.

Registo

As operações de patrulhamento são listadas no registo de patrulha (exemplo).

Ver também