Ajuda:Extensão:Preferências Globais

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Extension:GlobalPreferences and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.

A GlobalPreferences permite que preferências do usuário seja estabelecidas para todas as wikis em uma mesma família de wikis . Isso significa que usuários podem mudar suas preferências para todas as wikis conectadas sem o trabalho de configurar as preferências individualmente cada wiki por vez. Exceções locais podem ser estabelecidas em wikis individuais.

Página de preferências globais

A extensão adiciona uma segunda página de preferências, a ser acessada a partir da aba User profile em Especial:Preferências.

Esta página GlobalPreferences reflete a página de preferências normais (com alguns itens removidos porque não são aplicáveis globalmente) e para cada preferência adiciona uma nova caixa de seleção com a qual o usuário pode selecionar essa preferência para se aplicar globalmente.

A página GlobalPreferences está presente em todos os wikis da família, e as alterações feitas através de qualquer wiki são espelhadas em qualquer outro lugar.

Se uma wiki tiver preferências que estejam apenas presentes em algumas wikis (por exemplo, para uma extensão que não esteja instalada em todos os lugares), essas preferências devem ser definidas globalmente a partir de um dos wikis que tenha essas preferências. Eles não aparecerão em outras páginas do GlobalPreferences e não serão modificados quando essas outras páginas do GlobalPreferences forem usadas. Uma vez que uma preferência foi selecionada para ser global, ela não será mais modificável a partir da página de preferências normais.

Exceções locais

Se uma preferência for definida como global, ela será desativada na página de preferências normais, mas uma nova caixa de seleção será adicionada abaixo com a qual uma exceção pode ser feita apenas para o wiki atual.

Quando você visualiza essa preferência na página GlobalPreferences, haverá uma mensagem abaixo indicando que existe uma exceção local no lugar. O valor da preferência global também geralmente não é o que realmente está efetivo (por exemplo, o Welsh não é o idioma ativo na captura de tela abaixo, embora seja a preferência global ativa).

Observe que as exceções locais são visíveis apenas no wiki no qual elas estão em vigor. Se você for para outro wiki, não há indicação de que exista uma exceção local em outro lugar.

Remoção de preferências globais

A página de preferências globais tem um link, assim como a página de preferências normais, para remover todas as preferências. Isto irá (depois de solicitar confirmação) excluir todas as preferências globais e todas as preferências serão restauradas para o valor local definido pelo usuário ou o local padrão.

Observe que isso exclui valores globais mesmo para preferências que não estão presentes no wiki atual. Por exemplo, se você definir uma preferência global para uma extensão que seja apenas em um wiki e, em seguida, remova as preferências globais através de outro wiki, quando você voltar para a página de preferências globais do primeiro wiki, você não terá configurações de preferências globais. A remoção de preferências globais não remove exceções locais, mas sim desabilita-as (ou seja, as preferências locais ou os padrões do site estarão em vigor). Se uma preferência for tornada global novamente, sua exceção local será reintegrada.

Comunicação

Se encontrar algum problema ao usar a extensão de Preferências Globais, você pode pedir ajuda na página de discussão. Se você encontrou um erro ou deseja sugerir um novo recurso, vá para a página de discussão e abra um ticket no Phabricator e marcá-lo com 'MediaWiki-extensions-GlobalPreferences'.

Ver também