Ajuda:Monitorizar alterações

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Tracking changes and the translation is 93% complete.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD
Mudanças recentes mostra as últimas alterações das páginas, envios de ficheiros, eliminações e movimentações de página

O MediaWiki oferece um conjunto de páginas especiais e ferramentas que permitem monitorizar o que está a acontecer na wiki. Por exemplo, pode vigiar:

  • as alterações recentes de todas as páginas
  • o histórico de revisões: todas as alterações efetuadas numa página
  • as contribuições de um utilizador específico
  • as páginas criadas recentemente

A página especial mais interessante é Special:RecentChanges. Mostra uma lista de todas as edições, carregamentos de ficheiros, movimentações de páginas, eliminações e outras operações realizadas na wiki. O menu ao topo da lista contém uma série de links para personalizar a lista: limitar o número de alterações ou o número de dias mostrados, ou mostrar somente as edições feitas num determinado espaço nominal. Também pode esconder as edições marcadas como menores (mas não se esqueça que uma edição pode ser significativa embora o utilizador a marque como menor).

Cada linha das 'Alterações Recentes' consiste em vários hiperligações:

  • "dif" exibe a diferença da revisão anterior da página
  • "his" interliga para o histórico de revisões da página
  • o título completo da página interliga à versão atual. Se a página estiver na sua lista de páginas vigiadas, o título aparece a negrito.

A seguir encontra um indicador do tipo de modificação que a página sofreu:

  • N — Esta edição criou uma página nova
  • m — Esta é uma edição menor
  • b — Esta edição foi feita por um robô

Após a data e hora da mudança, a linha mostra a diferença no tamanho da página em relação à revisão anterior. Depois é mencionado o utilizador, com uma hiperligação para a página do utilizador e a sua página de discussão e contribuições ou (no caso dos utilizadores anónimos) apenas para a respetiva página de discussão.

Se o utilizador introduziu um resumo ao fazer a edição, o resumo aparece em itálico no fim da linha.

Versão melhorada

Se tem o JavaScript ativado, pode experimentar a versão «melhorada». Vá às suas Preferências, clique o separador Mudanças Recentes e marque a caixa «Agrupar alterações por página nas mudanças recentes e páginas vigiadas». Selecionar esta opção faz com que a página das Mudanças Recentes apresente as edições agrupadas por página, em vez de listadas individualmente. Verá então entradas como a seguinte:

15:17 Main Page (4 alterações | his) .. (+236) .. [Some User‎ (2×); Some Other User (2×)]

Para expandir o registo das mudanças recentes a essa página, clique a seta azul à esquerda da hora e do nome da página. O registo de mudanças será apresentado tal como aparece na versão normal. Pode ativar e desativar esta melhoria quando quiser, por isso experimente ambas as formas para ver qual prefere. Note que ativar a versão melhorada remove as hiperligações para as diferenças e o historial, o que dificulta as atividades de patrulhamento.

Consulte também