Help:Controlando alterações

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Tracking changes and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD
Mudanças recentes exibe as mudanças mais recentes nas páginas, upload de arquivos, exclusões o movimentações de páginas

O MediaWiki oferece um conjunto de páginas especiais e ferramentas que permitem acompanhar o que está acontecendo na wiki. Você pode, por exemplo, acompanhar:

  • alterações recentes em todas as páginas
  • o histórico de revisões: todas as alterações feitas em uma página
  • as contribuições de um usuário especifico
  • as páginas recentemente criadas

A página especial mais interessante é Special:RecentChanges. Esta página exibe todas as edições, carregamentos de arquivos, movimentos de página, exclusões e outras ações feitas na wiki. O menu na parte superior oferece uma coleção de links para personalizar sua exibição: limite o número de alterações ou o número de dias mostrados ou restrinja a exibição para mostrar edições apenas a um determinado namespace. Você também pode ocultar edições marcadas como menores (mas não se esqueça de que uma alteração pode ser importante, embora o usuário a tenha sinalizado como menor).

Uma linha na página Mudanças recentes consiste de diversos links:

  • “dif” exibe a diferença para a versão anterior da página
  • “his” leva ao histórico de edições da página
  • O título da página leva à sua versão atual. Se a página estiver em sua lista de páginas vigiadas, o título aparecerá em negrito.

Ao lado estará um sinalizador que descreve o tipo de modificação da página:

  • N — Esta edição criou uma nova página
  • m — Esta é uma edição menor
  • b — Esta edição foi feita por um robô

Seguida da data e hora, e da diferença no tamanho da página em relação à versão anterior. Então é mencionado o usuário, com um link, ou para sua página de usuário, sua página de discussão e contribuições ou (no caso de usuários anônimos) somente à sua página de discussão.

Se o usuário postou um resumo ao fazer a edição, ele aparece em itálico como o último link na linha.

Visualização melhorada

Se tem o JavaScript ativado, pode experimentar a versão “melhorada”. Vá às suas Preferências, clique no separador Mudanças recentes e marque a caixa “Agrupar alterações por páginas nas Mudanças recentes e na Lista de páginas vigiadas”. Selecionar esta opção faz com que a página das mudanças recentes apresente as edições agrupadas por página, em vez de listadas individualmente. Verá então entradas como a seguinte:

15:17 Main Page (4 alterações | his) .. (+236) .. [Some User‎ (2×); Some Other User (2×)]

Para expandir o registro de edições recentes desta página, clique na seta azul à esquerda da data e hora e nome da página. O registro de edições será exibido como aparece na visualização normal. Você pode habilitar ou desabilitar esta melhoria quando quiser, então sinta-se livre para experimentar ambas, para ver qual você prefere. Note que ativar a versão melhorada remove as hiperligações para as diferenças e o historial, o que dificulta as atividades de patrulhamento.

Ver também