Help:Alterar o modelo de conteúdo

From MediaWiki.org
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Help:ChangeContentModel and the translation is 100% complete.

Other languages:
English • ‎español • ‎português • ‎português do Brasil • ‎العربية • ‎中文 • ‎日本語
PD Nota: Ao editar esta página, concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informação.
PD
Content Models and Handlers
MediaWiki allows for page content types other than wikitext. It offers built-in support for JavaScript, CSS, JSON and plain text. Extensions can use MediaWiki's ContentHandler mechanism to add new content models for accepting different formats and controlling how they are rendered, stored and edited.
Icon apps query.svg About
Icon tools.svg Usage
Examples:
Icon-gears.svg Configuration settings

Support and development
Git-logo.svg Latest technical documentation (Git)
Wikimedia Phabricator logo.svg Phabricator
Special:ChangeContentModel no tema MonoBook.

A página Special:ChangeContentModel pode ser usada para alterar o «modelo de conteúdo» de uma página. Um modelo de conteúdo é, de forma lata, o formato ou tipo de uma dada página da wiki. Por padrão, o modelo de conteúdo de uma página é texto wiki, um modelo de texto enriquecido que faz uso da notação wiki. Os modelos de conteúdo usados nos projetos Wikimedia incluem css e javascript para armazenar código, wikibase-item para entradas Wikidata, e Campaign na wiki Wikimedia Commons para campanhas de envio de ficheiros como a Wiki Loves Monuments. Está disponível uma lista de modelos de conteúdo em tratadores de conteúdo. Encontra mais informação técnica em Manual:ContentHandler.

Todas as ações são registadas no registo de modelos de conteúdo, com um link conveniente, «reverter», para desfazer operações, se necessário. Os utilizadores têm de ter a permissão editcontentmodel para poderem alterar modelos de conteúdo. Nos projetos Wikimedia esta permissão é atualmente dada a administradores.

Contexto

Tradicionalmente, o único tipo de páginas que podiam ser criadas no MediaWiki eram páginas de texto wiki: documentos de texto enriquecido escritos em notação wiki. Isto é aceitável para criar entradas enciclopédicas na Wikipédia, mas é insuficiente para outros tipos de conteúdo, tais como blocos de código fonte, conteúdo de dados estruturados, ou fluxos de trabalho complexos.

Com a criação do projeto Wikidata (e da extensão Wikibase) em 2012, a derivação ContentHandler foi desenvolvida para permitir a criação de páginas que não fossem documentos em texto wiki. A partir do MediaWiki 1.21, ContentHandler faz parte do software central do MediaWiki.

Alguns modelos de conteúdo genéricos servem para armazenar e apresentar código fonte, mas também podem ser usados para criar interfaces de edição adaptadas. Por exemplo, em vez de usar uma mistura confusa de predefinições para estruturar o conteúdo de uma página, pode armazenar os dados subjacentes num formato estruturado como o JSON, e depois escrever uma extensão do MediaWiki que sobrepõe a estes dados estruturados uma interface de edição adaptada. Esta abordagem é utilizada pela extensão MassMessage para criar páginas com listas de entrega e pela extensão CollaborationKit para criar Projetos Wiki (WikiProjects). Embora estas extensões tenham fluxos de trabalho próprios para criar páginas, a página especial Special:ChangeContentModel também pode ser usada.

Em alternativa à definição de modelos de conteúdo página a página, pode especificar alternativas por omissão para um dado espaço nominal. Por exemplo, o modelo de conteúdo por omissão no espaço nominal Module é ScribuntoContent. De forma semelhante, também pode definir que um modelo de conteúdo específico só pode ser usado num determinado espaço nominal; o modelo ScribuntoContent só pode ser usado no espaço nominal Module.

Ver o modelo de conteúdo atual de uma página

Para ver o modelo de conteúdo atual de uma página, clique «Informações da página» nas ferramentas da barra lateral. Também pode acrescentar ?action=info a um URL para obter a mesma página.

Alterar o modelo de conteúdo de uma página

Vá à página Special:ChangeContentModel e introduza o nome da página que pretende alterar. Pode ser o nome de uma página inexistente, se pretende criar uma página nova que use um modelo de conteúdo diferente do modelo por omissão. A seguir, escolha o modelo de conteúdo que pretende adotar. Clique «Alterar» para fazer a alteração.

Note que nem todas as conversões são possíveis. Se está a tentar converter uma página que já existe e o software MediaWiki não consegue reinterpretar o conteúdo atual da página, o modelo de conteúdo não será convertido e receberá uma mensagem de erro. Quando isto acontece, é recomendado que arquive a página antiga e crie a página a partir do zero no novo modelo de conteúdo. Por exemplo, pode alterar o nome da página «Project:Foo» para «Project:Foo/old» e depois usar Special:ChangeContentModel para criar a página nova em «Project:Foo». Se possível, deve incluir um link para «Project:Foo/old» na página nova.

Desfazer uma alteração

Todas as alterações do modelo de conteúdo são registadas na página especial Special:Log/contentmodel da sua wiki. Para desfazer uma alteração, localize a entrada de registo relevante e clique «reverter». Verá um formulário pré-preenchido; clique «Alterar» para desfazer a alteração. Se está a ver o historial da página e a foi a mudança mais recente que alterou o modelo de conteúdo, pode usar a funcionalidade de desfazer para recuperar o modelo de conteúdo. A funcionalidade de reversão também desfaz quaisquer alterações do modelo de conteúdo.

Note que isto pode nem sempre funcionar, especialmente se a página tiver sido editada após a alteração do modelo de conteúdo, de uma forma que a tenha tornado incompatível com o modelo de conteúdo anterior. Em alternativa, pode fazer a alteração do modelo de conteúdo da página atual e arquivar o conteúdo antigo. Idealmente, as alterações do modelo de conteúdo são poucas e esporádicas. Na maioria das situações, uma página não precisa de sofrer mais do que uma alteração do modelo de conteúdo.