Editor Visual/Diferenças

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page VisualEditor/Diffs and the translation is 100% complete.

Desde 2017, o VisualEditor fornece Diferenças visuais (exibições de diferença visual). Eles estão disponíveis em dois locais na interface: ao visualizar as alterações no documento antes que o usuário salve a página, e (como um recurso beta) na exibição de diferenças padrão do MediaWiki, acessada na página de histórico. Em ambos os casos, a diferença visual aparece ao lado do diferença tradicional de wikitexto de duas colunas, e o usuário pode alternar entre as duas telas.

As diferenças visuais têm duas vantagens principais sobre os diffs wikitexto. A primeira é que os editores podem ver diretamente as mudanças que eles e outros fizeram, sem a necessidade de entender o wikitexto. Isso é particularmente útil ao observar as alterações nas estruturas gráficas, como tabelas; por exemplo, se uma edição excluir uma coluna de uma tabela, a diferença do wikitexto para ela seria difícil de entender, enquanto a diferença visual seria imediatamente óbvio.

A segunda é que a tecnologia pode ser usada para representar com mais precisão a mudança para o leitor. Por exemplo, se uma edição trocou dois parágrafos (com ou sem alterações nos parágrafos), a diferença visual identificará que isso foi o que ocorreu, enquanto uma diferença de wikitexto faz parecer que um parágrafo foi excluído e um parágrafo inteiramente novo foi adicionado.

Em páginas de diferenças regulares

A maioria dos exemplos e capturas de tela abaixo são sobre o uso de diferenças visuais durante as visualizações da página durante a edição. No entanto, as diferenças visuais do Editor visual também podem ser usadas em páginas diferenças regulares, em qualquer wiki que tenha o Editor visual instalado. Você pode ver um exemplo disso em uso na Wikipédia em inglês aqui.

Para wikis que possuem o Editor Visual, existem várias maneiras de ativar este display visual de diferenças:

  • Adicione o seguinte a LocalSettings.php:
$wgVisualEditorEnableDiffPage = true;
  • Se o seu wiki tem uma guia de "Recursos Beta" em Especial:Preferências, e você deseja tornar as diferenças visuais um recurso "opcional" para os usuários, você pode adicionar o seguinte a LocalSettings.php:
$wgVisualEditorEnableDiffPageBetaFeature = true;
  • Como visto no exemplo da Wikipédia acima, o modo de comparação visual também pode ser ativado simplesmente adicionando "&visualdiff" ao URL de uma página de comparação.

Como funciona

Screenshot mostrando algumas mudanças em um artigo. A maioria das mudanças é realçada com formatação de texto.
Quando terminar de editar a página, digite o resumo da edição e escolha "Revisar suas alterações". No modo visual, você verá adições, remoções, novos links e formatação destacados. Outras alterações, como alterar o tamanho de uma imagem, são descritas em notas ao lado.
Botão de alternar com opções visuais e wikitext; a opção visual está selecionada.
Clique no botão alternar para alternar entre os modos visual e wikitext.
Captura de tela mostrando as mesmas alterações, na exibição de duas variáveis wikitext de duas colunas.
A diferenças de wikitext é a mesma ferramenta de diferença que é usada nos editores do wikitext e no histórico da página.

Exemplos

Tecnologia usada

Thalia Chan, Unificação de edição e diferenças visuais, Wikimania 2017

Limitações atuais

  • Nenhum aviso para alterações em "invisible" page metadata , como categorias ou palavras-chave do sumário.
  • Tem problemas com alterações complexas em tabelas.[3]
  • Indisponível em determinadas páginas especiais:
    • Desfazer páginas "diff".[4]
    • Editar páginas de conflito[5]

Histórico

Este recurso está disponível como a primeira ferramenta de comparação no Editor visual da área de trabalho da ramificação 1.31.0-wmf-20 em diante (lançada para a produção da Wikimedia em 6 de fevereiro de 2018). Antes disso, era uma ferramenta secundária da ramificação 1.29.0-wmf-17 em diante (lançada para a produção da Wikimedia em 21 de março de 2017).

Ver também

Notas