Skin:MonoBook

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Skin:MonoBook and the translation is 67% complete.
Este tema acompanha o MediaWiki 1.3 ou superior. Logo, não é necessário baixá-la novamente. No entanto, ainda é necessário seguir as outras instruções fornecidas.
MediaWiki skins manual - categoria
MonoBook
Estado da versão: estável
Política de
compatibilidade
Snapshots releases along with MediaWiki. Master is not backwards compatible.
MediaWiki 1.29+
Licença GNU General Public License 2.0 or later
Baixar
Exemplo English Wikipedia, Wikimedia Skins Lab
Quarterly downloads 139 (Ranked 4th)
Public wikis using 13,681 (Ranked 1st)
Public wikis using as default skin 1,860
Para traduzir o tema MonoBook, verifique sua disponibilidade no translatewiki.net
Função no Vagrant monobook
Problemas : Tarefas em aberto · Relatar um erro

O MonoBook é uma skin. Era a skin padrão anterior dos sites da Fundação Wikimedia desde o MediaWiki 1.3 (2004), como substituta da antiga skin Standard. It replaced the Standard skin as the default, and was in turn replaced by the Vector skin.

Mais tarde, adaptou o suporte para web design responsivo para telas estreitas de telefones celulares, que também são projetadas com aprimoramento progressivo em mente para maximizar a compatibilidade. Com o JavaScript desativado na visualização móvel, por exemplo, as ferramentas pessoais, ações da página e barra lateral estão localizadas na parte inferior da página com atalhos ancorados nos botões superiores que aparecem como ícones de clipart em vez de links de texto. The mobile view also reveals an anchored "to top" shortcut at the page bottom.

Instalação

Esta skin está incluída no depósito de downloads do MediaWiki. Você só precisa instalá-la separadamente, se você instalou o MediaWiki usando um método diferente.

  • If using Vagrant , install with vagrant roles enable monobook -p

Manual installation

  • Baixe e coloque o(s) arquivo(s) em uma pasta chamada MonoBook dentro da sua pasta skins/.
  • Adicione o seguinte código no final do arquivo LocalSettings.php:
    wfLoadSkin( 'MonoBook' );
    
  • Yes Concluído - Vá até Special:Version em sua wiki para se certificar que a instalação da skin foi bem-sucedida.

Configurações do usuário

Os estilos responsivos para MonoBook podem ser desabilitados ou habilitados por meio de uma preferência do usuário: monobook-responsive, cujo padrão é true.

Notas históricas

Tornou-se a pele mais popular e mais amplamente suportada no ecossistema MediaWiki até que foi finalmente substituída pela skin Vector como padrão em 13 de maio de 2010 (MediaWiki 1.16 , git #2833b07a), como resultado dos esforços da Wikipedia Usability Initiative para melhorar as experiências dos usuários da Wikipédia e potencialmente atrair mais participação dos colaboradores. Ele serviu como um backup comum para o Vector e ainda está presente em muitos wikis usando versões mais antigas do software MediaWiki.

It was created in 2004 and is partly based on the skin of the open source CMS Plone. Initial development was largely driven by the volunteer User:Gwicke. See Layout design document and MediaWiki 1.3 comments and bug reports for related discussions during MonoBook's development.

MonoBook originally featured navigation tabs at the bottom of the content area in addition to the top, in resemblance to Nostalgia, the earliest skin.[1]

Situação atual

Em 2013, O MonoBook passou a ser principalmente apoiado por desenvolvedores voluntários, não pela Fundação Wikimedia. Em 2019, é um dos quatro temas apoiados por voluntários usados nos projetos da Wikimedia: MonoBook, Timeless , Cologne Blue e Tema:Modern .

References