Leitura/Web/Melhorias da Área de Trabalho/Recursos/Menu do usuário

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Reading/Web/Desktop Improvements/Features/User menu and the translation is 100% complete.

Como parte do projeto de Melhorias da Área de Trabalho, estamos introduzindo uma nova maneira de exibir as ferramentas de usuário no topo da página. Nós planejamos juntar esses recursos dentro de um único menu que irá permitir que usuários registrados ou não acessem facilmente suas ferramentas de usuário. Nossa meta é fazer com que a navegação se torne mais intuitiva ao destacar visualmente a estrutura das ligações de usuário e seus usos.

Contexto

Atualmente, as ferramentas de usuário são ligações no topo da página. Isto gera confusão na hierarquia de navegação. Como as ligações não são apresentadas de maneira coesa, elas podem gerar certa confusão para novatos que não entendem que as ligações estão conectadas a ferramentas de usuário. Além disto, as ligações ocupam bastante espaço na tela, resultando em poluição visual.

Planejamos melhorar a aparência dessas ligações através das seguintes metas:

  • Permitindo um aumento na clareza do propósito dessas ligações através de identificação visual mostrando sua relação às ferramentas e recursos para usuários.
  • Permitindo uma redução na poluição visual e assim, uma aparência mais acolhedora para o cabeçalho da página.

Exemplos de casos de uso

  • Como leitor, quero ver menos ligações no topo da página, pois assim posso focar mais no conteúdo.
  • Como leitor, quero acesso fácil à criação de contas, para que possa me registrar rapidamente.
  • Como editor, quero acesso rápido a todas as minhas ligações de usuário
  • Como editor novato, quero que minhas ferramentas apareçam de maneira coesiva, para que seja fácil dizer o que cada uma delas faz.

Descrição do recurso e requisitos

  1. Todas as ligações de usuário encontradas no topo da página serão consolidadas em um único menu
  2. O menu deverá permitir diferentes opções para usuários registrados e não registrados
  3. Nenhuma ligação pode ser removida do menu
  4. Ligações diretas devem estar disponíveis para cada página de usuário
  5. Ligações diretas devem estar disponíveis para quando uma nova mensagem é recebida na página de discussão do usuário
  6. O menu deve permitir que ligações sejam adicionadas via gadgets (como o relógio UTC) ou scripts de usuários
  7. O menu deve conter logos assim como texto para cada item no menu, permitindo identificação rápida
  8. O menu deve funcionar em resoluções de até 500px

Diretrizes de design e requisitos

Protótipo

Este protótipo exibe o comportamento tanto para usuários registrados quanto não registrados da versão atual do menu de ferramentas do usuário. O design final deve estar sujeito a alterações baseadas nos resultados dos testes quantitativos e retorno qualitativo como descrito abaixo.

Usuários anônimos

Exemplo da funcionalidade das ferramentas do usuário propostas para usuários anônimos

Usuários registrados

Exemplo da funcionalidade das ferramentas do usuário propostas para usuários registrados

Testes de usuário

Testes de usuário com leitores e editores

Nós realizamos testes de usuários com leitores e editores em três locais diferentes. O objetivo deste teste era indicar a dificuldade de uso do menu do usuário e, mais especificamente, determinar se a iconografia utilizada era compreensível. Os resultados do teste indicaram que era preferível utilizar tanto ícones quanto texto dentro do menu, especialmente para páginas unicamente wikis, como a página de testes e de contribuições.

Teste do protótipo com editores e outros usuários registrados

Em maio de 2021, realizamos um teste do protótipo com usuários registrados dentro de 30 wikis. Nossos resultados iniciais mostraram que o menu era fácil de utilizar e os participantes conseguiam navegar intuitivamente para as páginas dentro do menu logo na primeira tentativa. Entretanto, alguns participantes indicaram que gostariam de ter mais controle sobre quais itens aparecem dentro e quais aparecem fora do menu. Isto é algo que estamos considerando para versões futuras deste recurso.

Teste quantitativo

Nós estaremos monitorando o uso das ligações antes e depois em nossas wikis de implementação antecipada após nossa implantação inicial. Enquanto esperamos ver uma ligeira queda nas ligações de usuários, qualquer queda acima de 10% levará na imediata alteração do recurso.

FAQ

Why doesn't the user menu show on hover?

Showing a menu on hover is not a good user interface pattern. A menu should not be triggered by hover. Only by click. It's standard in basically all interface elements we provide and Vector legacy was the exception to the rule, historically grown without design oversight. Expected by one user group, surprising to confusing by another.

More context is provided on phab:T275681#6882448.

Plano de lançamento

Trabalhamos nestas alterações entre abril de junho de 2021, e esperamos implantar nossa primeira versão em meados de 2021. Iremos implantar as alterações como padrão nas nossas wikis de implementação antecipada. As alterações também estarão disponíveis a todos os usuários registrados que escolherem participarem da nova experiência.

Ver também