Manual:Pywikibot/Compat/Uso básico

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Manual:Pywikibot/Compat/Basic use and the translation is 93% complete.

Uso

Veja Criar um atalho para os usuários de Windows.

Selecione e execute um script de bot

Agora que tens intalado python e Pywikibot, precisas conseguir uma interface baseada em texto para teu sistema operativo.

Acedendo a pywikibot

Após que tenhas criado o arquivo chamado user-config.py , terás acesso a pywikibot.

Em Windows isto se faz abrindo o menu de início, e fazendo clique em 'Executar'. Perguntar-te-ão o nome do programa, escreve "cmd.exe".

  • Muda o diretório de trabalho a C: escrevendo chdir C:\
  • Escreve chdir \"nome da pasta onde pywikibot tem sido descarregado" "(Por exemplo: chdir\"pywikibot" se o arquivo encontra-se na diretório C:.)"

É possível que tenha que realizar os seguintes passos:

  • Move a pasta httplib2, que está na subpasta externals, a um nível superior.
  • Todos os scipts que queiras usar, têm que ser copiados desde a subpasta "scripts" ao diretório principal. Isto inclui a login.py.

Em Mac, encontra Terminal.app em /Aplications/Utilities, veja-se Instalação em Mac.

Em Linux ou qualquer outro sistema opertivo Unix, usa qualquer terminal como gnome-terminal, konsole, xterm,ou simplesmente a consola baseada em texto.

Em compat, executa o script login.py escrevendo "python login.py". Se não tens configurado user-config.py ainda, este comando criá-lo-á interativamente.

Em core, desde o diretório principal, executa o script login.py escrevendo "python pwb.py login". Se não tens configurado user-config.py ainda, este comando criá-la-á interativamente.

pwb.py acrescenta o diretório principal à variável 'PATH' para que python veja o diretório de pywikibot. Há outras formas de arranjar isto, como acrescentando o diretório principal (ou qualquer outro diretório que contenha o diretório de pywikibot) a 'PATH' ou 'PYTHONPATH'.
Introduzindo senha

Python devolverá a seguinte:

Password for user your_bot on your_site:en:

Usa a senha que tens usado para o login do bot. Tenha em conta que o que introduzas não será visível por razões de segurança. O bot não pode trabalhar anonimamente. A não ser que mudes tua senha, geralmente só será necessário executar este programa uma vez.

Utilizando um bot

Os bots estão na pasta principal pywikibot quando se descarregam.

Se é necessário, usa o comando cd para ir ao diretório onde os arquivos do bot estão guardados.

Agora, executa qualquer dos bots aqui escrevendo "python botname.py" (se estás a usar Windows, não é necessário pôr "python").

Scripts

Página principal Manual:Pywikibot/Scripts

Interface de linha de comandos

Apesar de que muitos bots têm seus próprios argumentos de interface de linha de comandos, o qual deveria estar documentado em suas respectivas páginas (ou em seu código fonte), todos os bots, a não ser que especificamente se diga o contrário, reconhecem os seguintes argumentos de interface de linha de comandos:

-help
Mostra uma lista de argumentos globais para o bot (esta lista), seguido de uma ajuda específica para o bot se está disponível.
-lang:xx
Set the language of the wiki you want to work on to language code xx, overriding the configuration in user-config.py.
-family:xyz
Set the family of the wiki you want to work on, e.g., wikipedia, wiktionary, wikitravel, ... This will override the configuration in user-config.py.
-user:xyz
Inicia sessão como o utente 'xyz' em vez de com o nome utente por defeito.
-log
Ativa o log. Os logs alojar-se-ão no subdiretório de logs.
-log:xyz
Ativa o log, usando xyz como nome de arquivo.
-nolog
Desabilitar o log (se está habilitado por defeito).
-putthrottle:nn
Estabelece o tempo mínimo (em segundos) que o bot esperará entre guardar páginas. O valor por defeito é 10.

Por exemplo, python scriptname.py -family:wiktionary executará o bot "scriptname" nos artigos de wiktionary, sobrescrevendo a configuração por defeito.

Permissão nos projetos de Wikimedia

Assegura-te de que teu bot está aprovado pela comunidade da wiki onde o vais usar: lê a política global de bots para mais informação. A rigidez muda muito entre diferentes projetos.

O uso normal de seu navegador, criar um nome de utente e a senha para o bot. O melhor é utilizar um nome que deixa claro que se trata de um robô, e preferivelmente também que está a operar a mesma. Um método comum é usar seu próprio nome de utente e acrescentar a palavra "bot" a ela, mas também existem outras formas.