Help:Administradores e permissões

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Sysops and permissions and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

A forma em que as permissões são configuradas em diferentes wikis pode variar, mas a instalação padrão do MediaWiki tem várias permissões diferentes disponíveis, principalmente as permissões de sysop e burocrata.

Administradores

Por padrão, o MediaWiki oferece funcionalidade extra para um grupo de usuários confiáveis ​​chamados sysops (ou mais conhecidos geralmente como administradores). Na maioria das vezes, isso deve passar despercebido pelos usuários normais de uma comunidade wiki. Todos podem se envolver em páginas de edição, e até mesmo a realização de uma reestruturação drástica da wiki. Os poderes extras de um usuário sysop são destinados ao uso na resolução de litígios e prevenir vandalismo repetido.

Quem são os administradores?

Você pode descobrir quem são os administradores na página Special:Lista de usuários/sysop.

O que um administrador pode fazer?

Existem algumas funcionalidades adicionais disponíveis para os administradores. As principais são: The key ones are as follows:

Proteger e desproteger páginas, e editar páginas protegidas
«Proteger» uma página impede que os utilizadores normais a editem. Existem diversas razões para proteger uma página. There are several reasons why a particular page might be protected. Para mais informação, consulte Help:Páginas protegidas . Para informação de administração, consulte Help:Proteção e desproteção de páginas .
Eliminar páginas e recuperar páginas eliminadas.
Uma página pode ser eliminada de forma semi-permanente, de forma que deixa de estar disponível (incluindo o seu histórico) para os usuários normais. Os usuários normais não podem fazê-lo. Para informação de administração, consulte Help:Eliminação e recuperação
Bloquear e desbloquear usuários e endereços IP.
É possível bloquear o acesso de usuários à wiki. Esta é uma forma de manter afastados os autores persistentes de atividades de vandalismo. Os usuários são identificados pelo seu nome de usuário registado, ou pelo seu endereço IP, e podem ser bloqueados de forma permanente ou durante um curto período de tempo que lhes permita acalmarem-se. A blocked user will still be able to read the wiki but will no longer be able to edit or make other changes. Consulte Help:Bloqueio de usuários .
Patrulhar e ver edições patrulhadas.
Esta é uma forma de coordenação entre os administradores, para garantir que todas as edições na wiki são verificadas por um utilizador de confiança. Consulte Help:Edições patrulhadas .

Administradores de interface

Página principal: Interface administrators
Versão MediaWiki:
1.32

Burocratas

Outro nível de permissões numa instalação padrão do MediaWiki, é o grupo de «burocratas». Por padrão, os burocratas podem modificar os grupos de usuários de todos os usuários.

A funcionalidade principal que está disponível para burocratas e não está disponível para administradores é a promoção de usuários a administradores (e a sua despromoção de administradores a usuários normais). Consulte Help:Direitos e grupos de usuários .

Ver também