Ajuda:Extensão:Translate/Glossário

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Extension:Translate and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.
A principal página especial da extensão, "Special:Translate", mostra a tarefa mais comum "ver todas as mensagens não traduzidas"

A extensão Translate melhora o MediaWiki com recursos essenciais que precisam ser traduzidos. A extensão pode ser usada para traduzir conteúdo de páginas, a interface da wiki e mesmo outros softwares, como no translatewiki.net. A extensão Translate vem com uma interface de tradução fácil de usar e pode separar a estrutura de conteúdo do conteúdo do texto que precisa ser traduzido, mostrando apenas o texto traduzível para os tradutores, dividindo o conteúdo em unidades manejáveis​​. Cada unidade está automaticamente sob controle de mudanças, assim os tradutores podem ver imediatamente o que precisa de atualização em uma página específica ou em toda a wiki.

A extensão Translate é usada para traduzir a interface de usuário da MediaWiki e outros projetos de software no translatewiki.net por centenas de tradutores a cada mês. No website userbase.kde.org, a extensão é usada para traduzir cerca de mil páginas de conteúdo de documentação de usuário. É fácil começar a usar a extensão Translate, e ao mesmo tempo expandir e fornecer recursos de relatórios avançados, revisões e fluxos de trabalho.

Características

O editor de tradução: uma mensagem com uma dica (não visível na imagem) e sugestões de duas línguas assistentes

Interface: A principal característica da extensão Translate é uma interface de tradução simples, mas funcional. Além das informações essenciais, como a definição de mensagens e documentação, você também pode ver as traduções em outras línguas. Se uma definição mudou, você vai ver as mudanças. A extensão vem com algumas verificações internas que podem ajudar em erros comuns, como parênteses faltando e variáveis ​​não usadas. Dependendo da configuração, há também sugestões de memória de tradução e serviços de tradução automática como do Google Translate, Microsoft Bing Translator e Apertium.

A usabilidade da interface de tradução é reforçada por JavaScript e AJAX. O servidor fornece APIs de Web que podem ser usadas ​​em interfaces móveis ou interfaces adaptadas para determinado tipo de conteúdo. Também é possível exportar mensagens para traduzir em ferramentas off-line e on-line que aceitem o formato Gettext po.

Grupos de mensagens e tarefas: Muitas dos recursos são desenvolvidos a partir de dois conceitos básicos: grupos de mensagens e tarefas.

Um grupo de mensagem representa uma coleção de mensagens. Uma página de conteúdo seria um grupo de mensagens, onde, na forma mais simples, cada parágrafo seria uma mensagem nesse grupo. As mensagens usadas em cada extensão MediaWiki formam um grupo de mensagens em translatewiki.net - algumas das maiores extensões têm vários grupos. Você também pode fazer um grupo de grupos, como Todos os boletins ou Todas as mensagens da extensão Translate. Muitas das estatísticas e tarefas funciona com base no grupo de mensagens.

As tarefas, ou as diferentes mensagens em um grupo de mensagens, facilitam diferentes casos. Normalmente o tradutor vê uma lista de mensagens não traduzidas no grupo de mensagens escolhido, mas há tarefas onde você pode revisar mensagens ou obter uma lista de todas as mensagens, traduzidas ou não.

Essa página especial mostra o estado de tradução de cada grupo de mensagem

Relatos e estatísticas: A extensão tem diversas funções de relato, desde uma visualização de mensagens não traduzidas em todos os grupos de mensagens em um idioma específico, até listas de tradutores por idioma, incluindo seu nível de atividade.

Tradução de conteúdo: Se você já tentou traduzir conteúdo no MediaWiki sem qualquer ferramenta, você sabe que essa não será escalada. As versões traduzidas ficam desatualizadas e não há uma maneira de rastrear as mudanças na página mestre, então há diversas traduções feitas pela metade ou desatualizadas sem uma visão do estado geral. Os tradutores são desmotivados quando não conseguem trabalhar com pequenos pedaços de texto. Eles também não acham trabalho para fazer ou que precise de atualização. Os usuários também ficam confusos com informações desatualizadas.

Isso tudo é resolvido com a extensão Translate e seu recurso de tradução de página. Ele adiciona um pouco de sobrecarga às páginas que precisam de tradução, mas os benefícios superam isso. Essencialmente, você só precisa marcar as partes da página que precisam de tradução. A extensão então divide tais partes em unidades de tamanho de parágrafo e cria um grupo de mensagens para elas. Depois disso, os tradutores podem usar todos os recursos descritos acima. Além disso, você pode facilmente adicionar uma barra de idioma com a tag ‎<languages /> ou ter links que vão automaticamente para a versão do idioma preferido do usuário (apenas) quando existe, usando links no formato [[Special:MyLanguage/Pagename]].

Para mais informações veja o tutorial Como enviar uma página de conteúdo para tradução e a documentação da função de tradução.

Desenvolvedores: A extensão tem suporte para muitos formatos de arquivos de tradução comum, como propriedades de Java e arquivos Gettext po. Tem um extensivo conjunto de ferramentas, tanto in-wiki como na linha de comando, para importar e exportar traduções eficientemente.

Buscando: Sem um recurso de pesquisa, é difícil para os tradutores para encontrar mensagens específicas que deseja traduzir. Percorrendo todas as traduções ou cordas do projeto é ineficiente. Além disso, os tradutores muitas vezes querem verificar como um termo específico foi traduzido em uma determinada língua em todo o projeto.

Este é resolvido pela página especial Special:SearchTranslations. Os tradutores podem encontrar as mensagens que contenham certos termos em qualquer idioma e filtro por vários critérios: este é o padrão. Depois de pesquisar , eles podem mudar os resultados para as traduções dos referidos mensagens, por exemplo, para encontrar as traduções existentes, faltando ou desatualizadas de um determinado termo.

Casos de uso

Você pode traduzir quase tudo com a extensão Translate. Naturalmente, há ferramentas especializadas para a tradução de certos tipos de conteúdo, como legendas de vídeos, que são melhores feitas com essas ferramentas, mas geralmente Translate é muito boa para qualquer tipo de texto que possa ser dividido em mensagens do comprimento de uma palavra até o de um parágrafo extenso. Mensagens mais longas se tornam difíceis de traduzir e são simplesmente mais difíceis de se trabalhar.

Os três casos de uso básicos que a extensão Translate suporta são tradução de conteúdo, tradução de interface local e tradução de software. Todas essas são explicadas nas seções seguintes, com links para tutoriais e documentação de referência ou tópicos de ajuda aprofundados, onde disponíveis. Dos três casos de uso, a tradução de interface tem sido a menos usada.

Tradução de conteúdo

A tradução está desatualizada: partes antigas são substituídas por um novo texto-fonte e os tradutores podem alcançar as mensagens para atualizar com um único clique

A maioria das wikis têm conteúdo que gostariam de ser disponibilizado em vários idiomas. Seja apenas algumas ou centenas de páginas, não importa. Para evitar o desperdício de tempo do tradutor, as páginas devem ser marcadas para a tradução somente quando estão razoavelmente estáveis​​. Cada mudança feita depois pode afetar dezenas ou centenas de traduções antigas e o tempo necessário para atualizá-las se soma. Especialmente com tradutores voluntários, você deve estar ciente desse aspecto e respeitar o tempo que eles dedicam ao fazer traduções e atualizações, evitando trabalho desnecessário. Se você usar a extensão Translate para traduzir páginas, você já está indo no caminho certo para usar o tempo disponível do tradutor da forma mais eficaz e eficiente.

A forma como a extensão Translate divide a página em parágrafos não deixa muita liberdade para os tradutores alterarem o conteúdo. Isso geralmente é uma coisa boa e é ideal onde a continuidade e consistência de conteúdo entre idioma é desejável. Isso pode ser contornado, mas, em princípio, esta maneira de fazer as traduções não é geralmente adequada, por exemplo, para artigos de Wikipedia, que geralmente são totalmente independentes uns dos outros. Mesmo que inicialmente os artigos começam a partir de um artigo de idioma diferente, eles geralmente começam a ter vida própria e independente da versão original. Com a Translate, a página original é sempre a versão principal e novos conteúdos não podem ser desenvolvidos nas versões traduzidas.

Com essas limitações em mente, há ainda muitos casos onde essa função é muito adequada. A maioria, se não todas, as documentações de usuário entram nessa categoria assim como o conteúdo de notícia que não se modifica depois de escrito. Se você já tem a Extensão Translate instalada e as permissões de acesso configuradas, tente criar uma página e envolver o texto inteiro dentro de <languages /><translate>...</translate> e seguir os links, ou o tutorial Como preparar uma página para tradução (em inglês).

Groups of pages can be further aggregated together with the Special:AggregateGroups page.

Tradução da interface local em wikis multilingue

Uma coisa que quase todas as wikis têm personalizado é a barra lateral. É possível criar um grupo de mensagens para as mensagens da barra lateral personalizada e também para outras personalizações da interface local.

Uma expansão interessante são as páginas multilíngues ou modelos construídos com o a palavra mágica {{int:}}. A página principal do translatewiki.net e alguns modelos do Wikimedia Commons são bons exemplos. A palavra mágica {{int:}} é uma alternativa para a ferramenta de tradução de conteúdo e é mais adequada para páginas pesadas como a página principal do translatewiki.net. Outro fato interessante é que o idioma da página segue automaticamente aquele da interface do usuário, então não há a necessidade de uma barra de idiomas, embora você possa ter uma interface de seleção de idioma.

Configurar isso atualmente é um pouco mais complicado do que a tradução de conteúdo e a configuração do software e necessidades, mas está tudo coberto no tutorial Como criar uma interface de grupo de mensagens (em inglês).

Tradução de software

A extensão Translate é uma boa ferramenta para tradução de mensagens de interface de softwares. No translatewiki.net, ela é usada para traduzir dezenas de produtos desde jogos a aplicativos online. A extensão suporta a leitura e atualização de traduções de ou para formatos comuns usados no desenvolvimento web, incluindo propriedades de Java, Gettext e arquivos Yaml.

O controle de mudanças também está disponível para arquivos controlados externamente, porque internamente a extensão usa uma versão derivada em cache dos arquivos de localização onde o texto de origem e suas traduções são armazenadas, em vez de usá-las diretamente no seu formato original. Os administradores da tradução podem usar a interface web ou uma interface de linha de comando para verificar novas definições de mensagens e traduções "fuzzy" (solicitar atualização de), quando as traduções precisam de atualização. Isso funciona independentemente do formato de arquivo subjacente ou sistema de controle de versão (se houver).

Com ferramentas simples de linha de comando, os administradores de tradução podem facilmente importar um conjunto grande de traduções existentes e com apenas um comando exportá-las no formato e estrutura de diretório corretos. Você pode exportar diretamente para o seu repositório de verificação do sistema de controle de versão, onde pode confirmar mudanças e novos arquivos.

Leitura adicional e tutoriais

Para tradutores e administradores de tradução

Slides de uma "workshop" sobre como utilizar Extensão:Translate na Wikimania17.

Para administradores de tradução

Documentação de referência para desenvolvedores

Relacionados