Help:Bloqueio de usuários

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Blocking users and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Bloquear usuários é uma operação que pode ser executada por administradores, para impedir que certos usuários ou endereços IP editem a wiki.

Bloqueio

Vá à página Special:Block e siga estes passos:

  1. Endereço IP, nome de usuário ou ID do bloqueio: Insira no campo "Usuário" o nome do usuário, o endereço IP, ou a alcance de IPs que devem ser bloqueados. Em vez de digitar essas informações manualmente, também é possível clicar em um link "bloquear" nas alterações recentes, páginas de contribuições ou páginas de histórico, que preencherá automaticamente este campo com o nome de usuário ou endereço IP apropriado. Um link "Bloquear este usuário" também está presente na caixa de ferramentas ao visualizar as páginas de discussão do usuário e do usuário.
  2. Tipo de bloqueio Permite que um bloqueio seja configurado para proibir ações específicas, permitindo, portanto, todas as outras.
    • Editing (introduzido na 1.33)(removido na 1.38) Se marcado, o destino do bloqueio será proibido de fazer alterações nas páginas da wiki, incluindo edição, renomeação, revisão de alterações pendentes e outras ações de mudança.
      • Em todo o site Proíbe o bloqueio do alvo de fazer alterações em todas as páginas do wiki inteiro e criar novas páginas.
      • Parcial Proíbe o destino do bloqueio de fazer alterações apenas nas páginas especificadas e/ou em todas as páginas nos espaços nominais. Todas as outras páginas ainda podem ser editadas, novas páginas podem ser criadas e arquivos podem ser enviados. Até 10 páginas podem ser adicionadas ao bloqueio, páginas inexistentes ("redlink") não podem ser bloqueadas. A discussão e as subpáginas correspondentes não são bloqueadas automaticamente e devem ser inseridas separadamente. Specific actions can also be blocked (e.g. creating pages) and these will be blocked sitewide even if there is also a partial block on editing specific pages or namespaces.
    • Criação de contas: #* Criação de contas: Selecionar esta opção impede que o usuário ou endereço IP crie contas novas.
    • Bloquear automaticamente o endereço de IP mais recente usado por este(a) usuário(a) e todos os IPs subsequentes dos quais ele(a) tentar editar, por um período de $1: Esta opção só está disponível ao bloquear um nome de usuário. Quando selecionada, o IP do usuário é automaticamente bloqueado (aparece como um número, tal como #17, na página Special:Usuários bloqueados) durante um período curto. Quaisquer outros endereços IP dos quais o usuário tente editar a wiki também serão bloqueados. A duração de um bloqueio automático pode ser alterada ajustando-se o valor da variável $wgAutoblockExpiry
    • Enviar e-mail: Quando esta opção está selecionada, o usuário fica impedido de usar a interface Special:EmailUser. Se um endereço ou gama IP forem bloqueados com esta opção, e ela não for definida como aplicável só a usuários anônimos, as contas que se autenticarem a partir desse endereço IP ou gama IP não podem usar Special:EmailUser.
    • Editar a sua própria página de discussão: Esta opção só está disponível se $wgBlockAllowsUTEdit estiver definido como verdadeiro; não está por padrão na versão 1.25 do MediaWiki e anteriores. Na versão 1.26 e posteriores, está definido como verdadeiro. Para um bloqueio mais amplo, selecionar esta opção impede o endereço IP, o alcance de endereços IP, ou o usuário de editarem a sua própria página de discussão. Esta opção é geralmente ignorada para bloqueios parciais; para impedir que um usuário parcialmente bloqueado edite sua própria página de discussão, a página de discussão deve ser especificada como uma página a ser bloqueada. A única exceção a isso é quando um bloqueio parcial proíbe o destino de editar o espaço nominal "Discussão do usuário"; nessa situação, essa opção se comporta como seria para um bloqueio de todo o site.
  3. Expiração: Selecione na lista deste campo a expiração do bloqueio, insira manualmente uma data de expiração ou use o calendário Datetime para selecionar. Ao inserir uma data manualmente, siga o formato padronizado GNU (por exemplo, 2017-01-01 00:00). As opções predefinidas na lista descendente podem ser modificadas em MediaWiki:Ipboptions.
  4. Motivo: O motivo selecionado na lista descendente, combinado com a justificação adicional, são usados na mensagem apresentada ao usuário bloqueado quando este tentar editar a wiki. Os motivos de bloqueio predefinidos podem ser alterados em MediaWiki:Ipbreason-dropdown.
  5. Seleccione as opções adicionais de bloqueio (opcional): Dependendo de se estar bloqueando um nome de utilizador ou um endereço IP, ou outras variantes que tenham sido ativadas, algumas das opções seguintes, ou todas elas, serão apresentadas no formulário. Consulte Manual:Block and unblock#Configuration settings related to blocking para mais informação de como ativar ou desativar algumas das seguintes opções.
    • Bloquear automaticamente o endereço de IP mais recente usado por este(a) usuário(a) e todos os IPs subsequentes dos quais ele(a) tentar editar, por um período de $1: Esta opção só está disponível ao bloquear um nome de utilizador. Mas isso está disponível para bloqueios parciais e em todo o site. Quando selecionada, o IP do usuário passa a ser de «bloqueio automático» (aparece como um número, tal como #17, na lista de bloqueios ativos) durante um período curto e quaisquer outros endereços IP dos quais o usuário tente editar a wiki, também serão bloqueados. A duração de um bloqueio automático pode ser alterada ajustando o valor de $wgAutoblockExpiry .
    • Ocultar nome de usuário em edições e listas: Quando selecionada, o nome de usuário não aparecem no registo de bloqueios, na lista de bloqueios ativos, nem na lista de usuários (disponível apenas em blocos indefinidos em todo o site). Outros usuários com as permissões para verem estas entradas ocultas continuam a poder ver e desbloquear o nome de usuário ou endereço IP. Esta opção não está ativada numa instalação padrão do MediaWiki; o usuário que efetua o bloqueio tem de ter a permissão hideuser. Consulte Manual:Privilégios dos usuários .
    • Vigiar a página de usuário(a) e a página de discussão deste(a) usuário(a): Quando selecionada, adiciona a página de utilizador e de discussão de utilizador à sua lista de páginas vigiadas.
    • Aplicar bloqueio a usuários conectados a partir deste endereço IP: Esta opção só está disponível ao bloquear um endereço IP. Quando selecionada, se o endereço IP for usado por um usuário registado é permitido editar a wiki. Se o IP for usado por um usuário anônimo, a edição não é permitida.
  6. Faça uma verificação de todos os dados que introduziu e clique o botão Bloquear. Deve aparecer uma mensagem a informar se o bloqueio foi feito ou não.

Desbloqueio

Para desbloquear o nome de usuário ou endereço IP, vá para lista de bloqueio ativo e clique no link Remover este bloqueio ao lado do usuário ou do IP que pretende desbloquear. Em seguida, insira um motivo opcional e clique no botão desbloquear. Deve aparecer uma mensagem dizendo se o desbloqueio foi bem ou malsucedido.

Como alternativa, navegue para Special:Unblock e forneça o nome de usuário ou IP.

O que significa ser bloqueado

Os usuários sitewide bloqueados ficam impedidos de editar páginas, carregar arquivos, mover páginas e de executar outras operações que a posse de privilégios adicionais permita na wiki (consulte user rights ). Na prática, passa a só ser permitida a leitura a estes usuários. Até à versão 1.17 do MediaWiki, os administradores e outros com acesso à interface de desbloqueio ainda podem desbloquear outros usuários (e desbloquear-se a si próprios, se tiverem o privilégio unblockself). No entanto, a partir do MediaWiki 1.17, os usuários bloqueados que pertencem a grupos de usuários que lhes permitem fazer bloqueios, mesmo assim, não podem bloquear ou desbloquear outros usuários enquanto estão bloqueados. Since MediaWiki 1.33 [1][2], users with the unblockself right can now block the user who blocked them.

Usuários parcialmente bloqueados só são proibidos de realizar ações de mudança nas páginas específicas ou em todas as páginas dentro dos espaços nominais configurados.

Erros conhecidos

  • Na lista de usuários ativos, o status "bloqueado" seria exibido para todos os usuários que foram bloqueados pelo menos uma vez após 2017, devido a um erro conhecido.

Ver também