Vantagens relativas de bots e ferramentas do lado do servidor

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Relative advantages of bots and server-side tools and the translation is 83% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esta comparação de bots e ferramentas do lado do servidor aborda o tópico que analisa se é melhor ter alterações na wiki feitas por ferramentas (por exemplo, extensões ou scripts de manutenção) que rodam diretamente no servidor ou nos clientes que fazem interface com o servidor. Por exemplo, ao corrigir redirecionamentos duplos, pode-se executar o arquivo fixDoubleRedirects.php (script de manutenção) ou redirect.py (script do Pywikibot).

Pode haver alguma sobreposição em que um bot pode ser executado do lado do servidor (por exemplo, em um toolserver), por exemplo, se o servidor tem a capacidade de executar daemons.

Vantagens

Vantagens dos bots

Utilizar bots é mais um acesso shell. Alguns códigos bots podem ser menos onerosos para serem executados, especialmente se a maior parte das operações (por exemplo, descobrir que mudanças precisam ser feitas, em vez de realmente fazer as mudanças) pode ser executada no computador do cliente, em vez de consumir recursos do servidor, possivelmente mais dispendiosos . Some bot code may be less expensive to run, especially if the bulk of the operations (e.g. figuring out what changes need to be made, rather than actually making the changes) can be performed on the client's computer rather than consuming possibly more expensive server resources.

Vantagens das ferramentas do lado do servidor

Ferramentas do lado do servidor podem ter uma interface mais agradável às vezes, por exemplo, páginas especiais que fazem com que as ferramentas sejam executadas. Por exemplo, a extensão Extension:DeleteBatch poderia ser mais fácil de usar que o script delete.py . Não parece haver muitos frameworks de bots disponíveis que tenham GUIs polidas, embora alguns usuários prefiram linhas de comando para GUIs de qualquer maneira.

Praticamente todo administrador de sistemas sabe como instalar extensões e executar scripts de manutenção; mas nem todo administrador de sistemas sabe como executar bots.

Com as ferramentas do lado do servidor, o código está disponível para o proprietário da wiki; isso pode não ser o caso com bots, a menos que o proprietário do bot compartilhe o código.

Com as ferramentas do lado do servidor, alterações significativas de bots não são um problema; uma atualização no software do servidor (núcleo e/ou extensões) cuida das mudanças necessárias, pois não existem bots para fazê-lo.

Alguns servidores, especialmente, os hosts compartilhados, tendem a matar os processos depois de algum tempo. Assim, se uma tarefa de manutenção determinado depende de um bot funcionando como um daemon rodando continuamente, vigiando a atividade da wiki para ver quais mudanças iniciadas por bots precisam ser feitas, a tarefa será negligenciada se o bot estiver inativo e não houver nenhuma maneira de inicia-la automaticamente. Uma ferramenta do lado do servidor, que é iniciada através do MediaWiki (por exemplo, através de um hook ou uma página especial) não será tão suscetível a esse problema, dependendo da situação. por exemplo, a extensão $2 atualiza automaticamente $3 em determinados intervalos, quando é desencadeado por salvamento de artigos.