Help:Categorias

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Categories and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

As categorias, uma característica do software MediaWiki, fornecem índices automáticos que são úteis como tabelas de conteúdo.

Você pode categorizar páginas e arquivos adicionando uma ou mais etiquetas de categoria ao texto do conteúdo. Estas etiquetas criam ligações na parte inferior da página que levam você à lista de todas as páginas nessa categoria, o que facilita a navegação pelos artigos relacionados.

Resumo da edição

Cada uma das páginas no espaço nominal Categoria representa uma denominada categoria, um agrupamento de páginas relacionadas, e contém um índice para as páginas dessa categoria. Por exemplo, esta página pertence a "Categoria:Ajuda ". Se você abrir a página da categoria, verá nela uma ligação para esta página.

Quando uma página pertence a uma ou mais categorias, estas categorias aparecem na parte inferior da página (ou no canto superior direito, dependendo da skin sendo usada).

As próprias páginas da categoria contêm duas partes:

  • no seu início, uma parte opcional pode conter texto que é editável, como em qualquer outra página,
  • na sua extremidade, uma lista em ordem alfabética de todas as páginas dessa categoria, sempre presente, gerada automaticamente, na forma de ligações (na ordenação do Unicode).

Para atribuir uma categoria a uma página, basta adicionar a ligação "[[Category:Nome da categoria]]" ao texto wiki da página. O local habitual para adicioná-la está no fundo da página.

Para criar uma ligação normal a uma página de categoria (sem adicionar a página para essa categoria), prefixe o nome da ligação com dois pontos. Por exemplo: [[:Category:Não está nesta categoria]].

Novas categorias podem ser criadas antes de atribuir qualquer página a ela, da mesma forma como qualquer outra página regular.

Wikis individuais podem ter as suas próprias categorias de nível superior, como Categoria:Conteúdo na Wikipédia.

Para obter uma lista completa de todas as categorias que têm pelo menos uma página, consulte Special:Categories.

Para obter uma lista completa de todas as categorias editadas ou criadas, inclusive as que não têm qualquer página, consulte Special:Allpages/Category: (observe os dois pontos no final).

Adicionar uma página a uma categoria

Para adicionar uma página ou um arquivo carregado a uma categoria, edite a respectiva página e adicione o seguinte texto, substituindo Nome pelo nome da categoria:

[[Category:Nome]]

Qualquer número de tags Category podem ser adicionadas à página e a página será listada em todas elas. Tags Category, juntamente com ligações de linguagem interwiki colocadas na barra lateral, geralmente são adicionadas na parte inferior da página para a conveniência de outros editores.

Em uma página categorizada, as categorias são exibidas na  caixa Categorias:, rigorosamente na ordem em que aparecem no texto wiki.

Se a variável $wgUseCategoryBrowser for definida como true, de acordo com a primeira lista de cada categoria é listada novamente, ao estilo breadcrumb, com todas as suas categorias pai, em ordem alfabética. (Pelo menos no MediaWiki 1.18.2), se uma categoria é uma subcategoria de mais de uma categoria-pai, as duas hierarquias serão listadas, mas a categoria marcada será retirada de todas, mas uma delas. Isso cria o potencial para o que parecem ser as entradas duplicadas, se uma categoria com vários pais e um dos seus pais são ambos marcados em uma página. Por exemplo, suponha que Maryanne é uma subcategoria de Maria e Anne. Se uma página marca as categorias Maryanne e Anne, em seguida, a breadcrumb da categoria mostrará

Anne 
Anne
Mary -> Maryanne

"Anne" parece estar duplicado, mas o que se quer dizer é

Anne 
Anne -> Maryanne
Mary -> Maryanne

Isto é provavelmente um bug, e foi reportado em phab:T35614.

Chave de ordenação

Por omissão, as páginas são agrupadas sob a primeira letra do seu nome completo incluindo o espaço nominal. O MediaWiki também agrupa em separado os caracteres com acentos, portanto páginas começadas por À, Á ou Ä, são listadas em 3 grupos distintos, em vez de serem todas agrupadas sob a letra A. (Se tiver acesso à shell, estas predefinições podem ser alteradas, utilizando $wgCategoryCollation .)

Uma chave de ordenação permite especificar sob que letra a página será agrupada e onde nesse grupo a página será listada. A chave de ordenação é especificada no elemento de categorização, após uma barra vertical. Por exemplo, o elemento abaixo causa que, na categoria Nome, a página seja listada tal como se o seu título fosse Ordenação, portanto agrupada sob a letra O e no site certo dentro deste grupo:

[[Category:Nome|Ordenação]]

Se as chaves de classificação são sensíveis a maiúsculas ou minúsculas depende das suas definições de configuração. A ordem das secções dentro de uma categoria segue o padrão de ordenação Unicode. O uso de uma chave de ordenação não altera o título da página que é listado na categoria.

Espaços e outros caracteres são perfeitamente válidos.

Veja Help:Sorting para mais informações sobre a classificação de categorias.

Criar uma página de categoria

As categorias existem mesmo que as respectivas páginas ainda não tenham sido criadas, mas nessa forma permanecem isoladas das restantes e não desempenham o seu papel de organização e navegação.

Uma página de categoria pode ser criada tal como se criam outras páginas da wiki (consulte Help:Iniciando uma nova página ); só precisa colocar "Category:" antes do título da página, para colocá-la no espaço nominal Category.

Para evitar esforço desnecessário, tente pesquisar na sua wiki se já existe uma categoria adequada para o que pretende, antes de criar uma categoria nova. A lista de todas as categorias existentes pode ser encontrada na página «Páginas especiais» na caixa «ferramentas» da barra lateral.

Organização hierárquica das categorias

As categorias podem pertencer a outras categorias numa hierarquia. Como as páginas das categorias são como quaisquer outras páginas, pode categorizá-las adicionando um elemento Category ao fundo da página.

É boa ideia organizar as suas categorias numa hierarquia com uma única categoria de topo. A estrutura das categorias pode ter a forma de uma árvore com ramos separados, mas normalmente toma a forma de um grafo. Em geral, deve existir uma ligação contínua de subcategorias entre cada categoria e a categoria de topo.

Arvore de categorias

Desde MediaWiki 1.31, a extensão CategoryTree é empacotada por padrão, permitindo que Special:CategoryTree e ‎<categorytree> forneçam uma exibição de estrutura em árvore para as categorias.

Categorias ocultas

As categorias nas quais a página está normalmente estão listadas na parte inferior da página. No MediaWiki 1.13 ou posterior, uma categoria pode ser escondida dessa lista, adicionando a palavra mágica __HIDDENCAT__ para a página da categoria.

Os usuários podem, mesmo assim, ver as categorias ocultas numa secção separada da página, chamada «Categoria oculta», se marcarem a caixa de selecção «Exibir categorias ocultas» da secção «Aparência» das suas Special:Preferences.

As categorias ocultas são automaticamente adicionadas à categoria Category:Hidden categories. Esta categoria é especificada na mensagem do sistema MediaWiki:Hidden-category-category.

Criar uma ligação a uma categoria

Para criar uma ligação a uma categoria, coloque dois pontos (:) antes do espaço nominal (sem os dois pontos, a página seria colocada nessa categoria):

[[:Category:Help]]Category:Help

Para alterar o texto da ligação, escreva o texto que deseja dentro do elemento de categorização após uma barra vertical:

[[:Category:Help|Categoria de ajuda]]Categoria de ajuda

Páginas de redirecionamento para as categorias também deve usar os dois pontos, caso contrário, eles serão adicionados à categoria em vez de redirecionar.

Categorias e predefinições(páginas transcluídas)

Se você adicionar [[Category:Cats]] dentro de um predefinição (uma página transcluída), o modelo e as páginas que transcluem esta predefinição ("ambos") serão categorizados como Cats.

  • Se você deseja que apenas o modelo seja categorizado, você deve se certificar de escrever o marcador de categoria dentro das etiquetas <noinclude> .
  • Se você quiser que apenas as páginas que usam o modelo sejam categorizadas, mas não o modelo em si, você deve se certificar de escrever o marcador de categoria dentro das etiquetas <includeonly> .

Devido a problemas de cache, a edição de categorias aplicadas por meio de modelos pode demorar um pouco para ficarem visíveis em todos os lugares. Você pode realizar uma edição nula em uma página para atualizar imediatamente suas categorias.

Redirecionamento de categorias

Tal como as páginas normais da wiki, as páginas de categoria podem ser redirecionadas para outras páginas normais ou de categoria. Contudo, isto não é recomendado, porque as páginas categorizadas nas categorias redirecionadas não são categorizadas na categoria de destino (phab:T5311). Alguns sites da Wikimedia utilizam um modelo de redirecionamento de categoria para marcar as categorias redirecionadas, permitindo a limpeza manual ou automática das páginas lá categorizadas.

Monitoramento de categorias

Certos problemas de sintaxe, como uma ligação de imagem quebrada, ou muitas funções do analisador dispendiosas, podem fazer uma página ser adicionada a uma de categoria de monitoramento. Consulte Help:Tracking categories para detalhes.

Renomeando para categoria

Se você mover uma categoria, uma vez que redirecionamento não funcionará para categorização, todas as etiquetas de categoria estarão erradas, então você deve corrigi-las.

Ver também