Manual:Instalar o MediaWiki

From mediawiki.org
(Redirected from Installation/pt)
This page is a translated version of the page Manual:Installing MediaWiki and the translation is 77% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esta página abrange todas as etapas para instalar e configurar manualmente o MediaWiki.

MediaWiki installation requires basic familiarity with using a web host. It is easier if you have some experience with Apache (web server software), PHP and MySQL/MariaDB (database). Additional help is available at Project: Support desk.

A secção Apêndices em baixo oferece alternativas mais fáceis para a instalação manual. A secção Apêndices em baixo também fornece notas de instalação para as configurações específicas do sistema.

Se já estiver a executar o MediaWiki, consulte o guia de atualização.

Verificar os requisitos de instalação

Verifique se o seu sistema corresponde aos requisitos de instalação.

Certifique-se que também verifica o Notas de Lançamento da versão do MediaWiki que planeia instalar.

Transferir o programa MediaWiki

Transfira o ficheiro tar do MediaWiki da página de transferências oficial.

Geralmente, se estiver a utilizar um ambiente de produção, deseja executar a versão estável mais recente, que é MediaWiki 1.41.0.

Extrair o programa MediaWiki

O ficheiro transferido está em .zip ou no formato de ficheiro .tar.gz. Precisa de descompactar este ficheiro de arquivo antes de o utilizar. Pode descomprimir o ficheiro localmente (e depois enviar via FTP para o servidor) ou diretamente no seu servidor.

No Windows, a descompressão é normalmente efetuada com programas, tais como 7-Zip (grátis), WinZip, WinRAR ou IZArc (grátis).

No Linux e no Mac OS X, pode descomprimir o ficheiro utilizando este comando: tar -xzvf mediawiki-*.tar.gz

Se descomprimir o ficheiro de arquivo enquanto utilizador raiz/administrador, poderá alterar a propriedade do ficheiro posteriormente, dependendo da sua configuração. Nos sistemas Linux, o comando seria utilizar chown como o seguinte: chown -R <new_owner_user> <mediawiki_folder> More info: Manual:Security#File_permissions


Enviar ficheiros para o seu servidor da Web

Se ainda não enviou os ficheiros para o seu servidor da Web (ou copiou, se o seu programa do servidor da Web é executado localmente no seu localhost), faça-o agora.

Envie os ficheiros para a diretoria da Web do seu servidor da Web:

  1. diretamente, copiando a pasta descomprimida
  2. utilizando um cliente FTP, tal como o FileZilla (Windows, OSX e Linux) ou Cyberduck (Windows e OSX).
  3. utilizando o programa já fornecido pelo seu serviço de hospedagem, tal como o cPanel File Manager

Se a sua ferramenta de envio tem uma opção "alterar os nomes dos ficheiros para minúsculas", deve desativar isto.

Se utiliza o servidor da Web Apache, a diretoria correta é especificada no seu ficheiro httpd.conf na diretiva DocumentRoot Por predefinição, é /var/www/ ou <pasta apache>/htdocs.

A localização exata das definições do servidor Apache e do ficheiro de diretorias httpd.conf depende do seu sistema operativo. No Debian e Ubuntu, o ficheiro para as definições de servidor do Apache e as diretorias é /etc/apache2/apache2.conf. No Red Hat e Fedora, o ficheiro é /etc/httpd/conf/httpd.conf.

Altere o nome da pasta que carregou, para aquilo que pretende ter no URL. Se o seu servidor da Web é executado como #1, por exemplo, renomear para /w/ significaria que iria aceder à sua wiki em http://localhost/w/index.php.

Do not use /wiki/ if you want to set it up as a Short URL after running the installation script.

Configurar a base de dados

O comando de instalação do MediaWiki irá pedir-lhe o nome da base de dados e do utilizador, e assim o MediaWiki pode guardar o conteúdo da wiki.

Se já tem um servidor de base de dados e sabe a palavra-passe para utilizador "raiz" (admin.), vá para a secção em baixo #Executar um comando de instalação.

Se não sabe a palavra-passe para o utilizador raiz, por exemplo, se estiver num servidor alojado, terá de criar uma nova base de dados nova antes de executar o comando de instalação do MediaWiki na secção seguinte.

MariaDB/MySQL are the recommended databases. PostgreSQL and SQLite have limited support and should not be used unless there is a reason to. Se não tiver a certeza sobre qual a base de dados a escolher, utilize MariaDB.

After finishing the database setup, continue with #Run the installation script below.

SQLite

No further setup is required for SQLite if the pdo-sqlite module for PHP is installed on the system.

Na página de instalação de SQLite, escolha um nome para a base de dados (que pode ser um qualquer) e a diretoria da base de dados SQLite. Para o diretório da base de dados, o ficheiro de instalação tentará usar um subdiretório fora da raiz do documento e criá-lo se necessário. Se este diretório não for seguro (por exemplo, se puder ser lido através da Internet), mude-o manualmente para evitar que seja acessível por qualquer pessoa na Internet.

MariaDB/MySQL

Create the MariaDB/MySQL database and database user. There are several ways:

  • Use a control panel software offered by your Hosting service (example: PhpMyAdmin)
  • Use ssh to log into your host and type the commands below into a MySQL prompt. Consulte a respetiva documentação do seu provedor de hospedagem. Como alternativa, contacte o seu provedor de hospedagem para que lhe criem uma conta para si.

The following commands create a database named my_wiki, a user named wikiuser, and set permissions for the user on that database.

CREATE DATABASE my_wiki;
CREATE USER 'wikiuser'@'localhost' IDENTIFIED BY 'database_password';
GRANT ALL PRIVILEGES ON my_wiki.* TO 'wikiuser'@'localhost' WITH GRANT OPTION;

Apenas se a sua base de dados não estiver a ser executada no mesmo servidor onde está o seu servidor da Web, tem de fornecer o nome do hospedeiro do servidor da Web apropriado (mediawiki.example.com no exemplo em baixo):

GRANT ALL PRIVILEGES ON my_wiki.* TO 'wikiuser'@'mediawiki.example.com' IDENTIFIED BY 'database_password';
Aviso Aviso: MySQL/MariaDB regista todas as consultas num ficheiro de histórico. Este irá incluir a palavra-passe da base de dados para a conta do utilizador. Se isto o preocupa, elimine e desative o ficheiro .mysql_history depois de executar estas consultas, seguindo a documentação de MySQL.

PostgreSQL

Se está a utilizar PostgreSQL, irá precisar que lhe criem uma base de dados e um utilizador para si, ou fornecer o nome de utilizador com privilégios de "super utilizador" no formulário de configuração. Normalmente, é o utilizador da base de dados nomeada postgres.

The following commands on a Linux command-line, as the postgres user, create a database user named wikiuser, and a database named my_wiki owned by the user named wikiuser.

 createuser -S -D -R -P -E wikiuser (depois insira a palavra-passe)
 createdb -O wikiuser my_wiki

ou como superutilizador (que, por omissão, é postgres) execute os seguintes comandos na linha de comandos da base de dados:

CREATE USER wikiuser WITH NOCREATEDB NOCREATEROLE NOSUPERUSER ENCRYPTED PASSWORD 'database_password';
CREATE DATABASE my_wiki WITH OWNER wikiuser;

Tenha em atenção a lista de problemas conhecidos ao executar o MediaWiki com o PostgreSQL.

Executar o ficheiro de instalação (script)

A seguir, conclua a instalação do MediaWiki, indo para o URL da sua instalação do programa no seu navegador da Web: siga as instruções em Manual:Comando de Configuração (Script) .

Configuração adicional

Mantenha-se atualizado!

Terminada a instalação, certifique-se que se mantém atualizado com os lançamentos, e mantenha o seu servidor seguro!

Subscreva a lista de discussão dos anúncios de lançamento do MediaWiki.

Apêndices

Alternativas à instalação manual

Manual installation is often the preferred method because it gives the user more control and insight into how their wiki is installed, making troubleshooting and maintenance easier. Automated processes, packages, bundles, and services all come with their own idiosyncrasies.

Em vez de instalar o MediaWiki manualmente, as opções alternativas podem ser mais fáceis:

Hosting services which provide automatical installation of applications such as MediaWiki may offer outdated versions or have other issues. If you encounter problems, it does not mean that you cannot install MediaWiki. It means that you should install MediaWiki manually.

Consulte também comparison of distribution options .

Instruções específicas do sistema

The pages listed on Manual:Ajuda Especifica do SO give more detailed installation instructions aimed at specific systems.

However, by and large these per-system docs are less maintained and might not always be up to date. First consult Instalar o MediaWiki (this page) before looking at per-system installation documentation.

Executar várias wikis

Leia Manual:Perguntas Mais Frequentes (FAQ)

Importação de uma base de dados da wiki existente

Leia Manual:Perguntas Mais Frequentes (FAQ).

Consulte também