Help:Cite

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Help:Cite and the translation is 99% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações.
Algumas revisões antigas desta página foram importadas nos termos da licença CC BY-SA. Apenas novas contribuição estão como Domínio Público.
PD

Cite torna possível a adição de notas de rodapé em uma página.

Veja a página em Cite extension para detalhes técnicos.

Uso

O conceito básico da tag ‎<ref> é que ela insere o texto delimitado pelas tags ref como uma nota de rodapé em uma seção designada, que você indica com a tag placeholder ‎<references />. Este formato não pode ser usado de forma intercambiável com o formato mais antigo — você deve escolher um ou outro.

Tags adicionais de espaço reservado ‎<references /> podem ser inseridas no texto, e todas as tags ‎<ref> até aquele ponto, naquele grupo, serão inseridas lá.

Se você se esquecer de incluir ‎<references /> no artigo, as notas de rodapé não irão desaparecer, mas as referências serão exibidas no final da página.

Esta página em si usa notas de rodapé, como a que está no final desta frase.[note 1] Se você veja o código-fonte desta página clicando em "Editar esta página", você pode ver um exemplo prático de notas de rodapé.

Wikitexto Renderização
O Sol é muito grande.<ref>E. Miller, ''The Sun'', (New York: Academic Press, 2005), 23–25.</ref> A Lua, entretanto, não é tão grande.<ref>R. Smith, "Size of the Moon", ''Scientific American'', 46 (April 1978): 44–46.</ref>

==Notas==
<references />

O Sol é muito grande.[1] A Lua, entretanto, não é tão grande.[2]

Notas
  1. E. Miller, The Sun, (New York: Academic Press, 2005), 23–25.
  2. R. Smith, "Size of the Moon", Scientific American, 46 (April 1978): 44–46.

Vários usos da mesma nota de rodapé

Para dar a uma nota de rodapé um identificador exclusivo, use ‎<ref name="nome">. Você pode então referir-se à mesma nota de rodapé novamente usando uma tag ref com o mesmo nome. O texto dentro da segunda tag não importa, porque o texto já existe na primeira referência. Você pode copiar a nota de rodapé inteira ou usar uma tag ref vazia terminada que se parece com isto: ‎<ref name="nome" />.

No exemplo a seguir, a mesma fonte é citada três vezes.

Wikitexto Resultado
Este é um exemplo de várias referências à mesma nota de rodapé.<ref name="multiple">Lembre-se de que quando você se refere à mesma nota de rodapé várias vezes, o texto da primeira referência é usado.</ref>

Essas referências são particularmente úteis ao citar fontes, se declarações diferentes vierem da mesma fonte.<ref name="multiple" /> Qualquer tag reutilizada não deve conter conteúdo extra, o que gerará um erro. Use apenas tags vazias nesta função.

Uma maneira concisa de fazer várias referências é usar tags ref vazias, que têm uma barra no final.
Embora isso possa reduzir o trabalho redundante, esteja ciente de que se um futuro editor remover a primeira referência, isso resultará na perda de todas as referências usando as tags ref vazias.<ref name="multiple" />

==Notas==
<references />

Este é um exemplo de várias referências à mesma nota de rodapé.[1]

Essas referências são particularmente úteis ao citar fontes, se declarações diferentes vierem da mesma fonte.[1] Qualquer tag reutilizada não deve conter conteúdo extra, o que gerará um erro. Use apenas tags vazias nesta função.

Uma maneira concisa de fazer várias referências é usar tags ref vazias, que têm uma barra no final. Embora isso possa reduzir o trabalho redundante, esteja ciente de que se um futuro editor remover a primeira referência, isso resultará na perda de todas as referências usando as tags ref vazias.[1]

Notas
  1. 1.0 1.1 1.2 Lembre-se de que quando você se refere à mesma nota de rodapé várias vezes, o texto da primeira referência é usado.
Observe que os identificadores usados no atributo name requerem caracteres alfabéticos; basear-se apenas em números gerará uma mensagem de erro. As aspas são sempre preferidas para nomes e são obrigatórias quando o nome inclui espaço, pontuação ou outro sinal. Recomenda-se que os nomes sejam mantidos simples e restritos ao conjunto de caracteres ASCII.


<span id="The_‎<references />_tag">

A tag ‎<references />

A tag ‎<references /> insere o texto de todas as citações que foram definidas nas tags ‎<ref> até aquele ponto na página. Por exemplo, com base nas citações acima, deve haver referência para o grupo note.

Wikitexto Resultado
<references group="note"/>
  1. Esta nota de rodapé é usada como um exemplo na seção "Como usar".

A lista de referências pode ter uma largura responsiva (exibindo em alguns casos as referências em várias colunas). Nesse caso, o atributo responsive é usado para configurar esse comportamento. Em wikis com a configuração padrão, isso acontecerá em todas as páginas; em outros, você precisa ativá-lo.

Se uma página incluir mais de uma lista ‎<references />, cada lista incluirá as marcas ‎<ref> definidas após a lista de referências anterior. Se essas listas de referências forem produzidas por modelos, cada um listará as tags ref definidas antes da primeira lista de referências e haverá uma mensagem de erro informando que há uma tag ref, mas não uma lista de referências.


Referências agrupadas

Isso pode ser desabilitado por $wgAllowCiteGroups = false; se desejado.

O exemplo a seguir gera listas de referência separadas para citações e notas de rodapé diversas:

Wikitexto Resultado
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.<ref>E. Miller, ''The Sun'', (New York: Academic Press, 2005), 23–25.</ref> Na verdade, é muito grande.<ref group="footnotes"> Acredite em sua palavra. Não olhe diretamente para o sol!</ref>

==Notas==
<references group="footnotes" />

==Referências==
<references />
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.[1] Na verdade, é muito grande.[footnotes 1]
Notas
  1. Acredite em sua palavra. Não olhe diretamente para o sol!
Referências
  1. E. Miller, The Sun, (New York: Academic Press, 2005), 23–25.

O grupo anônimo funciona como antes, enquanto as referências destinadas ao grupo nomeado só aparecerão no elemento ‎<references /> designado.

Observe que os identificadores usados no atributo group requerem caracteres alfabéticos; basear-se apenas em números gerará uma mensagem de erro.eres ASCII. As aspas são sempre preferidas para nomes e são obrigatórias quando o nome inclui espaço, pontuação ou outro sinal. Recomenda-se que os nomes sejam mantidos simples e restritos ao conjunto de caract.

A renderização de um determinado grupo pode ser personalizada em toda a wiki criando MediaWiki:Cite_link_label_group-<nome> e listando os sinais usados na ordem em que aparecem, separados por espaços ou novas linhas.

Por exemplo, se MediaWiki:Cite_link_label_group-lower-alpha for criado com o conteúdo

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

, então o primeiro <ref group="lower-alpha">...</ref> renderiza [a], o segundo renderiza [b] e assim por diante, o 26º renderiza [z].

É um erro usar mais notas de rodapé em um grupo renderizado personalizado do que o número de sinais definidos, portanto, a 27ª nota de rodapé desse grupo causa um erro.

Os nomes de grupos a seguir geralmente são definidos como grupos personalizados pelas seguintes mensagens, respectivamente:

nome do grupo mensagem
upper-alpha MediaWiki:Cite link label group-upper-alpha
lower-alpha MediaWiki:Cite link label group-lower-alpha
upper-roman MediaWiki:Cite link label group-upper-roman
lower-roman MediaWiki:Cite link label group-lower-roman
lower-greek MediaWiki:Cite link label group-lower-greek
As páginas Cite link label group não são criadas por padrão. Se uma wiki não os configurar, marcações como <ref group="lower-alpha">...</ref> serão renderizadas como lower-alpha 1.

Citando diferentes partes da mesma fonte

Quando várias partes da mesma obra são usadas como referências em um artigo, você pode agrupá-las na seção de referência. Isso dá aos leitores uma maneira de identificar quais referências se originam da mesma fonte. Também permite que você cite diferentes partes da mesma fonte sem repetir a fonte inteira todas as vezes.

Wikitexto Resultado
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.<ref name="Miller">E. Miller, ''The Sun'', (New York: Academic Press, 2005).</ref> Na verdade, é muito grande.<ref extends="Miller">p. 123</ref> Acredite na palavra deles. Não olhe diretamente para o sol!<ref extends="Miller">p. 42</ref>

== Referências ==
<references />
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.[1] Na verdade, é muito grande.[1.1] Acredite na palavra deles. Não olhe diretamente para o sol![1.2]
Referências

1. E. Miller, The Sun, (New York: Academic Press, 2005)
   1.1 ↑ p. 123
   1.2 ↑ p. 42

Observe que esse recurso ainda não funciona em wikis fora do cluster beta, por isso o exemplo acima é uma simulação. Você pode acompanhar a atualização do projeto em m:WMDE Technical Wishes/Book referencing.

Separando referências do texto

As referências no texto facilitam a cópia do texto para outra página; por outro lado, dificultam a leitura. Referências contendo muitos dados, citações ou modelos de citação elaborados podem constituir uma fração significativamente maior da fonte do que o texto que será realmente visível. Para evitar isso, as versões recentes da extensão permitem mover algumas ou todas as referências para a seção ‎<references />, para o lugar onde elas realmente aparecerão para o leitor.

Wikitexto Resultado
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.<ref name="miller" /> A Lua, entretanto, não é tão grande.<ref name="smith" />

== Notas ==
<references>
<ref name="miller">E. Miller, ''The Sun'', (New York: Academic Press, 2005).</ref>
<ref name="smith">R. Smith, "Size of the Moon", ''Scientific American'', 46 (April 1978): 44–46.</ref>
</references>

De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.[1] A Lua, entretanto, não é tão grande.[2]

Notas
  1. E. Miller, The Sun, (New York: Academic Press, 2005), 23–25.
  2. R. Smith, "Size of the Moon", Scientific American, 46 (April 1978): 44–46.

Portanto, o código acima terá a mesma saída que o primeiro exemplo acima, embora a numeração e a ordem das referências não sejam em geral as mesmas.

Funções de substituição e analisador integrado

Uma vez que a tag ‎<ref> de Cite é analisada antes das funções de análise sintática do MediaWiki (por exemplo, {{#ifexpr:…}}) ou variáveis (por exemplo, {{PAGENAME}}) ou antes de subst:, elas não funcionarão dentro das referências de citação. Em vez disso, você deve usar a palavra mágica {{#tag:…}}.

Wikitexto Resultado
Foo<ref>Isso não está funcionando, veja {{cite journal|url=https://www.google.com |author= |date= |accessdate={{subst:#time:Y-m-d|now}}|title=Search}}</ref> bar baz…
Foo{{#tag:ref|Considerando que isso faz, veja {{cite journal|url=https://www.google.com |author= |date= |accessdate={{subst:#time:Y-m-d|now}}|title=Search}}}} bar baz…
<references />

Foo[1] bar baz… Foo[2] bar baz…

  1. Isso não está funcionando, veja "Search" . Retrieved on [[{{subst:#time:Y-m-d|now}}]]. 
  2. Considerando que isso faz, veja "Search" . Retrieved on 2021-03-11. 

Adicionando um cabeçalho automático antes da lista de referências

Até o MediaWiki 1.28, pode-se usar a mensagem do sistema MediaWiki:Cite references prefix para definir um título em todo o wiki que seria inserido automaticamente antes de cada lista de referências. No MediaWiki 1.29, esta mensagem do sistema foi removida. Uma maneira hacky de inserir um título agora é adicionar o seguinte código ao MediaWiki:Common.js:

$(document).ready(function(){
    $('.mw-references-wrap').before('<h2>Referências</h2>');
});

Observe que isso adiciona o cabeçalho incondicionalmente, ou seja, se você já tiver o cabeçalho, ele será adicionado novamente, criando cabeçalhos duplicados.

Se você só precisa de um título de "texto" (sem link ou outros elementos ativos), você pode adicionar o seguinte a MediaWiki:Common.css (Chrome 4, IE9, FF 3.5, Safari 3.1, Opera 7):

.mw-references-wrap::before {
  content: "Blue references";
  color: #0645ad;
  text-decoration: none;
  background: none;
  font-style: italic;
  font-size: 100%;
  font-weight: bold;
  line-height: 1.6;
  direction: ltr;
  font-family: sans-serif;
}

Mesclando dois textos em uma única referência

Um problema típico do Wikisource são as referências que abrangem várias páginas do material fonte. Eles podem ser mesclados usando uma tag ‎<ref name="nome"> para a primeira parte da referência e marcando as seguintes partes com uma tag ‎<ref follow="nome"> usando o mesmo nome.

Exemplo:

Wikitexto Resultado
Este é um exemplo de fusão de vários textos na mesma nota de rodapé.<ref name="main">Lembre-se de que todos os textos serão incluídos na referência que contém o atributo name="…".</ref>

<ref follow="main">Simplesmente inclua o texto adicional em uma tag com o atributo follow="…", correspondendo ao nome do primeiro ref.</ref>

== Referências ==
<references/>

Este é um exemplo de fusão de vários textos na mesma nota de rodapé.[1]


Referências

  1. Lembre-se de que todos os textos serão incluídos na referência que contém o atributo name="…". Simplesmente inclua o texto adicional em uma tag com o atributo follow="…", correspondendo ao nome do primeiro ref.

Ao usar essa sintaxe, certifique-se de que a parte "follow" da nota de rodapé seja incluída na mesma página que a primeira parte da referência.

Observe que os nomes de referência não podem começar com um número, portanto, sempre inclua algum texto como <ref name="p32"> e <ref follow="p32">.


Personalização

O formato da saída de ‎<ref> e ‎<references> é quase completamente personalizável através do MediaWiki messages, que pode ser modificado, por exemplo, através do namespace do MediaWiki dependendo da configuração do wiki.

Para obter uma lista de mensagens que controlam a saída das referências ‎<ref> e ‎<references> e os valores, se houver, que são passados para elas ($1, $2, $3 ...), consulte uma lista atualizada de os valores padrão que podem ser obtidos diretamente no MediaWiki.

Lista incompleta
  • cite_reference_link_key_with_num
    1. key
    2. num
  • cite_reference_link_prefix
  • cite_reference_link_suffix
  • cite_references_link_prefix
  • cite_references_link_suffix
  • cite_reference_link
    1. ID de referência
    2. ID de backlink
    3. contar para exibir
  • cite_references_link_one
    • Usado para formatar a lista de origem que ‎<references /> gera, ele configura 3 coisas: o ID do backlink, o ID de referência e o texto da nota.
    1. ID de backlink — Usado para criar a ordem numérica da lista de origem.
    2. ID de referência — Usado para vincular de volta à referência atual no texto, é aqui que você pode configurar o símbolo ^.
    3. texto da nota — texto usado acima descrevendo as informações da fonte
  • cite_references_link_many
    1. ID de backlink
    2. lista de links
    3. texto da nota
  • cite_references_link_many_format
    1. ID de referência
    2. valor numérico para usar como backlink
    3. valor personalizado (conforme definido em cite_references_link_many_format_backlink_labels para usar como backlink)
  • cite_references_link_many_format_backlink_labels
  • cite_references_link_many_sep
  • cite_references_link_many_and
  • cite_references_suffix

Defina as referências para usar ^ e letras

Para substituir o uparrow padrão (↑) pelo acento circunflexo (^), modifique sa seguintes mensagens do sistema. Todas essas páginas podem ser encontradas em Special:AllMessages.

MediaWiki:Cite reference backlink symbol
De Para
^
MediaWiki:Cite references link many format

Substituir $2 por $3 muda os links de 1.0, 1.1, 1.2 para a, b, c etc ...

De Para
<sup>[[#$1|$2]]</sup>
<sup>[[#$1|$3]]</sup>

Pesquisar essas páginas pela primeira vez resultará em nenhuma correspondência. Basta clicar em "Criar esta página" para editar o código. As alterações não serão exibidas até que uma página com referências seja reconstruída.

Definir referência e destaque do número de referência

Começando com MediaWiki 1.26 , os seletores para realce agora estão incorporados em Cite/modules/ext.cite.css. Portanto, o código CSS abaixo não precisa mais ser adicionado manualmente.

Adicione o seguinte código à página MediaWiki:Common.css.

/* faz com que a lista de referências da extensão Cite pareça menor e destaca a referência clicada em azul */
ol.references { font-size: 90%; }
ol.references li:target { background-color: #ddeeff; }
sup.reference:target { background-color: #ddeeff; }


Referências quebradas

Se as tags ‎<ref> ou ‎<references /> forem usadas incorretamente, a extensão Cite adicionará uma mensagem de erro à página e adicionará a categoria "Páginas com erros de referência". Essas mensagens de erro aparecerão no idioma da interface do usuário, no conteúdo do artigo ou na seção Referências. Por exemplo:

Wikitexto Resultado
Este é um exemplo de mensagem de erro de referências.<ref broken>Texto pretendido.</ref>

== Notas ==
<references />

Este é um exemplo de mensagem de erro de referências.Cite error: Invalid parameter in <ref> tag

Notas

Veja a especificação para representação de erro de Cite de Parsoid.

Ver também