Wikibase/Quick start/pt-br

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Wikibase/Quick start and the translation is 75% complete.

Getting started

O Wikibase é um software para gerenciar dados estruturados, e também é uma extensão de um software poderoso: MediaWiki .

Em seguida adicione o: query service, elasticsearch e, quickStatements, para assim ter um conjunto complexo de software que pode ser intimidador de gerenciar.

O diagrama da arquitetura de rede do Wikibase

Mas, se você quiser apenas fazer um teste no Wikibase, para ver como ele funciona e se é adequado para as necessidades do seu projeto?

Para essa situação -- de muitas pessoas que estão começando com o Wikibase -- oferecemos duas maneiras fáceis de começar a usar o Wikibase.

Wikibase.cloud

Wikibase.cloud é o serviço em nuvem da Wikimedia alemã que oferece instâncias hospedadas do Wikibase.

Nenhum hardware é necessário - apenas seus dados e sua experiência em modelagem de dados.

O acesso antecipado ao serviço recém-lançado é atualmente apenas para convidados. Você pode solicitar acesso durante a fase de lançamento usando esta applicação.

Docker suite

Para um pouco mais de controle e personalização, oferecemos a suite of Docker images que fornece uma configuração básica do Wikibase, ou um complemento completo de serviços, todos os quais podem ser executados em sua própria máquina em questão de minutos -- graças ao Docker e docker-compose.

Se você estiver familiarizado com o Docker, para instalá-lo na máquina de sua escolha, poderá ir diretamente nas instruções na página de instalação do Docker.


Instalação manual

Se você deseja instalar manualmente o Wikibase em sua instalação do MediaWiki, consulte Wikibase/Instalação.