Editor Visual/Caracteres especiais

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page VisualEditor/Special characters and the translation is 29% complete.
Outdated translations are marked like this.

A ferramenta de caracteres especiais no Editor Visual torna mais fácil a inserção de caracteres especiais pelos utilizadores, mesmo se eles não estiverem presentes nos teclados dos utilizadores.

O Editor Visual partilha a lista de caracteres com o WikiEditor, o editor padrão de texto wiki. Esta lista é partilhada por todas as wikis, e não precisa fazer nada para ativá-la na sua wiki. This list is shared between all wikis, and you do not need to do anything to enable it on your wiki.

Para aceder à lista, clique no botão de caracteres especiais (Ω) para abrir a bandeja de caracteres:

Clique um dos caracteres para inseri-lo. Clique novamente no botão de caracteres especiais para fechá-la. Click the special character button again to close it.

Adicionar caracteres utilizados frequentemente

O Editor Visual permite também que a comunidade de cada wiki especifique uma lista de caracteres utilizados frequentemente, que será mostrada na parte superior da página. Isto torna mais fácil para os editores utilizarem os caracteres específicos que a sua wiki recomenda, mas que não existem nos seus teclados. A lista é parecida com esta: This makes it easy for editors to use particular characters that your wiki encourages but that aren't on their keyboards. It looks like this:

Para configurá-la na sua wiki, precisa de criar a página MediaWiki:Visualeditor-quick-access-characters.json. Esta é uma página JSON que especifica os caracteres que deseja usar e a sua sequência. Normalmente, só os utilizadores $sysop (administradores) podem criar ou editar esta página, porque ela faz parte da interface. Para ter uma ideia do que é possível ou útil, pode ver a lista da Wikipédia em alemão. This is a JSON page specifying which characters you wish to show and their sequence. Only sysop (administrator) users are normally able to create or edit this page, because it is part of the interface. To get an idea of what is possible or useful, you can look at the German Wikipedia's list.

Se surgir o texto «Often used» em vez de uma mensagem localizada, ele necessita de ser traduzido na TranslateWiki.net; o nome desta mensagem é «visualeditor-special-characters-group-other».

Ajuda e resolução de problemas

  • Se o sistema não permite gravar, verifique se tem vírgulas a mais ou a menos usando uma ferramenta como http://jsonlint.com. Se a formatação JSON não estiver perfeita, não conseguirá gravar as alterações à mensagem. If the JSON formatting is not perfect, you will not be able to save your changes to the message.
  • Pode pedir mais ajuda em VisualEditor/Feedback.

Examples