User:Castelobranco/Tradução

From mediawiki.org
MediaWiki extensions manual
Semantic Forms
Release status: stable
Implementation Special
Description Extensão baseada no Extensão:Semantic MediaWiki| Semantic MediaWiki, que permite que usuários criem formulários para inclusão e edição de páginas usando predefinições para armazenar dados semânticos. Os formulários são definidos utilizando arquivos de texto editáveis, escritos em uma linguagem de marcação personalizada, e que são então analisados em tempo real quando um formulário é chamado.
Author(s) Yaron Koren <yaron57@gmail.com>, and others
Latest version 2.0.1 (September 2010)
MediaWiki 1.12.* or greater
License GPL
Download See here
Example Um formulário criado automaticamente e que permite ao usário editar um item de opinião
Translate the Castelobranco/Tradução extension if it is available at translatewiki.net

Descrição[edit]

Semantic Forms é uma extensão do MediaWiki que permite aos usuários adicionar, editar e consultar dados através de formulários. Está vinculada à extensão Extensão:Semantic MediaWiki|Semantic MediaWiki e é feita para ser usada com dados estruturados com marcação semântica. A instalação prévia do Semantic MediaWiki é uma condição para o funcionamento desta extensão; o código não irá funcionar sem isso (e você precisará ter a versão 1.4 ou superior do SMW).

De maneira simplificada, Semantic Forms permite que você tenha formulários para adicionar, editar e consultar dados na sua wiki, sem nenhuma programação. Os formulários podem ser criados e editados não apenas por administradores, mas pelos próprios usuários.

Os principais componentes da funcionalidade Semantic Forms são as páginas de definição de formulários, que ficam em um domínio novo, 'Form:'. Estas páginas consistem em código de marcação que é analisado quando um usuário tenta adicionar ou editar dados. Como os formulários são definidos estritamente por meio destas páginas de definição, os utilizadores podem criar e editar formulários por si mesmos, sem a necessidade de qualquer programação real.

A extensão Semantic Forms requer o uso de predefinições na criação de dados semânticos. Ela não suporta a marcação semântica direta nas páginas de dados; em vez disso, todas as marcações semânticas devem ser armazenadas indiretamente através de predefinições. Um formulário permite que o usuário preencha um determinado conjunto de predefinições para uma página (nos bastidores, estes dados são transformados em propriedades semânticas quando a página é gravada).

Os formulários também podem ser usados para editar dados contidos em uma página existente, e você pode habilitar uma aba "editar com formulário" em qualquer página; ver A aba 'editar com formulário'.

Semantic Forms também oferece suporte a 'campos do tipo auto-completar, assim os usuários podem facilmente ver os valores previamente registrados para um determinado campo. Isso ajuda muito em evitar problemas de ambiguidade de nomenclatura, erros de ortografia, etc.

Os dados em uma página que não se encaixam no formulário, como uma descrição da página, não são ignorados quando a página é editada com um formulário; são posicionados em uma caixa de entrada separada denominada "texto livre".

Semantic Forms também oferece atalhos para facilitar a definição de novos tipos de entradas, o que pode ser útil para, entre outras coisas, novas extensões para definir tipos de entrada que usam o código fornecido.

Semantic Forms também fornece outros recursos: um formulário para criar propriedades semânticas, um formulário para criar predefinições, um formulário para criar formulários de usuário, páginas que listam todas as predefinições e todos os formulários de usuário do site, entre outros. Esta documentação abrange todos os recursos, mas veja, em particular, a seção Páginas especiais.

Parte do desenvolvimento deste aplicativo foi iniciada por ontoprise GmbH, Google (via Google Summer of Code) e outros.

Instalação[edit]

Download[edit]

Você pode baixar o código de Semantic Forms por um dos seguintes arquivos compactados:

Você também pode baixar o código diretamente via SVN do repositório de códigos fontes do MediaWiki, em http://svn.wikimedia.org/svnroot/mediawiki/trunk/extensions/SemanticForms/. Em uma linha de comando, você pode executar a seguinte instrução:

svn checkout http://svn.wikimedia.org/svnroot/mediawiki/trunk/extensions/SemanticForms/

{{SB Extension|version=2.0.1}}

Tradução[edit]

A tradução de Semantic Forms é feita por meio da translatewiki.net e pode ser localizada aqui. Para adicionar ou modificar versões de tradução, você deve criar uma conta na translatewiki.net, e solicitar permissão dos administradores para traduzir um certo par de idiomas nesta página (esse processo é bem simples). Uma vez concedida a autorização para determinado idioma, você pode autenticar-se e editar qualquer mensagem que queira naquela língua.

Ver também[edit]


Category:Semantic MediaWiki extensions Category:Form extensions Category:Page creation extensions Category:Edit extensions Category:FCKeditor extensions Category:Template extensions