TECNOLOGIA

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Universal Language Selector/Announcement Feb2014 and the translation is 100% complete.
ULS - Caixa de seleção para ativar/desativar webfonts. Vá para: ULS Language Panel -> Display -> Language -> Fonts.

Em 21 de Janeiro de 2014, nós anunciamos que o Universal Language Selector (ULS) foi desativado em todos os wikis da Wikimedia. Esta decisão foi tomada para evitar a degradação do desempenho ao servir páginas wiki causada devido a entrega de fontes web em escala da Wikipédia. É importante notar que o ULS não foi removido e pode ser habilitado através das preferências de usuário. No entanto, desativá-lo completamente por padrão causou outras características essenciais da linguagem, como métodos de entrada para estar indisponíveis.

O ULS está sendo reativado. A opção foi adicionada para permitir que os usuários habilitem explicitamente fontes da web. (Veja a imagem para localizar a caixa de seleção). Os usuários também podem acessar todos os outros recursos do ULS incluindo métodos de entrada sem ter que fazer quaisquer alterações adicionais às preferências do usuário. No entanto, se você ainda não se identificou você pode não ver o ULS em páginas que foram armazenadas em cache.

Impacto

Esta é uma solução temporária. Entendemos que a indisponibilidade do WebFonts tem um sério impacto para wikis em várias línguas que não são suportadas em várias plataformas. Idiomas como o divehi e o javanês têm renderização de fonte nativa limitada ou não confiável que impede a exibição de conteúdo. Fontes para os scripts antigos, como cuneiforme, também servem para melhorar artigos históricos. Idealmente pretendemos usar a tecnologia WebFonts de forma eficiente para dar aos usuários dos projetos da Wikimedia a capacidade de ler o texto em todos os idiomas.

Próximos passos

Pretendemos monitorar o uso da última versão do ULS e seu impacto sobre o desempenho. Ao mesmo tempo, pretendemos trabalhar para uma solução sustentável para oferecer WebFonts onde for necessário. Para começar, gostaríamos de:

  • determinar idiomas dentro de projetos Wikimedia (abordagem por wiki) onde o uso de WebFonts é essencial para fornecer uma experiência satisfatória de leitura do usuário;
  • refinar o conjunto de recursos para oferecer toda a funcionalidade de idioma que atenda os níveis de serviço de desempenho de produção da Wikimedia;
  • medir o impacto de funcionalidade característica do ULS para melhor servir as comunidades de conteúdo linguístico mais carentes para todos os sites da Wikimedia.

Por favor, marque Plano de desenvolvimento próximo para acompanhar as últimas atualizações.

Se você ver qualquer problema na renderização de uma fonte para o seu idioma, você pode reportar o bug do ULS no Bugzilla. Leia mais sobre Como report um bug.

A equipe de Engenharia de Idiomas pretende realizar várias horas de expediente, nos próximos três meses para resolver quaisquer problemas que você possa ter encontrado.

FAQ

Q. Meu wiki está inutilizável sem os WebFonts. Posso receber meu wiki usar WebFonts por padrão?
A. É possível ter WebFonts ativado por padrão em um wiki. No entanto, podemos ter para determinar a gravidade do impacto e verificar os níveis de desempenho em seu wiki antes que possamos alterar as configurações. Este é particularmente o caso para todos os projetos Wikimedia.
Q. Eu não estou conectado e não vejo o ULS. Poderia haver um problema?
A. A página que você está tentando exibir pode ser armazenada em cache. Você pode adicionar ?action=purge após o título da página na URL da página para obter uma nova versão da página. Leia mais sobre purgar a página em cache.
Q. É impossível ler o texto na nossa wiki e não podemos encontrar a caixa de seleção para ativar WebFonts. Vocês podem corrigir isso?
A. Estamos cientes desse problema em alguns wikis e está tentando encontrar uma solução rápida, otimizando a função de servir WebFonts. No entanto, ainda gostariamos de pedir-lhe para nos informar sobre o seu wiki.
Q. Vocês planejam ter alternativas semelhantes para todos os componentes ULS?
A. É muito cedo para dizer. Ainda estamos avaliando nosso conjunto de recursos atuais para encontrar maneiras para que os usuários se beneficiem das funcionalidades existentes do ULS sem quaisquer obstáculos.