Dados Estruturados na Wikimedia/Aprimoramento de pesquisa

From mediawiki.org
This page is a translated version of the page Structured Data Across Wikimedia/Search Improvements and the translation is 100% complete.

O projeto Aprimoramento de pesquisa utilizará conteúdos estruturados para dar aos usuários uma forma mais convidativa e mais eficiente de pesquisar e encontrar conteúdos nas Wikipédias. Ao melhorar Especial:Pesquisar, pretendemos permitir aos usuários encontrar a informação que procuram, ou que possam não ter notado, ou que tenham se deparado anteriormente através da pesquisa existente.

O nosso objetivo é identificar e definir melhorias incrementais de "pesquisa especial" que utilizam conteúdos estruturados, para ajudar os utilizadores a encontrarem o conteúdo que procuram, especialmente nas wikis de línguas com menos artigos.

Antecedentes

As funcionalidades de pesquisa existentes centram-se principalmente nas combinações de artigos. Este é um problema para as Wikipédias em línguas emergentes, porque existe um risco mais elevado de os leitores acabarem na página "Especial:Pesquisar" sem encontrar artigos ou conteúdos relevantes. Os fatores linguísticos e a inexperiência na utilização de "ESpecial:Pesquisa" estão também entre os principais obstáculos na busca de conteúdo.

Além disso, é provável que a informação que o utilizador procura possa estar "escondida" algures nos projetos - ou seja, sob secções de artigos existentes, ou dentro de artigos com um nome diferente, ou em projetos irmãos e outras fontes no nosso ecossistema.

O Projeto

O que nós queremos fazer

O trabalho pode incluir coisas como:

  • Melhorias estilísticas da interface para a página "Especial:Pesquisar"
  • Criação de um painel de visualização rápida para cada resultado que:
    • mostrar informação principal sobre o resultado
    • apresentar links entre wikis relacionados com o resultado

Painel de Pré-visualização de Busca

Uma das mudanças propostas que queremos introduzir é um painel de Pré-visualização de Pesquisa para cada resultado, para descobrir o conteúdo relevante e ir diretamente a uma seção desejada do artigo. Os seguintes protótipos ilustram como este painel funcionaria.

Inicialmente, as mudanças serão lançadas ainda no início de 2023 em três Wikipédias parceiras - em português, em russo e em indonésio - para um primeiro período de avaliação.

Computador
Celular/Telemóvel

Aprimorando a experiência de pesquisa através de uma ferramenta/gadget

Além disso, estamos a trabalhar com contratadores interessados em idealizar e desenvolver uma ferramenta ou dispositivo que experimente a utilização de dados/conteúdo estruturados para melhorar a experiência de pesquisa em uma ou mais Wikipédias.

A primeira ferramenta que foi idealizada é "Veja!", e é desenvolvida por Dominic Byrd-McDevitt (User:Dominic), Kevin Payravi (User:SuperHamster), e Jamie Flood (User:JamieF). A ferramenta enriquecerá o conteúdo da Wikipédia ao oferecer uma ilustração de um determinado assunto. Esta ferramenta aumentará a descoberta de uploads do Wikimedia Commons e incentivará os colaboradores a utilizarem o Commons e dados estruturados. Embora o número de imagens exibidas em um artigo da Wikipedia seja finito e selecionado pelos editores, esta ferramenta permitirá aos leitores acessar o catálogo completo de imagens disponíveis no Wikimedia Commons e ajudará os editores a adicionar facilmente itens relevantes a um determinado artigo.

Comentários

Os comentários, feedbacks e opiniões sobre o projeto são e serão sempre bem-vindos. Estamos especialmente interessados ​​em suas ideias, especialmente nas seguintes questões:

  1. Qual é a sua opinião sobre as abordagens descritas acima?
  2. Na sua opinião, alguma destas alterações afeta o fluxo de contribuições? Em caso afirmativo, como?
  3. As imagens, seções e outros conteúdos na pré-visualização da busca são úteis para você? Em caso afirmativo, como você usaria esses conteúdos?
  4. Há algo mais que você gostaria de ver adicionado ou removido da visualização de busca ou da área de trabalho ou móvel?
  5. O que você acha da interação da visualização da visualização da busca no celular?

Trabalho anterior

Rodada #1: protótipo

A seguir, os protótipos da nossa primeira rodada de sugestões de melhorias para Special:Search, que foram discutidas em um levantamento multi-projeto para comentários com a comunidade Wikimedia de 27 de junho a 10 de julho. Após a consulta, algumas das melhorias foram aprovadas e estão sendo implementadas atualmente, enquanto outras foram colocadas em espera, aguardando investigação adicional.